Pelo Dr. Ehrenfried Pfeiffer
Verão de 1941 - BIO - DINÂMICA - N. 1/2
"Prosperidade" foi o grito de mobilização do desenvolvimento mecânico-técnico do século passado até ao tempo da primeira Guerra Mundial. Tornou-se "Segurança" durante os anos do pós-guerra até aos nossos dias. "Automanutenção" pode ser o lema das próximas décadas. Os países ocidentais liderados pela América, cujo representante mais progressista não pode mais acreditar em uma prosperidade baseada em uma produção constantemente aprimorada, parecem pensar que uma transformação oportuna em tal base de automanutenção individual ainda pode salvar sua existência econômica. A economia de guerra destrói os produtos do aumento das atividades e mais uma vez se revelará uma ilusão como um meio de melhoria econômica de qualquer nação. Apenas com extrema lentidão é que a humanidade toma a forma laboriosa de buscar a orientação espiritual para resolver as suas questões ardentes.
O impulso da "automanutenção" pode ser encontrado, por mais estranho que possa parecer, nos pensamentos dos sistemas econômicos mais variados e frequentemente contrastantes. Todos os países têm em comum a ideia de autossuficiência, pelo menos na esfera da alimentação, e se baseia na verdade fundamental de que, se alguém não é capaz de se sustentar, não pode viver e trabalhar para os outros. Isto é demonstrado de uma forma simples pela evolução da agricultura.
Uma interessante análise das condições americanas feita por O. E. Baker chega à conclusão de que uma agricultura autossustentada oferece a única possibilidade de manter a fertilidade do solo. Etnicamente, isso proporciona novas gerações para a indústria e as cidades; economicamente, atua como um estabilizador, pois as fazendas devidamente administradas são capazes de existir e pagar seus impostos em tempos de depressão econômica e desemprego. Em outras palavras, o capital do solo agrícola pode então pelo menos se defender e ganhar um pequeno rendimento de juros. Naturalmente, os lucros e o nível de vida são tão modestos que qualquer pessoa dependente dos hábitos econômicos modernos de vida dificilmente pode se sentir atraída por tal agricultura. No entanto, constitui um progresso em comparação com a era da prosperidade e da segurança, poder assim ganhar uma vida modesta.
Nos Estados Unidos, o retorno ao princípio da automanutenção parece essencial por duas razões: o desemprego e a crescente saciedade com a vida industrial e urbana e a crescente destruição da fertilidade do solo, que só pode ser evitada através da criação de pequenas e médias fazendas mistas. Enquanto até há cinco anos atrás, representantes autorizados da agricultura afirmavam que o agricultor, antes de mais nada, deve ter lucro, agora o Departamento de Agricultura mudou radicalmente o seu ponto de vista. O secretário Wallace anunciou em dezembro de 1939 (de acordo com o New York Herald-Tribune, 26 de dezembro): "A mudança mais importante no programa da Administração de Segurança Agrícola prevê que nenhum crédito será concedido se o fazendeiro que pede crédito pretende plantar apenas uma colheita em dinheiro. Desta forma, esperamos popularizar a prática da rotação de culturas e da agricultura mista nos distritos de monocultura, particularmente nos distritos do algodão do sul. As fazendas que aplicam métodos de proteção do solo obterão créditos maiores".
A cultura ocidental chegou assim a um ponto de viragem. O aumento constante da produção e as melhorias técnicas já não parecem ser possíveis. Na verdade, é uma questão de redução a fim de restabelecer o equilíbrio adequado. Na biologia reconhecemos a "divisão por redução", por exemplo, quando os óvulos amadurecem e são geradas novas células, quatro delas surgem para começar, das quais três morrem, deixando assim uma substância de crescimento suficiente para a célula sobrevivente.
