"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

domingo, 27 de setembro de 2020

ALIMENTO LIMPO I

 

La Remineralización de los Alimentos y la Salud a partir de la Regeneración Mineral del Suelo.
"De la Revolución Tecnológica al Reencuentro con la Evolución Geológica" - Jairo Restrepo Rivera
Sebastiao Pinheiro / Juquira Candiru. Pág 68. Contribuiu Juan, Húmus Sapiens, Colômbia.

19 de setembro

Por Sebastião Pinheiro

    Ontem comecei a me preparar para participar de uma "conferência remota ao vivo" sobre COMIDA LIMPA, amanhã às 19h.

        No momento em que o “Guia Alimentar Brasileiro” é alterado para beneficiar corporações que monopolizam a logística e monopólio dos alimentos. Fui buscar subsídios para não ficar muito longe dos demais participantes, pois são amigos com muita tradição e experiência no assunto. Por meio do Facebook, pedi a uma família da Reforma Agrária de Nova Santa Rita, que produz frutas, legumes e verduras, que fizesse testes simples, muito usados ​​em feiras orgânicas (agroecológicas) no Japão.

No país do Sol Nascente era comum nos anos 80 do século passado em feiras e mercados livres ter um pequeno aquário de vidro cheio de água e as donas de casa e os consumidores podiam colocar a leguminosa fresca que queriam comprar dentro. Quando chegou ao fundo era indicativo de que tinha densidade maior, pois crescia em solo saudável e sem fertilizantes químicos e agrotóxicos. Recebi a foto, que por não ter aquário, foi feita no liquidificador, comum em todas as casas (foto). O teste foi feito com tomate adquirido da CEASA.

    Hoje fui visitar a Feira Agroecológica na rua Rômulo Telles, perto da minha casa. Fiquei animado, feliz em saber mais sobre uma feira livre agroecológica na cidade. Porto Alegre continua sendo pioneira. O interessante é que li que o governo alemão tem o mesmo número de hectares (100 mil) que o Brasil em áreas orgânicas, para nossa vergonha, já que 3% do PIB alemão vem da agricultura. Mas, a prioridade alemã agora é a produção localizada e a comercialização direta em cadeias curtas, como foi proposto pelos camponeses alemães na República de Weimar já em 1919, devido aos altos custos dos subsídios para as indústrias agrícolas que não beneficiam os camponeses, mas as grandes corporações, que hoje são quase todas do Complexo Industrial Militar.

     Lá será fácil ensinar produtor e consumidor a demonstrar a qualidade dos alimentos com base na saúde do solo, garantindo a vinculação ética olho a olho e coração a coração, da mesma forma que pensavam Lili e Eugen Kolisko, Ehrenfried Pfeiffer, Theodor Schwenk, Steiner e muitos outros cientistas que atenderam ao pedido do campesinato e criaram a cromatografia de solos e alimentos.

Ao voltar para casa, por acaso fiz a análise japonesa com um rabanete chinês agroecológico que veio de Nova Santa Rita, era o mínimo que pude fazer desde que me deram. Olhem a foto. Como minha avó Roza costumava dizer, ela fala por si mesma. A ação direta é o nosso novo guia alimentar, que será a primeira feira agroecológica que terá um curso de cromatografia da Pfeiffer para garantir ao produtor, consumidor, relações estreitas de ultra sociabilidade.

     João Aquino: "Teste caseiro de densidade/qualidade dos alimentos, uma amostra de mercado (convencional), outra de casa (orgânica, camponesa), o resultado: a oriunda do mercado (convencional) é menos densa, pelo uso dos sais na forma de adubos solúveis, logo, fica na superfície boiando, a outra oriunda de uma agricultura natural, orgânica é mais densa, com maior nutrição, logo afunda! Gracias Maestro Sebastião Pinheiro."

***

- https://www.brasildefato.com.br/2020/09/25/guia-alimentar-com-base-na-ciencia-revisao-aumentaria-o-tom-contra-ultraprocessados

https://ojoioeotrigo.com.br/2020/09/ministerio-da-agricultura-reforca-ofensiva-para-derrubar-guia-alimentar-referencia-internacional/

 

https://www.facebook.com/watch/?v=650552695872452&extid=3PtY2NZ2RF2ISidkAdicionar legenda


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...