Páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2022

ACORDO DE COOPERAÇÃO

    A problemática ambiental no Brasil transforma-se em uma questão fundamental para o movimento sindical. A UITA e a CONTAC em articulação com o pesquisador Sebastião Pinheiro da Org. Juquira Candiru Satyagraha têm um rico histórico de resistência e luta contra o uso indiscriminado de agrotóxicos e suas consequências na contaminação das água, da terra, dos alimentos, como assim também a problemática no espaço da saúde pública.

    A liberação de produtos banidos em seus países de origem e as reformas nas normas e leis que implicavam restrição para essa importação irresponsável e imoral, colocam o país em uma posição de indefesa total e refém dos interesses exclusivos do agronegócios. 

    No Seminário Nacional da CONTAC (11 e 12 de maio, na cidade de São Paulo), a intervenção do Sebastião Pinheiro ficou claro a gravidade do problema ambiental no Brasil, onde a contaminação residual de agrotóxicos mais a desflorestação da Amazônia estão colocando o país em um patamar de calamidade pública. 

    Também se coincidi na necessidade de criar um GRUPO DE ATUAÇÃO para a abordagem, formação e multiplicação de conhecimentos e informações sobre a problemática ambiental (também em nossos lugares de trabalho), onde os prejudicados como sempre são os mais vulneráveis em um modelo de produção caracterizado por sua violência, autoritarismo e insensibilidade social onde o único que interessa é o lucro e o ganho rápido e irresponsável. 

    A CONTAC, UITA e assinam este acordo para articular a reflexão e ações, recursos e capacidades com a ideia de socializar em nosso espaço sindical e na sociedade em seu conjunto, sobre a necessidade de mudar o rumo, de implementar outros modos de produção e consumo, dado que atual situação está levando a humanidade a sua extinção total. 

    GERALDO IGLESIAS

Secretário Regional UITA

NELSON MORELLI

Presidente CONTAC

SEBASTIÃO PINHEIRO

Org. Juquira Candiru Satyagraha 

 

São Paulo, 12 de maio de 2022.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."