O crescimento dá assim origem a um novo crescimento, capaz de vida, depois de ter eliminado tudo o que é supérfluo. Devemos, portanto, contar com a vontade de viver, e com a renúncia. O que a Natureza primeiro forneceu em abundância é retomado em abundância, a fim de dar lugar a coisas novas. As forças de expansão e contração serão observadas na mudança sempre rítmica. Se quisermos fazer verdadeiro progresso na vida econômica, devemos reconhecer tais forças. O ocidental é aqui prejudicado por ideais equivocados. Ele tem medo de perder a liberdade de comércio ao passar para uma economia baseada em formas de crescimento orgânico; ele não percebe que, no momento presente, a liberdade de comércio existe apenas no nome.
As forças agrícolas que permanecem após uma "divisão por redução" devem ser conduzidas a canais adequados, a fim de prover aos seres humanos libertados. No organismo social não é apenas nosso dever, mas também nosso direito de encontrar trabalho. A produção deve ser equilibrada com as possibilidades de consumo, pois é a produção excessiva, com suas necessidades supérfluas estimuladas artificialmente através da publicidade, que tem levado às condições atuais. A grande tarefa do futuro próximo será a de limitar a produção às necessidades reais e, ao mesmo tempo, garantir a cada ser humano uma existência digna da dignidade humana. Em outras palavras, o sistema econômico deve ser mantido sem revoluções, desemprego ou outras vicissitudes. Muitas pessoas ainda se retraem desta tarefa, preferem deixar estes problemas em paz, entrando em guerras e miséria, esperando que as coisas se endireitem de alguma forma.*
* Há quase três anos, o autor deste artigo expôs ao diretor agrícola do Ministério da Agricultura francês, Sr. B., as ideias e experiências da agricultura e jardinagem biodinâmica, na linha dos princípios expostos no artigo acima. As necessidades de manter a fertilidade do solo e de adotar um programa agrícola de grande visão foram particularmente enfatizadas , o Sr. B. respondeu: "Você fala como se quisesse chamar à vida uma dinastia de camponeses; mas o que devemos fazer com aqueles que exigem ter lucros e por cujo os lucros serem responsáveis? Ao que o autor respondeu: "A fertilidade do solo e as reservas sólidas para existência da humanidade devem sofrer, se não se adaptar um programa agrícola biodinâmico baseado em longos períodos de desenvolvimento. O futuro da nação francesa pode realmente depender apenas do surgimento desta dinastia de camponeses. Se te virdes em mente apenas os lucros imediatos, vivereis na capital da fertilidade natural da Terra, e a nação será curta. O Ministro da Agricultura é responsável se os lucros imediatos durante um tempo relativamente curto serão permitidos para enganar o povo ou se podem ser tomadas medidas que garantam a vida da nação por séculos futuros". Depois de a nação francesa ter passado por catástrofes e sofrimentos indescritíveis, lemos a seguinte proclamação do Governo francês, datada de Vichy, Julho:
3ª, 1940: "MEDIDAS DO MINISTÉRIO FRANCÊS DA RECONSTRUÇÃO:
1. A França é acima de tudo uma nação de camponeses e artesãos. Estas chamadas foram negligenciadas por muito tempo e deve ser chamado de novo à vida. 2. Um bom equilíbrio entre o urbano e o rural e entre atividades industriais devem ser restabelecidas. 3. Todos os trabalhadores que não sejam especialistas e que foram absorvidos pela indústria bélica dos distritos rurais, devem novamente voltar para a terra. 4. Deve ser adotada uma política geral de repovoamento rural. A carruagem da França pode ocupar e alimentar muito mais pessoas do que tem sido o caso durante o nos últimos anos.
Uma grande elevação moral é necessária, em cada indivíduo e em cada nação, para que tudo o que é supérfluo seja renunciado e apenas o que é necessário seja exigido. É óbvio que isto não pode acontecer sem dificuldades. Um período de grandes mudanças econômicas será inevitável. Hoje ainda podemos decidir livremente se a evolução ou a revolução vai moldar o futuro. As forças que agora são travadas pela guerra serão libertadas de novo. Muitas coisas deixarão então de ser produzidas e muitos trabalhadores ficarão ociosos. Não haverá uma era dourada e é sábio começar a preparar o caminho para a direção de tais forças que serão libertadas. O princípio da automanutenção será então um expediente necessário, até que se estabeleça o equilíbrio entre a vida econômica e o organismo social.
