"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Lignohumato®



27 de maio 2018
por Sebastião Pinheiro
 
Entre a Terra Caititu do povo Apurinãs em Lábrea no Rio Purus e os extrativistas do médio do rio Juruá, até 150 Km acima de Carauari no Amazonas aprendi o termo “Paú”. 

Os naturalistas são conhecedores da importancia das folhas que caem das árvores na constituição e enriquecimento dos solos, não é exagero dizer que as folhas e mais esporádicos ramos são a contribuição periódica do Sol na gênese e formação dos solos, que recebe o nome de “serrapilheira” incluindo o material morto do “sotobosque”.

Na Amazônia o lenho das árvores que levam anos séculos lentamente degradando sobre o solo ou casco de jabuti preso sobre elas, e recebe o nome de paú, e é pela característica das árvores das florestas tropicais úmidas formado de lignohumatos pela ação de microrganismos.

Estava tentando divulgar meu aprendizado indígena quando me cai nas mãos um documento de estudantes norte-americanos sobre um material de origem russa. 

“No final da década de 1990, especialistas da Empresa de Pesquisa e Produção "Реализация Экологических Технологий Tekhnologiy" (Implementação de Tecnologias Ecológicas) realizaram o desenvolvimento a longo prazo da tecnologia única de produção de substâncias húmicas através da imitação da humificação natural de resíduos vegetais de várias gêneses, com uma ampla gama de substâncias húmicas na produção. O produto final é um fertilizante húmico (sem transportador) altamente eficiente e praticamente viável, com microelementos na forma de quelatos. Tem propriedades de um estimulante de crescimento e um agente anti-stress e está registrado sob a marca registrada de Lignohumato®. A preparação contém não apenas frações de alto peso molecular típicas de muitos análogos industriais, mas também vários sais de componentes húmicos de baixo peso molecular, bem como uma ampla gama de macroelementos e microelementos em formas digeríveis pelas plantas, o que determina sua alta atividade biológica.

As substâncias húmicas desempenham o papel mais significativo na melhoria das propriedades físicas e químicas do solo, ativação da microflora, migração de nutrientes e, eventualmente, na recriação da flora e da fauna. Hoje não há dúvidas sobre isso, não apenas para os cientistas, mas também para especialistas práticos que lidam com agricultura, biotecnologia e recuperação de solo.

Hoje em dia, há um interesse de fertilizantes húmicos em todo o mundo. Isso é explicado pelo fato de que há um acúmulo contínuo de dados sobre o efeito positivo das substâncias húmicas sobre o crescimento e o desenvolvimento das plantas, bem como sobre a qualidade dos produtos agrícolas e a fertilidade do solo. Por exemplo, na Rússia, a área onde as preparações húmicas são usadas somam mais de 3 milhões de hectares.

Compostos húmicos, substâncias fisiologicamente ativas, regulam e aumentam o metabolismo das plantas e do solo. Substâncias húmicas foram encontradas não só para aumentar o rendimento e peso da fruta e acelerar o tempo de maturação, mas também para melhorar a qualidade dos produtos, aumentando o teor de açúcares, vitaminas e reduzindo a quantidade de nitratos e metais pesados por 6 -10 vezes.

Eles não são tóxicos, não são cancerígenos, não são mutagênicos. As humatas residuais não são rastreadas nas plantas, pois são rapidamente incluídas no metabolismo.

Especialistas da NPO "Realizatsiya Ecologicheskikh Tekhnologiy" desenvolveram novos princípios técnicos de obtenção de preparações concentradas comercializadas sob a marca comercial de Lignohumate®. A tecnologia desenvolvida permite condições para a humificação acelerada de praticamente qualquer matéria-prima contendo lignina com a formação de uma ampla gama de substâncias húmicas, tanto ácidos húmicos como fúlvicos.

Lignohumate® é um fertilizante húmico altamente eficiente e praticamente viável (sem portador) com microelementos na forma de quelatos, com propriedades de um estimulante do crescimento e um agente anti-stress. O Lignohumate® tem um efeito amplo sobre as plantas. Suas propriedades se manifestam em todas as culturas básicas cultivadas.

Lignohumate® é aplicado: para aumentar o rendimento das culturas (dependendo da cultura e prática agrícola, em 10-25%); Para aumentar a qualidade dos produtos agrícolas (glúten de trigo, em média, 2-2,5%, teor de açúcar na beterraba sacarina, vitamina C em vegetais, açúcar em uvas e frutas); Para melhorar a imunidade da planta; Para aumentar a resistência à geada e à seca, principalmente através do fortalecimento do sistema radicular das plantas; Aumentar a eficiência do processamento de grãos de sementes juntamente com protetores (aumentando a germinação das sementes, aumentando a supressão de patógenos, melhorando a imunidade da planta); Para aliviar o estresse no curso do tratamento foliar com pesticidas e suas complexas misturas de tanques (facilita o crescimento e desenvolvimento das plantas, alivia o estresse no curso do tratamento complexo, induz a fotossíntese); Para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes minerais (a proporção de uso de nitrogênio e fósforo pelas plantas é aumentada; possível redução das taxas de aplicação em 20-30%).

Características do Lignohumato®:

1. 100% solúvel e, portanto, não causando entupimento do bico. Usado em sistemas de alimentação por gotejamento
2. Matéria-prima - lignossulfonato (produto do processamento de madeira).
3. Consistência da composição da preparação.
4. Concentração elevada da substância ativa (90%).
5. Além dos ácidos húmicos (80-85%), a preparação também contém ácidos fúlvicos (15-20%). Os ácidos fúlvicos são conhecidos pela pesquisa como sendo mais biologicamente ativos (há um efeito estimulante mais vívido tanto nas plantas quanto na microflora do solo em comparação com os ácidos húmicos).
6. Graças a um composto mais ativo de ácidos fúlvicos e microelementos, a absorção acelerada e fixação por plantas ocorre.
7. Alto teor de enxofre na forma de ligação orgânica (mais de 3%).

A mistura deste paú amazônico com o carvão vegetal e pó de rocha é parte vigente da formação da Terra Preta de Índio.

O “licor negro” das fábricas de celulose compostos de lignosulfonato, sem misturar com aguas residuais de branqueamento por Cloro; Com uma boa mezcla de carvão vegetal, microrganismos e farinhas de rochas é o reconstituinte da Jurema (Sem Patente) para a regeneração da saúde do solo. Não vamos perder para os russos né?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...