"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Hora da Tubaína

 

Publicado no Facebook em 04 de dezembro

por Sebastião Pinheiro

Spooky estava chinchudo (azedo) fazia mais de dois meses que buscavam os campos de cultivo clandestino de fumo Y1 e Y2, geneticamente modificado, para aumentar o teor de nicotina para mais de 7, e até 12%, mas as informações eram mínimas. Viajaram mais de mil quilômetros de Dionísio Cerqueira até Mafra, próximo ao litoral norte de Santa Catarina, no sul do Brasil. Era o ano de 1997 do governo Bush Jr. e as Torres Gêmeas do Rockefeller Center ainda não haviam sido derrubadas. Os resultados foram ruins, pouco mais de 8 relatos e nenhuma folha, porém, foram mais de 5.000 propriedades.

Na noite em Blumenau acontecia o Congresso Brasileiro de Agronomia e eles tinham comida, cama e gente que precisava ser “interrogadas sem saber”. A empresa era uma jovem e dinâmica jornalista norte-americana, boa companheira de jornada “journey mate”, correspondente da AP, patrocinadora pela matéria. Antes da conferência, eles conversaram com mais de 50 agrônomos que estavam no congresso e trabalhavam para as empresas de tabaco. Conseguiram peixes grandes e muitíssima informações. Um havia até mesmo fumado o tabaco. O gringo estava satisfeito, feliz por ter o que havia buscado.

Lisarb teve sua conferência no Congresso dos agrônomos e foram mais de 2 mil pessoas. Spooky pediu permissão ao repórter para acender seu charuto, que era simples, mas muito bonito. O gringo, pediu permissão para examiná-lo e cheirá-lo. O nome era estranho "Mosi Oa Tunya". O devolveu, e Spooky, com os olhos de uma mamba negra, perguntou: Você estudou alguma coisa sobre a entrevista de seu colega Stanley com o vitoriano Dr. David Livingstone? E acendeu o charuto. O cheiro não era de Cohiba, mas não estava longe, era o primeiro que recebia desde Zimbábue. O jovem surpreso, hesitou alguns segundos, localizou, acenou com a cabeça sorrindo. Ah, sim, estudei na Columbia, é uma das entrevistas mais famosas do jornalismo Yanque. Isso foi há dois séculos.

Spooky perguntou a você qual foi o maior feito do Dr. Livingstone? Sim, por suposto ele descobriu as Cataratas de Vitória no rio Zambeze, na fronteira da Rodésia Oriental com a atual Zâmbia Ocidental e o Zimbábue, era a mais longa no mundo. Lá foi construída a gigantesca barragem de Kariba Telsperre, na época a maior da África.

Spooky agradeceu e disse que Mosi Oa Tunya é o nome das Cataratas de Vitória no dialeto local. Esses são os charutos mais famosos feitos por mãos negras na África, com uma planta então sagrada para os nativos da América. A planta ritual que abre o cérebro para outra dimensão, a espiritualidade.

Os olhos do jovem Yanke estavam opacos e muito distantes. Ele estava com um dilema, não sabia falar ou ficava calado... A fumaça do cigarro era dirigida gentilmente na direção dele.

O jovem, com uma humildade singular não comum a seus patrícios, disse: Depois dessa viagem, vou a Nova York me preparar para uma pauta especial, que tem a ver com o que falamos.

Spooky velho e astuto se fez de surdo e continuou. - Na Guerra Civil nos EEUU, Lincoln e os militares da União menosprezaram a garra do sul, mas quando o sul foi vitorioso em Fort Sumter, o eleito Lincoln convidou os escravos a lutar por Terra e Liberdade, prometendo uma Reforma Agrária Negra nos EUA. Isso começou a acontecer depois que Gettysburg e os ex-escravos se tornaram excelentes agricultores, principalmente de algodão, de cana, de amendoim e de melancias.

O famoso general William T. Sherman emitiu uma ordem militar confiscando todas as terras do sul e redistribuindo-as aos libertos. Ele tinha lido A cabana do tio Tom, de Herriet Beecher Stowe, a principal causa da guerra civil.

