Trabalhando com o manejo de animais - bovinos de leite - na região de Itapeva, certa vez, um produtor rural, assentado da Reforma Agrária me procurou. Um tanto preoculpado, pediu me para que o fizesse uma vizita. Sua melhor novilha estava com muitas manchas brancas nos úberes, nas glândulas mamárias.
Ramiro Guerra foi quem me recebeu em Terras conquistadas a 20 anos, por ai. Logo vi no quintal da família muitos pés de Laranjas e todos estavam carregados. Pensei, maravilha!
- Ramiro!
- Oi, entre! Que bom que você veio.
- E os cachorros? Tinha uns seis. Logo veio um me cheirar. Preto. Parecia que tinha mordido um porco-espinho do mato, estava com o fucinho cheio de espinhos e sangue.
- Vai deitar! gritou Ramiro.
- Belo pomar.
- Elas estão docinhas rapaz!
- Hum....
- Cadê a Bicha?
- Tá na mangueira, vem cá.
Chegando...
Aí está o sintoma da Papilomatose se manifestando. Eram Verrugas salientes e brancas, tomando todo o úbere. E a bicha, tão bonita, logo indaguei! - Esse "trem" deve ser um vírus!
Para o estado avançado desta infecção, a melhor cura seria a Autohemoterapia - retira-se 10 ml do sangue venoso da bicha e imediatamente aplica-se por via intramuscular profunda, provocando um estímulo imunológico inespecífico o qual pode levar à queda das verrugas.
Sugeri a ele um tratamento homeopático. Como sendo um vírus a Papilomatose pode contaminar todo o rebanho.
Há Tuia - Thuja occidentalis - é ótima para tal tratamento. http://www.plantamed.com.br/plantaservas/especies/Thuja_occidentalis.htm
Esses cedrinhos são encontrados em muitos jardins pelo Brasil. Mais informações sobre o efeito homeopático da planta estão no link acima.
Por fim, acabamos testando um produto homeopático cuja a mistura com o sal mineral na dieta dos animais trouxe resultados benéficos em 15 dias.
Depois de termos diagnósticado a doença fui convidado a tomar um suco de laranja. Lógico! levei para casa uma dúzia das docinhas.
Sugiro mais informações sobre as Verrugas, Papilomatose, entrando neste link: http://www.cnpgl.embrapa.br/nova/sala/artigos/artigolinha.php?id=38
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."