"

'Ofereço-me para cooperar com amor a fim de compartilhar a abundância de meu coração.'
'Comunico-me sem apegos e descubro a harmonia de evoluir na Terra.'

sexta-feira, 29 de março de 2013

Agave, Pita, Erva-do-Tétano, por Ir. Cirilo José


11. AGAVE, PITA, ERVA-DO-TÉTANO - Esta planta é um dos remédios mais poderosos renovadores do organismo; fortalece e limpa o sangue; levanta a pressão baixa; as gestantes têm nela um chá anti-abortivo; cura a fraqueza do estômago, figado, rins e reumatismo; combate sífilis, gonorréia, tétano, feridas de leprosos (lavar). As folhas, em cozimento ou maceradas em álcool, usam-se para lavar os cabelos e dar-lhes mais brilho; bom efeito contra a caspa; em fricções, combate o reumatismo. É antídoto do veneno da mandioca e substituta da salsaparrilha*.


"Faça do alimento sua Medicina, e da Medicina seu alimento"

Creio que o Irmão Cirilo, fala da Agave americana. Há muitas outras espécies. Agave tequilana (famosa tequila mexicana), A. attenuata (conhecida como agave-dragão ou pescoço-de-cisne), A. sisalana (sisal), mais conhecidas economicamente; existe outras 179 espécies.

*Interessante, se a planta Agave substitui a salsaparrilha, outra planta em que se utiliza as raízes para o chá, e com efeito diurético e depurativo, ajudando a eliminar os metais pesados... a Agave também poderá eliminar os perigosos metais pesados.                       


   

3 comentários:

jesuino neto ribeiro disse...

Tenho hoje 77 anos porem vivi bons anos na roça e lembro-me que meu pai usava o caldo da maceração das folhas da piteira para curar sarna em animais diluido claro pois causa uma ardencia insuportavel,e usava-se tambem para pediculose (piolhos) numa solução bem fraquinha,mesmo assim faziamos um esfregaço no antebraço para verificar a tolerancia do paciente.

Unknown disse...

Como saber se os benefícios medicinais da especie que tenho em casa? ou qualquer especie da piteira tem os mesmos beneficios medicinais. Acho que a espécie que tenho é a Agave americana marginata. As folhas são firmes e retas, com espinhos e amareladas nas pontas.

Maria Helena Guimaraes disse...

Pita serve para tratamento de psoríase e como ussr

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...