fonte: Tosepan |
09 de março
por Sebastião Pinheiro
Nas escolas
alemãs, sul-africanas e neozelandesa, está ocorrendo a “cegueira pelas plantas”
(blindness for plants). As crianças não registram no cérebro a natureza que
vemos. Nas duas últimas décadas, era comum as crianças da cidade ao ser
perguntados de onde vinha o leite e os ovos, responder da caixinha ou da
geladeira, em comunidades com o modelo agrícola do "agronecrócio" e
sua "agricultura oncológica"...
A doença
educacional é epidêmica e mundial. Religar as crianças à realidade da natureza
é essencial e o livro "Teoria da Natureza", de Goethe
é um ótimo caminho para professores e jovens do ensino médio. As danças
originais no México, como Jaguar, Águila, Venado, Cascavel
e os festivais regionais por sementes, milho, amaranto,
Guelaguetza e muitos outros são cultivados. Eles ensinam como
fortalecer e religar as crianças a seu habitat e cultura original.
Há mais de
vinte anos vi na Cooperativa Indígena Tosepan, Tititaniske um professor no
Kaltaichepetaniloyan ensinando os passos das danças acima para meninos e
meninas com menos de quatro ou cinco anos de idade. Fiquei fascinado, embebecido.
Pouca vezes vi algo tão bonito. A dança do cervo é algo tão fenomenal que,
quando a vi pela primeira vez na Cidade Obregón, imagine como seria a dança do
búfalo para os nativos das pradarias ... Compartilho com vocês alertando aos
professores e professoras brasileiros, pois o educador Paulo Freire foi
Ofendido pelo Presidente da República brasileira com o epíteto de "energúmeno"
e seu ministro da educação nos assombra com seus dizeres e pior, com seus
escritos.
- A
phenomenon called “plant blindness” means we tend to underappreciate the
flora around us. That can have disastrous consequences not only for the
environment, but human health.
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