As experiências e decepções relacionadas com o retorno das populações industriais e urbanas ao país deram lugar a muitas críticas. Em muitos casos, os resultados negativos foram devidos à falta de experiência agrícola. O maior obstáculo foi, no entanto, de natureza psicológica, ou seja, a simplicidade inabitual da vida no campo em comparação com a vida na cidade. Como foi dito, as perspectivas financeiras de um agricultor autossuficiente não são muito tentadoras. Ele tem a sua casa e produz a sua própria comida, mas fora disso ele não ganha muito. Os trabalhadores desempregados muitas vezes preferem os bonecos de dinheiro do governo, porque as possibilidades de rendimento do agricultor podem não ser maiores e ele tem de trabalhar muito. Seria, portanto, necessária alguma outra tentação além da financeira. Uma descrição de possíveis dificuldades futuras não induz as pessoas a mudar o seu modo de vida. E a mudança para uma vida agrícola autossustentada deve ser precedida de treinamento e educação correspondentes, pois ninguém pode se tornar agricultor ou jardineiro apenas pegando uma pá ou calçando botas pesadas. Outro incentivo será, portanto, necessário para realizar um programa de colonização agrícola permanente, criando assim um equilíbrio entre a vida urbana e rural. Qual poderá ser esse incentivo?
O agricultor nascido, com seu amor inato pelo solo e suas forças anímicas especiais ligadas a ele e também com sua formação profissional e tradicional, é capaz de seguir sua vocação de uma forma que os habitantes das cidades que retornam ao campo, ou em parte os que buscam a automanutenção dos subúrbios, só podem experimentar após uma prática muito longa. A primeira coisa essencial é despertar neles um sentimento para as forças de crescimento, para as forças eternamente criativas da Natureza. O passo seguinte é despertar nelas um sentimento de responsabilidade para com essas forças de crescimento, para com a saúde do solo, das plantas, dos animais e dos homens e, também um sentimento interior de satisfação em progredir em direção a esse objetivo. Isto, por sua vez, torna-se uma compensação pela modéstia do modo de vida ganho. Aqueles que não conseguem desenvolver estas qualidades éticas nunca se tornarão bons agricultores ou colonizadores, nem tão pouco se tornarão membros construtivos do organismo social. A principal razão para o fracasso de tantas experiências sociais, e mais particularmente de projetos de reassentamento, foi provavelmente a falta dessas qualidades na maioria dos participantes.
Nas planícies do norte da Itália, uma vez visitei dois camponeses cujos campos estavam em condições exemplares e cujo gado, mais de cem vacas leiteiras e muitos touros reprodutores, tinham um alto valor. Ambos os homens tinham mais de sessenta anos e não sabiam ler nem escrever. Então se percebeu que a agricultura requer algo que não pode ser aprendido na escola, mas é uma profissão que é também uma concepção do mundo, um serviço à Natureza, um verdadeiro "chamado".
Se hoje em dia razões econômicas e étnicas exigem um aumento da população rural (o pequeno proprietário que se esforça pela automanutenção pertence-lhe, pois vive em uma unidade biológica da terra cultivada), esse objetivo só pode ser alcançado se fatores morais forem devidamente considerados. A vida espiritual vem, portanto, à tona. A vida industrializada, tecnológica e científica dos últimos cinquenta anos nunca poderia levar a cabo tais projetos, pois se mostrou fundamentalmente hostil à vida rural. Consequentemente, a primeira exigência inevitável é uma mudança na direção espiritual.
Profetas de desenvolvimentos agrícolas como O. E. Baker, nos Estados Unidos, e outros no continente europeu, predizem que os anos sessenta e setenta deste século trarão consigo os anos culminantes do desenvolvimento rural. A linha ascendente da vida industrial terá então atingido o seu clímax. As populações terão gradualmente envelhecido, pois o equilíbrio entre nascimentos e mortes será cada vez mais favorável a estes últimos, e o crescimento vital das novas gerações de distritos rurais cessará. Se as tendências atuais da evolução humana se mantiverem no mesmo ritmo, tal estado de coisas se tornará inevitável.
