"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sábado, 12 de setembro de 2020

A corrida pelo Yambú amazônico

 

02 de setembro

Por Sebastião Pinheiro – ativista científico, escritor, Eng. Agr. e Florestal  

Seis meses de isolamento devido à pandemia, nostálgico senti falta do cantor de carimbó (ritmo e dança “caribenha brasileira”) Genival Lacerda, a condimentar o compasso da Vida, com tudo o que mais jogava de menos era seus cohibas em função da advertência médica para não agravar a predisposição ao coronavírus.

180 dias comendo rúcula e agrião de água afogados em sopa de legumes todos os dias, um tipo de medicamento chinês “Chop Suey”. Mas o que o mantinha forte era a limonada quente todas as noites, o que o fazia suar com alcatrão e nicotina, até pelos poucos cabelos.

Notem que a voz estava como nos 30 anos e os pulmões ainda melhor, sem pigarros e as secreções matinais caíram no esquecimento.

Mas não estava em retiro ou convalescência, estava em uma missão solitária. Prior e Gallina, amigos científicos da Rússia enviaram uma mensagem: “ scannear – digitalize - tudo sobre Bidens spilosanthesis, Compositae… ...existem sinônimos recentes…  às vezes é bom ser velho e ter amigos...

Spooky não teve dificuldade em se atualizar, é a hortaliça da Amazônia hoje conhecida como Acmella oleracea de nome indígena Yambú (ou jambú), um Asterácea mais comum nas casas e comunidades indígenas. Eu precisava procurar pessoas com etno-sabedoria e não apenas etno-conhecimento.

Tinha dois yerberos (materos) indicados por seu amigo, o xamã Ashaninka e alguns jovens de pós-graduação que serviram para marcar o estado da arte sobre o tema, mas além das induções da inteligência britânica, yankee ou alemã. Na gastronomia local, o caldo de tucupi (tacacá) feito com o soro da mandioca brava rica em heterósidos Linamarina e Lotoaustralina com a presença mortal de cianetos foi uma panaceia contra as intoxicações.

As informações sobre ações sobre as bactérias Staphylococcus aurum, Treponema pallidum, vírus da hepatite B. Morte aos mosquitos por malária e até mesmo larvicida sobre os mesmos vetores Aedes aegyptii vetor do vírus africanos patenteado nos anos seguintes ao fim da Segunda Guerra Mundial por Fundação Rockefeller Dengue, Zika, Chikungunya.

Spooky ergueu o chapéu, pois lutava contra parasitas como a filariose e a elefantíase. O que indicava que eles estavam procurando seus genes para a criação de drogas, imunoterápicos e respostas celulares humanas.

Um dos "yerberos" (materos) era próximo de um padre jesuíta italiano, que era de fato um grande cientista da farmacognosia. Em sua visita, ele tirou as dúvidas de Spooky ao afirmar que os Estados Unidos patentearam a planta que tem mais de 8.000 anos de domesticação e é comum em todas as áreas tropicais do mundo, com uso contra dor e proteção contra parasitas na Indonésia, Paquistão, Índia e China. Existem estudos mais recentes nos Estados Unidos da América para fins militares, e entre os estudantes de Woods Hole é conhecido como Eletrical Vegetable (Elektrisches Gemüse) pelo A.B.C. Schutz Institut, responsável pela segurança e proteção dos alemães contra ataques Atômicos, Biológicos e C, de Químicos.

Spooky não tinha uma única linha sobre sua constituição genética, nem em Manaus, nem em Belém, que dispõe dos melhores institutos de pesquisa amazônica e estavam apenas começando a determinar o DNA. Ele estava feliz, já havia feito três remessas depois que chegou, e que Gallina havia recebido e estavam a cultivar, procurando metagenômica e metaproteômica dela em condições de inserção microbiana laboratoriais.

O jesuíta foi mais além: a planta possui grande quantidade de fosfatases tanto alcalina quanto ácidas e seu chá, após oxidado, libera paranitrofenol de cor amarela típica, que pode formar nitrosaminas com carnes mal conservadas na dieta, portanto, na U.E. há questionamentos sobre seu uso, mas isso pode ser desinformação tecnológica e militar. Terá Arylsulphatase, Rhodanase; ou tem a ver com as R.O.S, R.N.S e R.S.S, as espécies reativas ao O, N e S?

No aeroporto de Val de Canes, ele aguardava seu voo, após 21 dias sem ter ouvido seu cantor Genival, nem visto ninguém dançar o carimbó, mas conhecia a cana com yambú. Ele provou e aprovou.

"Ma che", jesuíta-farmacognóstico, Woods Holes, Stanford ou ABC Schutz isso aqui é a resposta dos cabanos à intromissão na cultura estrangeira e merece uma nova "Rebelião dos Cabanos", (No Brasil não se sabe que a única rebelião de cunho socialista ocorreu na Amazônia no império, contra mercenários ingleses e franceses em 1823, com centenas de fuzilados ou sufocados no navio brigue "Payazo", comandado pelo britânico John Grenfel, na Bahia de Guajará...)

Chegará um dia em que a Selva não será apenas um grito de adestrados para a guerra. Será a identidade para conhecer o Bioma mais importante para a vida no planeta e o mais ameaçado pelas disputas hegemônicas do agro-corporativismo. O primeiro croma do yambú é significativo...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...