"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sábado, 11 de julho de 2020

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica



5 de julho
Por Sebastião Pinheiro

Um dos aspectos mais catastróficos previstos antecipadamente foram as adventícias mutantes resistentes aos herbicidas utilizados nos cultivos transgênicos. Hoje no mundo são centenas de milhões de hectares infestados em todos os continentes, com mais de 800 espécies mutantes que proliferam impedindo o plantio e o cultivo geneticamente modificados RR de soja, milho, algodão, arroz e colza.

Dois detalhes são importantes. Em muitos países estas adventícias são qualificadas como plantas alimentícias não cultivadas (“PANCs”), no México denominadas de quelites. Essa fitosociedade vegetal é responsável pela formação, harmonia e equilíbrio na saúde do solo, que se degrada mais aceleradamente. Por outra parte, a grande maioria delas também são medicinais e não há estudos sobre a diminuição, incremento ou alteração em seus efeitos, quando mutantes e quais são os riscos. Este impacto etnológico é grave na sociedade. 

Claro que isto não preocupa o “agribusiness”, pois a solução adotada é o uso de um novo herbicida, viológeno de altíssima periculosidade o Paraquat (Deiquat), que não possui antídoto faz 40 anos, proibido em todo o mundo civilizado. Com tudo, surgem dezenas de adventícias mutantes resistentes ao Paraquat e temos um problema elevado ao quadrado em uma área igual a anterior. No Brasil, por uma questão de custos e ausência de discernimento governamental, foi adotado o emprego do herbicida 2-4D (e Dicamba) em aplicações aéreas por seu baixo custo, U$S 20,00/ha. (86) O resultado é a deriva do produto para as área vizinhas que alcança 50 km de distância conforme o vento impactando os cultivos sensíveis como as parreiras vinícolas. Isto está ocorrendo em todas as zonas vinícolas do mundo, com escândalo de resíduo de 2-4D nos vinhos, o que significa contaminação com DIOXINAS E FURANOS CLORADOS.

   (87) O resultado disso é a contaminação encontrada na cerveja na Alemanha com valores entre cerca a 30 microgramas/Litro de Glyphosate. As análises feitas em cervejas mexicanas e latino americanas é um pouco mais elevada. (88) Nos EE.UU. a organização Madres da América fez análises no leite materno e os resultados indicam valores de 76 microgramas/L até 200 microgramas/L. (89) Os gráficos da enfermidade ECR, Diabetes, Câncer da Tireoide, Câncer de Bexiga foram relacionados com o uso das sementes OGM resistentes ao Glyphosate por cientistas dos EE.UU. Dois deles dizem que em 2032 50% das crianças ali nascidas serão autistas. 

(90) Sabe-se que o Glifosato inibe a ação do sistema enzimático protetor do citocromo P450. Quando tomamos o Tylenol, é esta enzima que o decompõe para atuar no organismo, com sua inibição, o medicamento se torna tóxico e, há pouco tempo, tivemos um escândalo com os envenenamentos por Tylenol®. (92) Bem, vimos a contaminação da cerveja e do leite materno e isso foi exacerbado por uma estratégia da Monsanto de expandir o mercado para seu herbicida, criando a "dissecações!" de colheitas. A prática consiste em acelerar a colheita usando o herbicida dissecante. É necessário dizer que a empresa britânica I.C.I., hoje (AstraZeneca, Syngenta) nas décadas de 70 e 80 nos EE.UU. (e no México) passaram a organizar a secagem de lavouras clandestinas de Marihuana (Maconha), com danos à saúde dos usuários, com forte intervenção governamental e testes obrigatórios de drogas (Ditionato de Sódio a 2%, distribuídos gratuitamente em farmácias e universidades nos EUA) para evitar a epidemia de envenenamento irreversíveis dos pulmões e morte. O uso da dissecção com o Glifosato aumenta a contaminação dos alimentos em até dez mil vezes (cevada, trigo, alfafa, soja, feijão, arroz, milho, batata, batata-doce, aveia...) com a conivência e cumplicidade dos governos com o crime organizado das empresas. 

