98. CACTO, TUNA - Conhecemos cerca de 1500 espécies. Preconizado remédio como estimulante cardíaco e medular; ainda do peito; lesões valvulares; degenerescência dos músculos cardíacos; exerce a ação da digitalis; usa-se o chá dos talos ou flores; alguns usam 20 gotas de tintura por dose. Melhora o sistema circulatório. Seu chá ajuda a combater as moléstias digestivas. Na medicina popular, é empregado bastante em aplicações sobre tumores, feridas, infecções; poderoso resolutivo; cosmético medicinal para lavar cabelos e melhorar a pele em geral.
fonte foto |
Cirilo cita em seu livro o nome científico Cactus grandiflorus L - este cacto é o NANDACURU na maioria das pesquisas realizadas. Mas é a denominação homeopática, já que o nome científico e sinonímias, respectivamente, para os Cactos são: Cereus grandiflorus Mill. Sinonímia: Selenicereus grandiflorus (L.) Britt. et Rose; Cactus grandiflorus L. Eu tenho o Selenicereus em um vaso aqui em casa. Peguei sua muda em uma árvore na roça do Sr. Sebastião, no sul de Minas Gerais, Fortaleza de Minas.
Nandacuru |
F o n t e : Vunibaldo Körbes, Manual de Plantas Medicinais
"Faça do alimento sua Medicina, e da Medicina seu alimento"
Hahnemann
"Substâncias que são fabricadas pelo organismo ou ingeridas via alimentação, essenciais para a manutenção da vida, podem ser utilizadas para melhorar a saúde humana."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."