"Não é mais possível que o nosso bem-estar material continue a aumentar no seu ritmo inicial". "A civilização europeia-americana tornou-se subitamente madura." "O futuro da nação parece estar em grande parte nas mãos do povo rural. Eles podem resistir à influência desintegradora de certos hábitos da cultura da cidade." Assim, O. E. Baker: "A liberdade individual e as possibilidades de desenvolvimento da personalidade são seriamente prejudicadas. Será este o resultado do progresso da ciência também na América? Se assim for, pode significar o início do declínio da ciência". "Aqueles que desejam que seus filhos também gozem de liberdade e que a ciência não decline, mas que estejam prontos para assumir a liderança no desenvolvimento de uma civilização mais permanente, devem considerar estas coisas. A tarefa é associar a ciência, incluindo a economia, à ética, ao senso de responsabilidade para com o futuro e o presente, para com a família e para com a nação, bem como para com o indivíduo. Aqui está a grande oportunidade para a Igreja". "A minha esperança é que o Cristianismo utilize a ciência para desenvolver uma nova civilização." Um significado histórico mundial deve ser atribuído a estas palavras de Baker.
A igreja não deixou de dar uma resposta. Três meses após a publicação do livro de Baker em 1939, surgiu um volume intitulado "Estradas Rurais para a Segurança", escrito por D. Luigi G. Ligutti e pelo Rev. John C. Rawe, S.J.. Neste livro, encontramos linhas de pensamento relacionadas com a migração rural que vale a pena ler, especialmente no que diz respeito aos seus fundamentos culturais e consequências econômicas, tudo coisas bem conhecidas por quem está familiarizado com os métodos biodinâmicos da agricultura. Quatro páginas são dedicadas a estes métodos biodinâmicos. Os assentamentos rurais com um fundo cultural são amplamente ilustrados e os resultados são postos em evidência. Dom Ligutti demonstrou em seu assentamento em Granger, Iowa, o que os especialistas agrícolas do Departamento de Agricultura declararam ser uma das poucas tentativas bem sucedidas de reassentamento. Surge a ideia de líderes que ensinam aos homens a sabedoria da existência rural, de personalidades cujo caráter, conhecimento pessoal, experiência e sabedoria de vida lhes permitem ser exemplos ativos nos centros de uma nova cultura. O princípio da automanutenção só então começa a transcender a esfera do interesse próprio e a adquirir um significado social. Em 1924 Rudolf Steiner falou da importância de fomentar centros espirituais no meio do meio rural e das comunidades de aldeia designadas como a base para uma futura estrutura social. "Eles iriam sobreviver ao período de decadência da cultura ocidental como ilhas do espírito".
Trabalhando para sair dos princípios mercantis e utilitários, a América começa a estabelecer um objetivo cultural, mesmo como base para a filosofia política e econômica. Mas enquanto os mais altos tesouros espirituais da humanidade estiverem divididos em credos e enquanto reinar a desarmonia entre a fé e a ciência, devemos nos mover entre os extremos e estar sujeitos a incertezas. É tarefa do agricultor e dos interessados na agricultura desenvolver medidas adequadas para capacitar a humanidade a construir o ambiente externo necessário para um novo tipo de comunidade. Somente uma comunidade baseada na livre expressão do pensamento de todos os responsáveis e ligados ao progresso cultural será capaz de promover uma vida espiritual livre, que pode tornar-se fonte de ideias e impulsos benéficos para a organização do Estado e para a vida econômica e capaz de lidar com as rápidas mudanças das condições que irão reinar durante os próximos 20 anos, pelo menos. Uma ciência do espírito pode oferecer satisfação aos anseios da humanidade. Quando tal ciência se tornar propriedade comum, as forças éticas que trazem vida, progresso e paz não só serão despertadas, mas também treinadas e amadurecidas. Não seria está uma base possível sobre a qual as nações se pudessem unir, afastando-se das guerras e construindo uma nova cultura, em conjunto e pacificamente? Depende da força de vontade e do discernimento de cada um de nós. Pois os pensamentos de hoje são potências poderosas e amanhã se tornaram ações.
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