"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

quinta-feira, 29 de abril de 2010

AGRO NEGÓCIO...


AGRO NEGÓCIO...

Palavra por demais utilizada hoje em todos os cantos do Brasil e que se refere à produção agrícola e pecuária do país.

Estamos vivenciando um crescimento estrondoso neste seguimento, mas uma boa parte dos produtores ainda não sabem ou não têm acesso às tecnologias disponíveis. Nossa política agrícola é incipiente, nossa fiscalização ineficiente, nossos dirigentes não apresentam um conhecimento global do mercado, ou seja, não parecem estar preparados para as funções que exercem.

Ainda estamos engatinhando em muitas fases do processo. Como preservação do solo, do ambiente, dos mananciais, rios, florestas. Biomas estão sendo dizimados sem critério algum – destruições das matas, poluições, uso indiscriminados de defensivos, mão de obra explorada sem as mínimas condições de proteção.

Isto tudo em nome do agronegócio. Pelo o que representa este seguimento, precisamos sim, estarmos atentos aos concorrentes, Estados Unidos, Austrália e outros; conhecermos os mercados compradores, suas exigências, potencial e nos profissionalizarmos para atendê-los.

Há muito que se fazer neste país para termos um agronegócio competitivo em nível mundial. Precisamos criar formas, técnicas e maneiras de transferir as tecnologias aos produtores. Precisamos estimular estes produtores a buscarem o conhecimento. Melhorar as condições de transportes, armazenagem e principalmente: criarmos profissionais para vender nossa produção.

Mercados são conquistados com produtos de qualidade, então temos que atentarmos a toda cadeia produtiva de um determinado produto. Um exemplo bom é a carne, hoje um mercado muito difícil, mas o país está transpondo todas as barreiras, conseguiu superar os Estados Unidos, Austrália, mas em contrapartida, temos problemas com o couro dos animais, a alimentação em muitos casos é deficiente, em função da falta de conhecimento das pastagens, manejos, da sanidade e outros agravantes. O mesmo para soja, algodão. Veja o caso do café, a Alemanha é o maior exportador do mundo e não produz um único grão.

O Brasil é sem dúvida o futuro da produção de carnes e grãos, por isso as entidades de classe, os governos Estaduais, Federais, as universidades, técnicos e demais profissionais ligados a esta cadeia, não podem descuidar em nem um momento da extrema importância do agronegócio.

O agro negócio é o nosso negócio.

LUIZ BLANCO

“Viver, se aprende; mas o que se aprende, mais, é só fazer outras maiores perguntas” Guimarães Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...