"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ninhos epígeos de cupins em pastagens

          A palavra epígeos, no que se refere aos ninhos de cupins em ambientes de pastagens, quer dizer, sobre a terra. São montículos de argila + silte (solo) construídas pelas térmitas subterrâneas, ou seja, a fauna de cupins do solo.

          Muitos pecuaristas associam a grande concentração destes ninhos (foto ao lado) ao Ph ácido do solo. Estes cupins pertencentes aos gêneros Cornitermes e Procornotermes têm frequentemente sido associadas a situações de desequilíbrio ambiental e manejo inadequado do solo e da pastagem (FONTES, 1988; CONSTANTINO, 2005).

          O manejo inadequado de um ambiente pastoril durante anos - 3, 7, podendo chegar até 15 anos - faz com que, evolua neste ambiente, durante todo este período, bioindicativos da qualidade ambiental. A presença do cupim, como na foto, é o primeiro indicativo de um novo processo biocenótico, ou seja, o pasto está em um nível alto de degradação e a  grande quantidade de epígeos é o início de um longo processo de recuperação.
 

           O resultado desta presença povoadora e colonizadora dos cupins é o incremento de matéria orgânica humificada, com a degradação inicial dos materiais lignificados (indicativo  este, do manejo extensivo do pasto).


          A associação da ocorrência de cupinzeiros a solos ácidos ou de baixa fertilidade, o conhecimento empírico evidenciado apresenta fundamentação científica e nesses casos, o papel entomoindicador dos cupins pode ser aperfeiçoado para o monitoramento da qualidade ambiental dos ecossistemas antropizados pela pecuária (MARQUES, 2008). Neste caso, ao amostrar o solo desta área é evidente a presença do Ph ácido.

          Citando a conclusão científica do trabalho de MARQUES, 2008, dada à necessidade de uma postura diferenciada em função da crise paradigmática que norteia as questões ambientais, faz-se necessário uma melhor compreensão por parte dos pecuaristas dos processos ecológicos presentes no seu ambiente produtivo. Essa compreensão baseada numa visão holística bem como em um enfoque sistêmico, é fundamental para o entendimento das fragilidades do ecossistema, e consequentemente, para a utilização dos recursos naturais sob a perspectiva da racionalidade ambiental, de forma a garantir a sustentabilidade da atividade pecuária.


          Entrementes, concluo: o uso do PRV - pastejo rotacionado voisin - é a primeira atitude que um pecuarista deveria ter para evoluir tanto econômicamente como ambientalmente, em todos os níveis no manejo de animal a pasto.
 
Oliver Blanco Eng. Agrônomo

 

Um comentário:

♥Elisete♥ disse...

Olá , quero saber qual isca usar nos ninhos de cupins de solo sem prejudicar o meu cão que anda por todo quintal ? Onde encontro essa isca ? Obrigada !

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...