Na ultima terça-feira, 30 de Agosto, um grupo de mais de 40 pessoas participou de uma visita monitorada ao Centro de Pesquisas Mokiti Okada – CPMO, centro de pesquisas referencia no desenvolvimento de técnicas e pesquisas em agricultura orgânica no Município de Ipeúna.
A visita foi organizada pela Casa da Agricultura de São Pedro, e a excursão foi voltada aos produtores rurais do município, principalmente aqueles participantes da Feira do Produtor, Curso de Olericultura Orgânica e Curso de Turismo Rural.
A visita no CPMO – braço cientifico das industrias Korin – indústria ligada ao ramo alimentício
Técnicos do CPMO apresentando o campo |
O Centro de Pesquisa Mokiti Okada desenvolve pesquisas em produção agrícola e animal embasado na Agricultura Natural, modelo agrícola desenvolvido por Mokiti Okada (Japão, 1882-1955). Os trabalhos da CPMO abordam três linhas de pesquisa principais: a capacidade natural e fertilidade dos solos; o desenvolvimento de sementes orgânicas adaptadas aos modelos agroecológicos e produção animal com enfoque o manejo nutricional e de bem estar.
“A CPMO - Korin, tem como ponto principal a produção de alimentos com respeito aos pilares da sustentabilidade e entre eles inúmeros produtos que são certificados como orgânicos, o produto principal é frango orgânico, onde inclusive existem alguns produtores rurais do município de São Pedro que trabalham produzindo o frango orgânico integrados na forma de parceria com a Korin.” declarou o Eng. Agrônomo, Leandro Biral, responsável pela Casa da Agricultura de São Pedro.
A visita foi acompanhada pelos responsáveis de cada um dos setores de pesquisa, que após um panorama teórico das atividades do centro foi realizado uma visita monitorada as áreas de produção e pesquisas em agricultura orgânica.
“A procura por alimentos provenientes da agricultura orgânica é crescente e muitos consumidores já vem se recusando a consumir produtos principalmente hortaliças e vegetais que são produzidos com agrotóxicos e fertilizantes químicos” declarou Rodrigo Bortolotto, proprietário de um comercio que trabalha com alimentos orgânicos e também participou da visita.
A questão da produção e consumo de alimentos orgânicos é crescente e foi percebida sendo colocada como objetivo do trabalho da Casa da Agricultura no biênio 2016-2017. Dentre as ações foram os cursos de capacitação e visitas a locais de referencia no setor. Objetivando que os produtores estejam inteirados das exigências da produção orgânica e busquem a certificação que melhor caber em cada caso.
A questão dos produtos e alimentos orgânicos é de amplo interesse tendo em vista que acompanharam a visita além dos produtores rurais de São Pedro e Brotas, representantes da Casa da Agricultura de Torrinha, Nova Odessa, Americana, Mombuca, Rio das Pedras, Cerquilo e Tietê, bem como o gestor da APA – Corumbataí, Luis Sertorio Teixeira, que também acompanhou o grupo na visita.
Contribuiu Leandro Biral
Chefe da CATI, São Pedro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."