O congressista da Pensilvânia, Thaddeus Stevens, apresentou o projeto ao Congresso com a alocação de 40 acres e uma mula para cada família conforme o desejo do general, mas congressistas racistas também acrescentaram o mesmo direito aos brancos pobres e destruíram o projeto que não foi votado. A política era a Reconstrução do Partido Republicano, destinado a estabelecer a igualdade política e econômica para os afro-americanos.

A fundação da Ku Klux Klan, uma reunião de 3 grupos que incluía muitos ex-veteranos confederados, fundou o primeiro ramo da Ku Klux Klan como um clube social em Pulaski, Tennessee, em 1865. As primeiras duas palavras do nome da organização foram supostamente derivadas da palavra grega "kyklos", que significa círculo.

No verão de 1867, os ramos locais da Klan se reuniram em uma convenção geral de organização e estabeleceram o que chamaram de "Império Invisível do Sul". O principl general confederado Nathan Bedford Forrest foi escolhido como o primeiro líder ou "grande mago" da Klan; presidiu uma hierarquia de grandes dragões, grandes titãs e grandes ciclopes.

Sua principal ação foi queimar os Registros de Terras para removê-los dos ejidatarios de Sherman. Alguns queimaram até 18 vezes em poucos anos, para apagar as evidências. Mas hoje temos todas as áreas nos jornais e todas essas áreas é o assunto principal que vou fazer. Isso não será como aqui, vamos andar num campo minado.

Embora o Congresso tenha aprovado uma legislação destinada a conter o terrorismo da Klan, a organização viu seu objetivo principal, a restauração da supremacia branca, alcançada por meio de vitórias democratas em legislaturas estaduais em todo o Sul na década de 1870. Depois de um período de declínio, os grupos nativistas protestantes brancos reviveram a Klan no início do século 20, queimando cruzes e organizando comícios, desfiles e marchas denunciando imigrantes, católicos, judeus, afro-americanos e trabalhadores organizados. O movimento pelos direitos civis da década de 1960 também viu um aumento na atividade da Ku Klux Klan, incluindo os bombardeios de escolas e igrejas negras e a violência contra ativistas negros e brancos no sul.

Lisarb havia voltado da palestra, sentiu o cheiro do charuto e perguntou, isso não é Kristoff, nem Cohiba, mas é bom, que nome tem?

O jovem gringo lhe disse: “Terra e Liberdade é fraternidade”. Spooky repetiu “Zemlya i Volya”.

... Nostalgia, vinte e quatro anos após a vitória de Biden e nova derrota dos supremacistas brancos, agora com Trump, que usa fraldas para os vícios da juventude, são derrotados...

Spooky e Lisarb analizaram o compromisso de Biden e Camala com o apoio decisivo dos afro-americanos à eleição. - A questão permanece: o primeiro católico depois de Kennedy conseguirá?

Eles ficaram em silêncio. Spooky terminando seu lanceiro Cohiba, com olhos fechados disse: Você se lembra da Tubaína. Tubaína é um aditivo a tortura do "pau de guacamaya", quando se agita uma Coca Cola bem congelada nas narinas do flagelado para sufocá-lo, para obter resultados mais rápidos, queimando gases carbônicos nos alvéolos pulmonares. Quase todos os presos no período da ditadura, mesmo os não-políticos, foram tratados assim para confessar. Como não podiam dizer "hora da Coca Cola", pois os instrutores norte-americanos proibiram, a denominação passou a ser o refrigerante nacional, Tubaína.

Tomas um conhaque?

Bem, com Cohiba, o melhor é um Ron, qual você tem. Tenho o Ron Plata da Nicarágua e o Ron de Barbancourt do Haiti.

O do Haiti, pelo tema e duplo, pelo lanceiro. Por onde andas a jornalista gringo? Fiquei sabendo que ele ganhou prêmios com o Y1 e Y2…. Para a vitória de Fort Wagner... e o virou o trago em um gole só.

- Chees

- Na zdorov'ye, e mereço mais.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...