"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Questão Agrária, Território e Modelo de Produção



22 de outubro de 2018
por Sebastião Pinheiro 

Lisab, “o pereba” estava muito despreocupado, enquanto polarizavam eleitoralmente "culpados" e "despeitados", na cidadania consumista global alienada de seu país prestes a pagar os custos da substituição do senhor imperial.


Lúcido como nunca antes, percebi as ações sabendo que somente três pés sustentam o equilíbrio na agricultura em qualquer latitude e longitude no planeta, Questão Agrária - Território e Modelo de Produção, que harmonizam estruturas naturais, sociais e econômicas (sustentabilidade), que geram o PODER, que na maioria das vezes é subordinado a interesses financeiros, econômicos e sociais, que a manejam conforme suas prioridades e não dela, a agricultura.


Em muitos países do Velho Mundo a questão agrária está acomodada pelo desenvolvimento industrial, mas não resolvida nem como força, nem como poder. E nos países do novo mundo são raros aqueles que conseguiram resolvê-la, onde há constantes rebeliões, guerras e revoltas por suas desigualdades. O México fez sua Reforma Agrária e 72% do território nacional que passou ao controle do povo e suas estruturas. No entanto, isso não significa poder agrário, nem a instalação de um modelo harmonioso de agricultura.
 
Lisarb, pretensioso como todo inculto buscava saber o que não estudara mas carecia, não por sua culpa, mas pelas artimanhas da miserável elite de seu continente. Envelhecido e com cicatrizes pretendia alcançar o sábio grego Aristóteles para perguntar-lhe sobre o Modelo do Estado Natural para a compreensão e coisas que devem ser ignoradas por aqueles que pensam pelos acadêmicos subalternos e muitas vezes os fazem ensinar.


O México possui culturas milenares e diversas em um território igualmente diverso, que lhe dota de agriCulturas também milenares e igualmente diversas.
 
A agricultura industrial imposta pelos velhos países industrializados no estilo desenvolvido pelo Barão von Liebig e monopolizado pelo Grupo Financeiro Rockefeller no mundo com base na "Junta Geral de Educação" (General Education Board) passou a estabelecer gradualmente a transferência de força e poder das agriCulturas para interesses industriais e outros, através da coerção impositiva (fiscal) com a drenagem de riquezas, empobrecimento e misérias.


A única maneira de reverter essa situação é com os camponeses conscientes de sua força e restauração de seu poder, mas isso passa pela educação primária, secundária e universitária, com o fortalecimento das diversas formas de agriCulturas sincronizadas com os camponeses e suas realidades.


Autodidata, não fiz genuflexão ante a presença sagrada de São Methamidophos (Metamidofós), sem glória nem aureola, mas com todo o poder do símbolo máximo ® em lugar dos mesmos. Não sabia se ele teria sido secretamente canonizado por Johannis PavlvsII, pela interseção de Tatcher e Reagan, depois do fulminante desaparecimento do primeiro em seus delírios mundanos, mas refúgio daqueles que não sabem o que fazer diante de um dilema campesino e nem sequer conhecem uma interrogação saudável do problema, que irá transformá-lo em um "bombeiro agroecológico".


Qual papel  jogava ele (santo), e eles na contenção da Reforma Agrária Mexicana, nas transformações anteriores à proposta de agora? Esperto, "o pereba" destilava seu veneno sarcástico. Como, após 10 anos de revolução total, torna-se impossível aceitar a postergação e o atraso na distribuição de terras aos camponeses na Reforma Agrária até os idos de 1935. Então, o que aconteceu? O tripé tinha uma pé quebrado, o modelo de agricultura industrial que buscava destruir todas as formas de agriCulturas milenares impactando fortemente sobre as etnoculturas.


A resposta é clara e evidente em duas encíclicas de Leão XIII, "Genus Humans" e a resposta ao livro revolucionário O Capital de Marx, "Rerum Novarum", de 1891. Não podemos deixar de imaginar a Karl Kautsky nove anos depois discorrendo na Alemanha sobre a Questão Agrária e imaginemos os jesuítas no México orientando os camponeses a criarem Cooperativas de Crédito Raiffassen e formar sindicatos de trabalhadores e campesinos. As "Coisas Novas" e o Gênero Humano com grandes transformações que logo irá fazer desaparecer cinco Impérios...


Intromissão é comportamento repreensível, mas a ciência necessita de respostas fora dos cânones da acadêmica "obediência devida" aos impérios mundanos, servis ou não, ou no supra mundo com ou sem seus "dados concretos" induzidos e "esperados".


