Soberania e Segurança Alimentar na Construção da Agroecologia: Sistematização de Experiências
Sistematização de várias experiências conduzidas por associações e cooperativas de base, movimentos sociais e ONG’s, na construção da soberania e segurança alimentar a partir da prática da agroecologia em suas diversas dimensões.
O Grupo de Trabalho em Soberania e Segurança Alimentar (GT-SSA) da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) surge no sentido de resgatar e sistematizar entre as várias experiências conduzidas por associações e cooperativas de base, movimentos sociais e ONG’s, aquelas que apontem caminhos para a construção da soberania e segurança alimentar a partir da prática da agroecologia em suas diversas dimensões, visando a estruturação de um debate qualificado oriundo da realidade concreta das famílias agricultoras/camponesas e consumidoras.
A presente publicação busca ser uma breve fotografia deste rico processo de sistematização, debate, desconstrução e construção de conceitos; processo que se perenizou e hoje se reflete na ação do GT-SSA, que têm levado as dimensões articuladoras da agroecologia, soberania e segurança alimentar para o debate público da construção de políticas públicas, participação nas conferências de SAN e no intercâmbio e diálogo de saberes.
Fonte: http://www.agroecologia.org.br/
***Acesse também o manual de sistematização: APRENDER COM A PRÁTICA uma metodologia para sistematização de experiências, por Jorge Chavez-Tafur. "A atual versão foi revisada e adaptada por Adriana Galvão Freire e Paulo Petersen (membro da equipe editorial da Revista Agriculturas: experiências em agroecologia)."
Oliver Blanco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."