"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Rachadinhas

Karla Dueñas ilustración


22 de junho
Por Sebastião Pinheiro 

Ontem, uma "neta mexicana" me parabenizou pelo dia da tata. Todos eles são muito carinhosos comigo e hoje, pela manhã, lendo o jornal online UOL, encontrei a foto que havia visto ontem em outra situação na Wikipedia durante meus estudos, o que me fez recordar minha avó Izolina, analfabeta, também nos números. 

Um dia, muito cedo, minha avó me deu uma nota de dez cruzeiros, que tinha o rosto de Getúlio Vargas, e disse para comprar o pão $ 2,40 e 100 gramas de manteiga que custava $ 3,80. Fui atendido pelo filho do dono português, um garoto como eu. Quando solicitei o "troco", disse me que não havia. Eu o pedi a seu pai, que repetiu que não havia. Olhei para o empregado padeiro Tibúrcio, um afrodescendente, que ficou sério e contrariado, mas não interveio. Com o pão e com a manteiga, cheguei em casa com um certo receio, mas sem medo e relatei o que havia acontecido. Com o pacote de pão e manteiga, retornamos à padaria. Ele, o proprietário, quando a viu, começou a ficar com raiva e disse que o pão era 2,40 + 7,60 são $ 10,00, e não havia troco. Minha avó, uma camponesa deslocada do campo e trabalhadora aposentada na fábrica de sardinha enlatada da Coqueiro, pegou o pequeno pacote de manteiga e pediu permissão e colocou na balança. Ela marcou 90 gramas…. 

Olhou para mim e disse quanto é de troco. Eu vim de dois anos na escola pública de São Paulo, disse com orgulho para a professora Zulmira: - O troco é de $ 4,18. Ela recebeu 4,20 do proprietário, zangado, mas o sorriso discreto de Tibúrcio foi um estímulo para a vida. 

No retorno para casa, a avó disse, vamos jogar na quiniela dos animais (jogo do bicho). Chegando lá disse ela: - O dia começou em saltos e corridas, isso é veado (cervo); 2,20 no grupo (24) e 2,00 na centena 96. 

Às 16:30h fui buscar o resultado. Como diria o cachorrinho Mendieta, que lo parió! Veado na cabeça 1996... A avó estava certa, o grupo que lhe pagou $ 550,00 cruzeiros e a centena que lhe pagou 2.500, um bom dinheiro. Comemoramos comendo carne fresca, uma das poucas vezes na minha infância em São Gonçalo... Ontem foi o dia da Tata ... 

Bem, no UOL vejo a foto tirada pela Polícia do Estado de São Paulo com o segundo tenente Queiroz, deem uma boa olhada. É possível que você não veja nada ... A avó Izolina me ensinou a ver o invisível aos olhos, ela que nunca leu o "Pequeno Príncipe de Exupéry". 

Do lado de fora da casa, a placa do Escritório de Advogados, indica a armadilha pretendida, mas o MPE de São Paulo e Rio de Janeiro a eliminaram, com três advogados da OAB, pois o "retorno induzido" era para impugnar o testemunho ou a investigação...  O escudo na parede pertence ao Queiroz? ao advogado? a quem pertence? e o que isso significa no Rio de Janeiro? Esse é o escudo da Liga da Justiça, símbolo de algo muito poderoso no Rio de Janeiro, vocês o conhecem ou procurem seu troco. Rachadinhas é como as quinielas, é algo tão normal em um país de corruptos que não  provoca anticorpos, nem urticárias….

 Feliz dia, Dona Izolina, uma Avó ariana que se transformou em luz aos 96 anos de idade...

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...