A única e incomum (inédita) saída oferecida pelo império aos pobres de espírito e aculturados é a Wikipedia. Ali encontramos a Guerra Cristera e seus meio milhão de deslocados ou mortos. "- Qué lo parió", diria Mendieta ou o gaúcho pampeano diante do inusitado, mais que incomum. Na
Alemanha, Hitler criou um imposto sobre a religião, para as duas Igrejas e todos fecharam os olhos aos diversos genocídios.


O mundo se preparava para um novo choque imperial e as encíclicas de Pio XI demonstram o risco que "Exacerbar os Ânimos", no México, recém saído de uma década de conflitos ou os referentes aos novos totalitarismos europeus (La vostra presenza, Non abbiamo bisogno y Mit brennender Sorge).
 
Lisarb percebeu difícil averiguar se havia correlações com terras da Igreja Católica confiscadas na Revolução e o estancamento da Reforma Agrária de 1917 até 1935. Foi estudar e então entendeu que não havia possíveis relações daquela Guerra com o Cristo Rei do tardo-franquismo da Guerra Civil Espanhola e suas conexões políticas..


Lisarb é ousado, mas não exagerado. No relicário da hagiografia de São Metamidofós há espaço contrito a concluir que as sementes transgênicas e seus herbicidas Glyphosate são os mais importantes marcos sobre "A Questão Agrária" e "Território Campesino" conquistado na Revolução Mexicana para restaurar através do terceiro pé de equilíbrio, "Modelo de Agricultura do Agribusiness" (Agronegócios) para a restauração do poder e status anterior à Revolução... Ajudando-o a decodificar esses meandros camponeses latino-americanos para cessar a devoção ao São Metamidofós, ou a canonização pretendida de São Glyphosate, e evitar o que o planejado pelos ricos do velho mundo com sua agricultura de proteção, que usa canhões para dispersar as nuvens, pois perdem ao chover e baixar as temperaturas em estufas (quatro graus Celsius) na produção de frutas de altíssimo valor quando são necessários sete quilos de milho para comprar uma garrafa pet de Coca-Cola. Esse é o poder do capital sobre o poder da agricultura, para que Trump mantenha o circo operante e "la nave va", enquanto "renovarum" o Biopoder Campesino.

Leitura complementar pesquisada:










 
 

 
 
 

Um comentário:

Ines Da Silva disse...

The portuguese economy is in the toilet, and droves of it's citizens are fleeing to neighboring Spain to work just to put food on the table! Those who don't go to Spain are swimming, or jumping on bannana boats to go to Angola or Mozambique just to sell their body for cod to feed their families. The slightly better off portugee are flying to Brasil to live in a favela that is much better than the poor, decrepid conditions they live in now; at least here they can eat.
I observed the portuguese to be an ignorant bunch stuck in a mental time-warp that only focus on "how" good things were in the distant past rather than focusing on their now deteriorated, non-existant economy, and how bad things really are today.
Perhaps, this is "why" they can't seem to see the log stuck in their eyes but see the splinters in everybody elses eyes. I do find it ironic that they are racist toward Spain, Angola, Mozambique and Brazil only to later go look for a better life in these countries!
***TIME TO BOYCOTT 100% THESE PORTUGEE RACIST XENOPHOBES!***
DO NOT SPEND YOUR HARD EARNED MONEY VISITING, BUYING PRODUCTS (WINE) AND EATING AT PORTUGUESE BUSSINESES! JUST THE FACTS FOLKS, AND MANY TENDER SNOWFLAKES (PORTUGUESE) "AVOID" THE FACTS IN LIFE!
ESPECIALLY GOOGLE THAT ALLOW RACIST/XENOPHOBIC COMMENTS MADE BY PORTUGUESE AGAINST SPAIN, ANGOLA, MOZAMBIQUE, BRAZIL ETC. WHY DO YOU CLEARLY ALLOW PORTUGUESE TO SPAIN-BASH FOR INSTANCE YET IT'S NOT OK FOR SOMEBODY TO DO THE SAME UNTO THE PORTUGUESE ON BLOGGER SITES, YOUTUBE ETC.? BUT, GOOGLE QUICKLY INVESTIGATE VIA moma inside google, SHUT DOWN THOSE SITES THAT SPEAK THE FACTS ABOUT PORTUGAL! WHY THE DOUBLE STANDARD GOOGLE? READ SOME OF THE FACTS BELOW AND EDUCATE YOURSELF GOOGLE, SCARED?? OR IS IT EASIER FOR YOU TO MERELY SHUT DOWN SITES THAT "OFFEND" PORTUGUESE, BUT OK FOR PORTUGUESE TO OFFEND OTHERS???
SOUNDS TO ME LIKE RACIST/XENOPHOBIC GOOGLE SHOULD BE "SHUT-DOWN" PERMANENTLY!

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...