"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Dicas de observações de campo para detectar contaminação do ambiente por Agrotóxicos


16 de fevereiro de 2018
por Sebastião Pinheiro (bombeiro agroecológico)



Meu amigo "paisa" Juan Antonio Castro Castaño mostrou sua preocupação com os agrotóxicos, aqui minha contribuição.

- Pessoas, organizações, comunidades cada vez mais se sentem indefesas ante ao comportamento do Agronegócio sobre os impactos negativos das tecnologias utilizadas na Agricultura. O "Bombeiro Agroecológico" tem várias ferramentas para avaliar o "nível e qualidade da saúde ambiental" através de indicadores vivo. Os principais são: abundância de vaga-lumes. As larvas deste inseto são predadores vorazes acumulando substâncias tóxicas. Sua ausência é uma indicativo de contaminação agrícola ou industrial.


Outro indicador são: os girinos de sapos, rãs e escuerzos que engolem depois das chuvas. Seus ovos são usados ​​na análise da contaminação, pois muitos agricultores não tem água tratada em suas propriedades o que os torna uma vítima inocente exposta pelas autoridades; as teias de aranha de aracnídeos entre árvores, ramos, cercas e instalações permitem o mesmo tipo de constatação. Era utilizado muitos destes testes no passado para saber se uma propriedade usava ou não agrotóxicos, quando eram comuns os falsos produtores orgânicos.
 

Quem  deseja fazer a prova com seres vivos, chamado "biotestes", pode usar larvas de mosquito, moscas de vinagre (Drosophila spp), esporos de fungos de frutas (Aspergillus niger), e de pão (Penicillium spp). Todos esses biotestes são protocolados de alta sensibilidade e oficiais dentro das normas de ciência e pesquisa na maioria dos países desenvolvidos há mais de 40 anos. (Foto) São muito usados ​​para inseticidas pois eram os mais insidiosos. 


Os herbicidas tem nas algas microscópicas e submicroscópicas com medidas de densidade ou conteúdo de clorofila extraída e sua medição dentro de uma Biocurva quantitativa, mais precisa e tão sensível quanto as análises eletrônicas ou biomoleculares. Para aqueles que estão no campo, o uso de sementes como do tabaco Nicotiana, Berro de Água e Jardim, Amaranthus sp e outras são usadas ​​para indicar resíduos de herbicidas na água e no solo.


Na década de 1968, os holandeses desenvolveram a técnica [Journai of Chromatography, 133 (1977) 245-251 0 Elsevier Scientific Publishing Company, Amsterdã - Impresso nos Países Baixos CHROM. 9688. Nota comparativa de Drosophila, e fígado de rato e cabeça de abeçha melíferas para detecção de resíduos de pesticidas organofosforados, carbamatos e herbicidas em verduras e frutas C.F.C. PIETERSE Serviço de Inspeção de Alimentos Ernst and, Ngenoord 6, Utrecht (Niederland) de altíssima sensibilidade. Os resultados desta técnica para a contaminação pelo herbicida Glifosato são assustadoras. Se requer um conhecimento razoável sobre o trabalho com enzimas e cromatografia em camada fina. Uma pessoa com um curso de segundo grau pode ser treinada em cinco dias para realizar esse tipo de análise, mas isso não agrada as grandes corporações e governos servis, mas o bombeiro está atento ao pé do canhão, corrigindo as cagadas do agronegócio.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...