"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Teoria dos Jogos



03 de agosto de 2013
por Sebastião Pinheiro
 
Em “Da Guerra” Carl von Clausewitz diz: “Tudo é simples na Guerra, mas mesmo o simplíssimo é difícil”. Voltando à questão do brócolis (M)*(ler primeiro o texto no final deste): ... Moisés depois de frequentar a elite egípcia e sua formação optou por ser escravo entre os judeus. Com os sábios da nova comunidade aprendeu que as pragas e doenças dos seres vivos têm componentes ambientais e foi porta voz deste conhecimento ao reivindicar a liberdade (pragas bíblicas).

Em todas as civilizações esta relação é conhecida e os mecanismos para evitar orientaram a agricultura e sua educação. Sendo empregados meios para evitar aqueles problemas, muitas vezes sais (Enxofre, Arsênico, Cinzas vulcânicas, cinzas de fogão, pós de pedras, plantas, sangue, etc.). Isto foi prosperando e a relação causa – efeito foi esvanecendo, mas com o advento da Sociedade Industrial ela passou para o inconsciente coletivo, pois um produto ou mercadoria soluciona o problema. Logo é prioritário esquecer a sabedoria do passado e conquistar o novo ($), o que pode parecer bom (fantástico) para todos.

Chega de prolegômenos, vamos ao grão. Francis Bacon bradou que não há limite ou ética entre o saber e natureza (vida) e o venerado von Liebig provou que o Nitrogênio e Carbono não eram monopólio dos micróbios e que o húmus não era a molécula sagrada da vida. Após a Primeira Guerra Mundial passamos a buscar a síntese da natureza em laboratórios e fábricas por uma patente industrial, pela exclusividade e lucratividade.

Fazer Aspirina, antes tirada da casca do sauce®, a partir do Carvão Mineral ou Petróleo e ser dono único (P) disto é algo fantástico, embora macabro desde uma observação anterior com seu acumulo de sabedoria. Este exemplo engloba toda a indústrias (química –farmacêutica – militar – agrícola – alimentar - têxtil e tudo que possa ser pensado). Os impactos econômicos sociais e humanos foram e serão gigantescos pela transformação.

Os EUA é um conjunto de países muito interessante. Jackson, da nota de vinte dólares, dizia que a introdução de uma planta útil é um ato de patriotismo atrelando economia e sentimentos. Já um pouco antes da Guerra de Secessão empresários diziam yankees que as sementes deviam ser proibidas de ser livremente vendidas e que os criadores de sementes deveriam ter direitos sobre as mesmas que só poderiam ser multiplicadas com pagamento e autorização deles. A evolução desta ideia foi um rastilho de pólvora e na virada do Século XX a maioria dos países tinha leis de proteção para os criadores de sementes e organismos internacionais foram criados com regras e convenções para a proteção destes à exemplo das patentes de síntese industrial. Por exemplo, a Lei Argentina era de 1935, a cubana de 1938 e a UPOV era o organismo internacional que dirimia dúvidas.

Lembremos que a descoberta do DNA é contemporânea à Guerra de Secessão embora o trabalho de Rosalynd Franklin para sua estrutura molecular e multiplicação tenha sucesso logo após a Segunda Guerra Mundial e foi apropriado indevidamente por J. Watson, pelo trabalho laureado com o Premio Nobel...

Com o domínio das técnicas de reprodução celular ficou fácil transferir as estruturas de genes de um ser para outro e construir os “super-heróis” que encantam a garotada (e adultos) e fazem parte da educação e propaganda. Observemos que as páginas de Mary Shelley são de uma beleza (quase religiosa), mas foram transformados no “Frankenstein” que a mídia – propaganda - governo, divulga que amedronta até mesmo os animais domésticos, pois até parte do título foi mudado (...e o moderno Prometeu), mas o pior é que poucos leram ou estudaram. Vemos todos os dias a exaltação de transplantes de coração, fígado, rins, pele, sem perceber o macabro que isso representa sobre qualquer ponto de vistas, pois perdemos, já a referência de evitar as causas para não necessitar corrigir os efeitos

Com a possibilidade de biossíntese de micróbios, plantas, animais e humanos (tive a oportunidade de conversar com um casal pais de gêmeos que fazia uma análise de DNA para saber se os mesmos eram fraternos ou fruto de um só ovulo. Eles tinham assinado contrato de inseminação com garantia de nascimento de um filho. Se o resultado do DNA determinasse que eram gêmeos de dois óvulos estavam ricos foi o que entendi... O que não deixa de ser macabro.) Uma economia trilionária surgiu sob a égide da filosofia de Francis Bacon. Genes de interesse (pró-herbicidas; contra a germinação; contra a seca; contra a inundação; contra o frio; contra o calor; contra a altitude; contra a salinização; contra acidez; contra a alcalinidade; contra longediurna; contra brevediurna etc.), é apenas a ponta do iceberg, pois a atriz fez a ablação dos seios, sem mudar a estética, por possuir genes. Projete o futuro.

