São pequenos vermes "redondos" que compõe a diversificada fauna microscópica de solos do mundo inteiro. Impossíveis de se enxergar a olho nu, mas, muito fácil de diagnosticar no campo.


A práxis

A proliferação do verme se dá em reboleiras (foto ao lado); visivelmente poderíamos suspeitar sua ocorrência. As plantas começam a definhar e vão amarelecendo com o tempo. A preferência do verme por raízes novas afetam as plantas num estádio de crescimento inicial, causando um raleio no meio da cultura.
Outro diagnóstico importante é feito nas raízes da planta infestada. A grande maioria destas raízes encontrava-se noduladas, com uma aparência muito fácil de reconhecer. Parecem inchadas, fugindo do seu natural. Esses nódulos, ao serem pressionados com as pontas dos dedos, expelem muita água, característica certa da presença do bicho.
Amostragem
Após toda essa atitude técnica, devemos proceder a amostragem do solo e das raízes para termos certeza da infestação, como também, identificar quais espécies estão presente no local e a sua quantidade média de parasitas e ovos. Coleta-se o solo em zig-zag (no mínimo 20 amostras) e pequenos pedaços das raízes para serem enviadas ao laboratório de nematologia (neste caso enviei as amostras ao laboratório da Unesp, campus de Jaboticabal).

“No passado, eles não causavam tantas perdas porque nossas práticas de preparo do solo, com arações e gradagens sucessivas, de certo modo, contribuíam para redução da população dessas pragas, embora causassem outros tipos de perdas muito maiores. Com a mudança para o plantio direto, com o aumento da área plantada e o intenso plantio de culturas suscetíveis, os danos aumentaram”, informa.

Após o resultado das amostras, havia uma grande quantidade de nematóides e muitos ovos em sua lavoura. Sugeri, após a colheita dos quiabos que ainda restaram, a destruição dos restos de cultura e a realização da rotação de culturas, substituindo o quiabo pela crotalária, uma leguminosa que possui um controle natural de nematóides, pelo jeito o verme não é muito chegado em suas raízes.
Oliver Blanco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."