Foto tirada no Assentamento de Reforma Agrária - MST, em Iaras/SP - Brasil. Capim Barba-de-bode. Oliver Blanco |
67. BARBA-DE-BODE - A infusão do pé todo é boa para os rins, catarro da bexiga, blenorragias, e seu xarope é contra bronquites crônicas. Externamente aplica-se em cataplasmas sobre o fígado. O pendão (espiga): com o seu cheiro afugenta-se a traça.
F o n t e : Vunibaldo Körbes, Manual de Plantas Medicinais
"Faça do alimento sua Medicina, e da Medicina seu alimento"
"Os semelhantes curam os semelhantes"
"O poder curativo dos medicamentos depende (...) de seus sintomas semelhantes aos da doença, mas superiores em força, de modo que em cada caso individual, a doença é mais certa, radical, rápida e permanentemente eliminada."
Hahnemann
"Substâncias que são fabricadas pelo organismo ou ingeridas via alimentação, essenciais para a manutenção da vida, podem ser utilizadas para melhorar a saúde humana."
Linus Pauling
As fotos a baixo foram tiradas no Assentamento de Reforma Agrária, MST, em Iaras/SP. Ir. Cirilo José cita em seu texto partes da planta Barba-de-bode, como pendão (espiga). Pesquisando a planta, muitas imagens de capim surgiram. A espécie, podendo ser aqui conferida, Aristida pallens. Creio que Cirilo cita mesmo o capim. Espiga é um tipo de inflorescência racemosas, típica das gramíneas. Tem a raque alongada e as flores inseridas sobre ela, não possuem pedicelos (ou pedúnculos) sendo sésseis, portanto, pode ser definida como um cacho com flores sésseis.
O post está em aberto...
Aristida pallens |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."