O triste é que os professores nas escolas de agronomia, nutrição e saúde não conhecem a história da Canola, nem sabem o que este nome significa e quando começou; nem os militantes partidários e sua relação com as campanhas contra transgênicos por aqueles financiados. Daí aos brócolis (M) e etc. é uma questão de ter dinheiro e vontade (Proj. Manhattan).

Na Assembleia Legislativa do RS (2000) um membro da CTNBIO, médico anunciou que somente um gene mudado na bactéria Yersinia pestis evitaria a Peste Negra que fez a Europa perder um terço de sua população. Isto não é macabro é oportunismo barato.

Nesses dias vi algo macabro um ex-membro da mesma comissão, denuncia que ela atua pró-transnacionais. O interessante é que uma colega dele de faculdade retirou-se daquela comissão nos primeiros três meses de sua criação (1998) alegando que não ia convalidar com sua presença os interesses daqueles que ali estavam em maioria de dois terços. Muitas vezes confundimos ideologia com responsabilidade, militância ou purga consciente a ação partidária contraditória à “Terra Livre de Transgênicos”. Adianta a campanha permanente contra os agrotóxicos.

Isto é macabro, pelo avanço (biossíntese) na própria indústria de venenos (todas agora na China, Índia e Brasil). O médico na Assembleia gaúcha terminou seu panegírico com a frase filosófica “Será noite para perceber quão belo foi o dia”, mas ignora que, livros não dão respostas ao que Cora Coralina poetizou: “O conhecimento se aprende com mestres e a sabedoria no convívio (...) com seu povo”. Humildemente ousaria complementar: (autêntico).



*31 de julho 2013

Há um livro feito em 1985, “Muito Além da Revolução Verde” tradução do original de Henk Hobbelink (holandês). Ali no prefácio e no anexo colocamos nossa leitura do futuro. Há outro livrinho que é “Transgênicos o fim do Genesis” (2000) também de valor premonitório sobre as patentes e serviços com alimentos. Em 1986 com o início da Rodada Uruguai do GATT todas as proibições de mercuriais, clorados, e etc. caíram por terra e foram publicadas no Diário Oficial da União. Era a nova Ordem da OMC, mais poderosa que o FMI, pois está acima do Estado Nacional e suas leis. Tive a oportunidade de assistir em Cancun a VII Reunião da OMC onde a Empresa Monsanto tinha 2.500 ONGs. Eles organizaram uma distribuição de alimentos transgênicos em uma “favela” em Cancun. Sou pragmático: Quando na Sociedade Industrial um produto novo, não é mais caro e, por conseguinte para os mais ricos? Jamais. Foi pedido à Monsanto que ela fosse distribuir as “cestas básicas” transgênicas no Hotel Maya Cancun de 6 estrelas onde estava hospedada as delegações da U.E. e toda as Nações Unidas (OMC) por ser alta tecnologia e por eugenia, para os melhores...

O Brocoli, a Kale, e muitas outras plantas de caráter nutracêutico estão sendo patenteadas. Talvez não lembres a patente do cupuaçu pelos japoneses; da pinga, cachaça pelos norte-americanos, ambos voltaram atrás. Do arroz basmati pelos norte-americanos. A China tentou patentear um símbolo mexicano o nopal (cactus). O que a Monsanto (eu sei quem está por trás dela, pois ela é uma cabeça de praia para a grande invasão). Abandonei esta luta em 2000 quando vi que um grupo de militantes-partidários travestidos de ativistas resolveram açambarcar o tema para sua bandeira.

Hoje muitos deles recebem recursos da Fundação Ford, Rockefeller e similares para lutarem contra os OGMs. Minha leitura é simples, é a forma mais barata de recolher informação contrária para formatar ações concretas. Dominas bem o english? Procure toda a leitura possível sobre gentrification, Zero tolerance, Metropolitan Zones. Tomara que os brasileiros comecem a estudar a Teoria dos Jogos para não serem transformados em bandeira militante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...