"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sexta-feira, 29 de março de 2013

Agave, Pita, Erva-do-Tétano, por Ir. Cirilo José


11. AGAVE, PITA, ERVA-DO-TÉTANO - Esta planta é um dos remédios mais poderosos renovadores do organismo; fortalece e limpa o sangue; levanta a pressão baixa; as gestantes têm nela um chá anti-abortivo; cura a fraqueza do estômago, figado, rins e reumatismo; combate sífilis, gonorréia, tétano, feridas de leprosos (lavar). As folhas, em cozimento ou maceradas em álcool, usam-se para lavar os cabelos e dar-lhes mais brilho; bom efeito contra a caspa; em fricções, combate o reumatismo. É antídoto do veneno da mandioca e substituta da salsaparrilha*.


"Faça do alimento sua Medicina, e da Medicina seu alimento"

Creio que o Irmão Cirilo, fala da Agave americana. Há muitas outras espécies. Agave tequilana (famosa tequila mexicana), A. attenuata (conhecida como agave-dragão ou pescoço-de-cisne), A. sisalana (sisal), mais conhecidas economicamente; existe outras 179 espécies.

*Interessante, se a planta Agave substitui a salsaparrilha, outra planta em que se utiliza as raízes para o chá, e com efeito diurético e depurativo, ajudando a eliminar os metais pesados... a Agave também poderá eliminar os perigosos metais pesados.                       


   

17 comentários:

Unknown disse...

Tenho hoje 77 anos porem vivi bons anos na roça e lembro-me que meu pai usava o caldo da maceração das folhas da piteira para curar sarna em animais diluido claro pois causa uma ardencia insuportavel,e usava-se tambem para pediculose (piolhos) numa solução bem fraquinha,mesmo assim faziamos um esfregaço no antebraço para verificar a tolerancia do paciente.

Roger disse...

Como saber se os benefícios medicinais da especie que tenho em casa? ou qualquer especie da piteira tem os mesmos beneficios medicinais. Acho que a espécie que tenho é a Agave americana marginata. As folhas são firmes e retas, com espinhos e amareladas nas pontas.

Unknown disse...

Pita serve para tratamento de psoríase e como ussr

Samir Xiíta LHP disse...

Essa planta milagrosa restabeleceu meu pai que estava em estado cadavérico deixando ele até corado a ponto do médico não acreditar quando o viu .... o único problema é encontra-la na cidade de São Paulo .... só havia um lugar que vendia próximo ao mercado municipal ... infelizmente essa loja fechou e não encontro Pita em lugar nenhum para vender

Unknown disse...

E muito eficaz no combate ao Lúpus. Cura

Unknown disse...

Como faz pra curar o lúpus?? A forma de fazer

Unknown disse...

Oi eu tenho aqui no meu jardin se precisar mando p vc

Unknown disse...

Meu querido tenho mudas aqui caso queira te mando, e milagroso mesmo

marcusdasaude disse...

bom dia eu concegui uma espece de pita no jardim.
tenho duvida se é a mesma.Ela é verde e amarela t lista arela.
posso fazer o chá e tomar.

marckos disse...

Bom dia alguém poderia me ajudar onde posso encontrar mudar da Pita, agradeceria demais da conta, obrigado

Sarah disse...

Gostaria poder encontrar aquí na Espanha por qué meu cabelo caiu e ta bem ralinho e Draco ja fiz de túdo ,más nada deu certo.

Unknown disse...

Boa noite alguém pode me dizer se posso usar no tratamento de hasenise.

Unknown disse...

Tem ela no parque cantareira varios pés

Unknown disse...

Tem um ramedio de vitamina cabelo e unhas da marca natulab foi muito bom pra mim parou de cair frascobranco e verde

Unknown disse...

Tem uma aqui em Sorocaba parece igualzinha...

Unknown disse...

Posso dar banho com agave pita no meus cachorros? Para combater pulgas?

Unknown disse...

Estou a procura de muda desta planta, moro no Sul de Minas Gerais. Por favor se alguém souber onde encontro por favor entre em contato6.

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...