"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

domingo, 5 de julho de 2020

O dia fica mais frio



 "Há mais uma estrela brilhante no firmamento eterno mais um farol de orientação para a Juventude e Reforma Agrária."

04 de julho
Por Sebastião Pinheiro

Vimos na semana que passou toda uma pantomima sobre uma nuvem de gafanhotos nos “Hermanos”, que nem sequer os famosos “Gafanhotos em Taquara-poca” de Francisco Marins são, pois tinham mais de 12 centímetros de comprimento classificados como Schistocer cacancellata e esses são tucuras quebracheras Tropacridium collaris. Todo dia há uma torcida nos meios de comunicação para que elas cheguem e haja o uso de venenos.
 É um mundo estranho, não sei por que estranham a pandemia também razão da Heliobiologia de Alexander Chizhevisky, que propôs que não só as tormentas geomagnéticas resultantes das manchas solares relacionadas com as erupções solares afetam o uso elétrico, eletrônico. As epidemias e as infestações por gafanhotos, senão, também, a vida humana e a atividade mental. O aumento da ionização negativa na atmosfera aumentou a excitabilidade da massa humana. Ele publicou o livro “Fatores físicos do processo histórico”, que estudou desde a fundação de Roma até 1922. Seus superiores o mandaram se retratar. Diante sua negativa foi condenado a 8 anos preso, e depois, mais 8 anos em reeducação.

Chizhevisky é o pai da Heliobiologia, Aeroionização na cura e um dos pais da Cosmobiologia. Um asteroide do cinturão principal (planeta menor) descoberto pelo astrônomo Nikolai Stepanovich Chernykh em 1978 recebeu o nome “3113 Chizhevsky” em homenagem.

Em 14 de maio de 2002 nós estávamos na Casa de Maria Higina em Salvador que nos abrigou por havermos perdido um voo para Floresta do Navio em PE pelo Universidade Solidária da antropóloga Dra. Ruth Cardoso da USP com 11 alunos da UFRGS, no seu programa de Extensão, onde trabalhávamos. Perdemos o amigo Lutzenberger, confidente estratégico, com quem tivemos a oportunidade de colaborar. A notícia nos agarrou como navegante sem bússola na noite tempestuosa em mar desconhecido.

Em cinco de janeiro deste ano a Luz Suprema da Agroecologia, a Professora Ana Marie von Primavesi nos deixou prestes a cumprir seu centenário de nascimento. Sentimos a mesma tristeza. Ele irritado sempre. Ela sempre meiga e terna, até na forma de falar. Fazem hoje seis meses e dez dias, e novamente, outro bordunaço na cabeça, chegou a vez do professor Luiz Carlos Pinheiro Machado se encantar no dizer de Guimarães Rosa e no dia do seu aniversário. Ele nos deixa aos 93 anos em meio a essa pandemia estranha, que Alexander Chizhevsky atribuiu às alterações do Sol.

Lembrei, que um dia ele presidente da Embrapa, telefonou, “Tão dizendo que há gafanhoto no NE. - Que que tu sabes disso. - Por favor, professor, me dá duas horas que passo a resposta para o Senhor. Esquadrinhei todos os rincões do NE onde temos amigos, desde assentados no Vale do São Francisco aos agrônomos, CPTs, STRs, todos. Ninguém sabia nada de nuvem de gafanhotos. Telefonei para ele. - Professor é vontade de vender e usar venenos não há gafanhotos. - Que me sugere? Diga que o Sr. vai convocar os soldados do Exército para o combate, é assim que funciona na Argentina e na Venezuela…” Ele riu muito. Nunca mais falaram em gafanhoto no NE naquela época.

Cinco anos depois, em 91 foi o Lutz quem me avisou que em São Borja estavam exigindo o combate a uma nuvem de gafanhotos. Fui lá com o colega Jairo Restrepo, que era ex consultor da OIT e passamos o tempo todo procurando. Era uma articulação da FAO, um austríaco Rosenegger; máquinas britânicas; veneno português e doação de dinheiro alemão. Não foi usada uma gota, apesar das caras feias, pois não havia gafanhotos.

Golovanóv diz em “Todo es Armonía en la naturaleza” que os insetos formam nuvens por influência del Sol para recompor através das entomo~proteínas o ciclo do N que é prejudicado pela estiagem prolongada. Um dia teremos todo o saber que não podermos aprender em aula com o matrimônio von Primavesi. Por enquanto temos que combater o “White Power” de Trump inimigo da natureza, dos nativos e populações tradicionais na América e no Mundo. O Oliver me disse o dia fica mais frio. Sim, a sensação é igual às anteriores, seguro o Sol é muito invejoso e nos deixa cada vez mais só enfrentando o poder branco na América Latina e mundo. Sempre que um professor perdemos, perdemos o rumo e o discernimento pelo impacto e escuridão. Mas, logo o brilho de sua luz norteia a todos na senda do biopoder camponês. Há mais uma estrela brilhante no firmamento eterno mais um farol de orientação para a Juventude e Reforma Agrária.
 ***




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...