"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dedicação


Quando comentei com meu pai que iria projetar um pequeno jornal informativo para produtores rurais, chamado O Extensionista, lembro que me surpreendeu dizendo: "a EMATER já faz isso há muito tempo".

A EMATER (serviço de extensão rural criada em 1956 no Estado do Paraná, acordados em convênios entre os governos do Brasil e dos Estado Unidos) era a denominada ETA Projeto 15 - Escritório Técnico de Agricultura. Passou a ser a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) em 1977, no ano em que vim ao mundo. Em 23 de dezembro de 2005, de empresa pública para a autarquia, tornou-se um Instituto, hoje representada em muitos Estados brasileiros, podendo ter nomes diferentes mas com a mesma ideologia em implementar o pacote tecnológico da (In)Revolução Verde com base na lavra pesada dos solos tropicais, aplicação de venenos (Agrotóxicos) e uso abusivo de fertilizantes químicos sem o devido respeito as leis de aplicação técnica, máximo e mínimo, regida aos Adubos químicos altamente solúveis.

Este momento ocorreu logo em que me formei em Engenharia Agronômica pela Unesp - campus de Jaboticabal/SP. Na academia, um ano antes, circulou o "Sinapse", jornal editado e revisado por mim para divulgação dos trabalhos da Associação Atlética, com um "jeitão" alternativo e de caráter político forte.

Hoje, depois de 4 anos de formado, 'ainda' tenho a paciência em tecer esse blogue, com uma linguagem rústica e camponesa voltada ao real desenvolvimento interno e libertário de nossa agriCultura, tradicional Familiar, aglutinada a partir de Movimentos Sociais, e da nossa referência agrícola Indígena e Quilombola no Brasil e em especial a todos e todas, Campesinos e Campesinas Latinos Americanos.

"A comunicação é a base de tudo. Muitos não sabem disso, mas Paulo Freire nunca foi um educador, nunca estudou nada de Educação. Graduado em advocacia, descobriu os camponeses e se transformou no maior pedagogo do mundo, com reconhecimento internacional." O teu livro - Extensão ou Comunicação - é leitura sine qua non, nesta nossa luta. Trago isso pois, o projeto de Extensão implantado no Brasil e em toda América Latina é uma invasão! The Extensionist é obra de banqueiros Rockefeller. 

Paulo Freire, "defende que o ser humano precisa desenvolver sua curiosidade e sua capacidade de reflexão crítica a respeito da realidade vivida para, a partir desse ponto, ser capaz de modificar a realidade não individual, mas coletiva. Aqui está o papel político do 'extensionista' (para mim Comunicador). Não é apenas educadora, de geração e construção de conhecimento. Tem o papel de agente de transformação social, alguém que proporciona aos camponeses a oportunidade de problematizar a situação de uma comunidade. Essa ação política não é a da pura ideologia, de reflexão vazia, mas aquele debate que trata das condições concretas do mundo real,  de ações que modificam de fato uma conjuntura. Paulo chama isso de práxis."

Para tanto, dedico a todas/os as/os técnicas/os comunicadores, sendo vocês Agrônomas/os, Zootecnistas, Veterinárias/os, Biólogas/os entre outros interessados em costurar as veias abertas da América Latina; em curar os solos degradados de nosso continente, dando a ele o seu correto manejo; em regenerar a mineralogia dos solos e recuperar nossas matas, as margens de rios, lagoas, córregos e nascentes; em reconstruir habitat e preservar a nossa fauna e flora, nossos guardiões das florestas, índios; em redesenhar, resgatar e preservar nossa Cultura camponesa; nosso Território Caipira, e selvagem. A sociedade já não pode ser pensada sem a Natureza, e nem a Natureza poderá ser preservada e eficientemente suportada sem a sociedade.

Elevar ao grau de importância máxima a Soberania Social de nossa América Latina e Segurança Alimentar passa por uma reflexão profunda sobre o envolvimento de cada um e ações da multitude organizada em núcleos, trincheiras, bairros, grupos, redes, teias, células vivas que se associam e juntas enfrentam aquilo que tem mais degenerado o homo sapiens: o Capital. $$$

Nessa pegada forte concluo: nosso inimigo cavalga em máquinas obsoletas, sedentas por lucros, transmitindo doenças e ao mesmo tempo a cura imediatista de um sistema economicamente instável, ambientalmente degradável, de cura dolorida, acultural, e desprovido do respeito Constitucional. Alienados apocalípticos em nossa Terra mãe, visionários da guerra e não da paz, do bate cabeça humano inconscientes ao invés da harmonia social consciente.

Seremos a “propriocepção em defesa do real desenvolvimento interno e emancipador do território brasileiro e Latino. AgriCultura, nossa luta.” 

Aos corações revolucionários que teimam em bater, dedico.

Oliver Blanco




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...