(93) O tema mais complexo em Agrotóxicos são os Disruptores Endócrinos (Desreguladores), conhecidos desde a Conferência de Weybridge em 1991 pelo público em geral. Em quantidades muito pequenas, alteram o equilíbrio hormonal em vários seres vivos, com conseqüências variadas. O mesmo ocorre nos países centrais, o Estado perdeu espaço frente as corporações empresariais pois os tratados para a nova Ordem Internacional através da OMC previa o livre mercado, sem interferência ou proibição do governo. A indústria, principalmente a Monsanto, que teve vários de seus diretores participando das discussões em Punta del Este nas reuniões de tomada de decisão sobre agroquímicos na OMC que tratavam do assunto. Era de grande risco para a indústria, pois para o teste de um único produto eram necessários 32.000 cobaias, e outros, porquinho-da-índia, ratos, coelhos, porcos, peixes. Esses custos para garantir ao consumidor tornaram a questão inviável. Com o advento da OMC, a questão foi tratada dentro da ideologia industrial dos agroquímicos. Não há estudos sobre o glifosato e seus impactos na Disrupção Endócrina nos EE.UU. ou na Alemanha e no Japão pelo poder da Monsanto, e agora da Bayer. (94) Com os processos judiciais nos últimos dias nos EE.UU., vimos o medo da Bayer diante de seus mais de 25 mil processos abertos naquele país para oferecer a quantia de 12 bilhões de dólares para indenizá-los e criar um fundo e estudá-los. (95) O agronegócio, devido à sua escala, causa um nível de contaminação que pode ser visto via satélite no Mar de Cortes, na Baja California, México, que está pessoalmente relacionado ao leite materno e a um copo de cerveja e 100% da urina de crianças em idade escolar em Jalisco. 

(96) Na pandemia de Covid-19, temos um fator agravante, foi encontrada uma associação estatisticamente significante de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (EPOC, sigla em inglês) com COVID-19. Portanto, recomenda-se que os pacientes com histórico de EPOC adotem medidas restritivas que minimizem sua exposição ao vírus SARS COV2, pois apresentam risco 5 vezes maior daqueles que não apresentam EPOC. 

O Dr. Anthony Samsel responsabilizou o Glifosato por causar o EPOC ("O glifosato, um aminoácido sintético e análogo da glicina, é o biocida mais amplamente usado no planeta. Sua presença em alimentos para consumo humano e ração é onipresente.") Os estudos epidemiológicos revelaram uma forte correlação entre o aumento da incidência nos Estados Unidos de uma grande número de doenças crônicas e o aumento do uso do herbicida glifosato em culturas de milho, soja e trigo. O glifosato, que atua como um análogo da glicina, pode ser incorporado por engano nos peptídeos durante a síntese de proteínas. 

Uma pesquisa profunda na literatura de pesquisa tem revelado uma série de classes de proteínas que dependem de resíduos conservados de glicina para seu funcionamento adequado. A glicina, o aminoácido mais pequeno, possui propriedades únicas que apoiam a flexibilidade e a capacidade de ancorar à membrana plasmática ou ao citoesqueleto. A substituição do glifosato por glicina conservadas pode explicar facilmente uma ligação com diabetes, obesidade, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (EPOC), edema pulmonar, insuficiência adrenal, hipotireoidismo, doença de Alzheimer, esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença de Parkinson, doenças de príons, lúpus, doença mitocondrial, linfoma não-Hodgkin, defeitos do tubo neural, infertilidade, hipertensão, glaucoma, osteoporose, doença hepática gordurosa e insuficiência renal. 

“Os dados de correlação, juntamente com as evidências biológicas diretas, são um argumento convincente para a ação do glifosato como um análogo da glicina para explicar grande parte da toxicidade do glifosato. O glufosinato, um análogo do glutamato, provavelmente exibe um mecanismo de toxicidade análogo. Existe uma necessidade urgente de encontrar uma maneira eficaz e econômica de cultivar sem o uso de glifosato e glufosinato como herbicidas”. 

Por efeito da Pandemia, estamos assistindo “Lives” sobre a contaminação de alimentos, pessoas e meio ambiente pelo Glyphosate, mas não vemos uma afirmação dos cientistas especializados sobre o assunto da EPOC (Chronic obstructive pulmonary disease - COPD) cruzada com a Covid19. 

Especificamente, trabalhadores agrícolas que sofrem exposição prolongada ao glifosato têm um risco significativamente maior de distúrbios respiratórios, incluindo bronquite e doença pulmonar obstrutiva crônica (COPD). U.S. EPA [Specifically, agricultural workers who suffer long-term exposure to glyphosate are at significantly higher risk for respiratory disorders, including bronchitis and chronic obstructive pulmonary disease (COPD). U.S. EPA] 

Seria ingênuo perguntar à OMS, FAO, governo Bolsonaro e outros governos sobre suas responsabilidades diante desse possível vínculo e correlação entre o agravante Glifosato da COVID-19? Ou o “Ouro” - DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO GLOBAL, GERENCIAMENTO E PREVENÇÃO DA COPD 2017… [“Gold” – GLOBAL STRATEGY DIAGNOSIS, MANAGMENT AND PREVENT OF COPD 2017…] 

Por enquanto, Carpe Diem.

*** 
... segue a violência estrutural aos jovens meros técnicos domesticados. Podemos evitar isso? O Estado é capaz de fazê-lo?

3 comentários:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...