"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sábado, 25 de julho de 2020

Cimarrón, não tem dono





21 de julho 
Por Sebastião Pinheiro

Vocês não imaginam como sou velho, certamente mais do que o cantor  Gonzaguinha parceiro de Paulo Coelho, pois eu conheci o recipiente de Mate Leão, "que já vem queimado" em lata, 1947. Refrescado na água do poço, quando não havia luz elétrica era a "água da vida" para famílias pobres. Que saudável. 

Na Escola de Agricultura, era a única merenda na tarde; muitas vezes ríamos com as mãos cheias de esterco ou sangue, e recebíamos o morno mate queimado cozido. Na Argentina, o mate cozido tinha um sabor diferente porque não era queimado, e alimentava muito mais. Passei a respeitá-lo quando um dos maiores boxeadores que vi, disse na rádio El Mundo: A força das minhas mãos se deve ao mate cozido da minha infância... 

É possível que não se entenda o significado, mas esse é o mate (companheiro), que é cimarrón, não tem dono. Foi assim que aprendi a amar o mate já adulto nos pampas argentinos com os mapuches na periferia de La Plata (Punta Lara), alguns deles "canillitas" como eu. Todas as manhãs, tomava o mate cozido e ia para a aula, almoçava, e à tarde mate cozido e jantava e depois de vender os jornais de "a sexta" retornava para casa à meia-noite e estudava por mais duas horas graças ao mate cozido. Então passei os primeiros 3 anos de faculdade dormindo menos de 4 horas, mas era o creme de lo creme, sem um mango no bolso. 

Minha grande estreia como estrangeiro foi nas aulas de Fitoquímica, a matéria mais difícil da minha carreira. Lá aprendi o processo científico, etnológico e cultural dos guaranis, e decifrei a liturgia a que se referia o campeão Monzón, a espingarda Santafecina. 

Quando você fica com um técnico antigo, começa a esquecer as coisas importantes e não aprende as coisas novas, o que me obriga ao mate diário por mais de duas horas e sozinho, talvez seja por isso que nunca me sinto sozinho ou fora de controle. 

Há cinco anos, tive a oportunidade de conhecer o produtor Vilson Ticiano Gehm de Seberí, produtor de erva-mate orgânica. O primeiro foi o escritor e etnólogo de mate que teve uma produção pioneira na feira (tianguis - livres) da Coolméia. Ticiano, filho do Sr. Vilson, pediu para fazer uma análise de sua erva-mate, e eu acompanhei o que ele fazia. Saiu um croma dos mais lidos que vi em minha puta vida. Ele só fica por trás do "croma" do cacto sagrado Lophophora sp., colhido por xamãs na Huasteca potosina ... Esse era algo de beleza inebriante... 

De Ticiano e seu pai, recebi a informação de que os alemães estavam exigindo que a erva-mate de exportação para eles, deveria ser colhida na Lua Cheia. O visitei, sua empresa e suas plantações. Pude ver o que aprendi de uma maneira muito bonita da geobotânica ou fitogeografia: o "curiy" (Araucária), fóssil vivo, das coníferas mais difamadas pela Primeira Guerra Mundial e que fez muitas fortunas no Sul do Brasil, mas também mortes e rebeliões, ele gosta de nascer sob a erva-Mate, pois ele precisa de muita sombra em sua infância. Para o que ele paga com uma erva tão inebriante, repito, quanto aquele famoso cacto. Um indígena Kaingang  no estado do Paraná me presenteou com um buquê de "caúna", sem saber que sou florestal. Eu disse a ele: - Isso faz cagar. Ele riu e disse: Não, quando ele está sob o "curiy", ele não tem esse problema. O problema é quando está no sol. Ah, sim, é perigoso e você tem que ser ligeiro..., tipoti. Eu agradeço a Deus por estar sempre aprendendo com quem sabe. 

Quando eles me falaram sobre os germânicos, eu disse a ele que iria estudar. Sim, é verdade que sou meio retardado, pois o tempo passou. Hoje existem tantas coisas novas, que eu não entendo, nos anos 80 os médicos conscientes falavam de "radicais livres", que os conservadores repreendiam ... Hoje o nome é diferente e tem uma fisiologia e metabolismo conhecidos em nível molecular; sua molecular e até mesmo em sua estrutura genética com as espécies reativas de oxigênio (Reactive Oxygen Species), ROS; Espécies Reativas de Nitrogênio, RNS; e já se começa a falar sobre RSS de espécies reativas de enxofre; além das tenebrosas metalothioneínas íntimas dos último ou dos Sideróforos, o ferro solúvel dos microorganismos é estratégico para todos os seres vivos. A erva mágica aqui dos guaranis. Mas as pessoas da agricultura moderna inescrupulosa e os generais do agronegócios corporativos não precisam saber do que se trata. 

Quando o parceiro de Raoní morreu algumas semanas atrás e quando ele foi internado, ele me lembrei o que me disse a jovem güera, güera em Oaxaca, estudante de antropologia em Berkeley U.: - Aqui com eles em uma semana você aprende mais do que em um ano em Berkeley. Sim, ela já deveria ter seu doutorado (PhD), mas a cada dia mais e mais Bibliotecas maiores que as de Alexandria são queimadas pela ignorância que destrói a sabedoria por não conhecer seu valor. Lembro-me do Marechal Rondon e seu mais alto respeito. Outros tempos, outros valores... 

Quando tomar um mate cimarrón, ou mate cozido alimento, pode entender por que um idiota sai de casa com um bastão escrito RIVOTRIL e é escoltado por um soldado preto, enquanto seu colega de farda pisa sobre o pescoço de uma mulher negra idosa. O mate te faz perceber: O segundo militar é diferente do primeiro, apenas por sentir-se apoiado e protegido por seu superior o "poder branco" que não está na cena. 
 
É uma lástima que nem todos tenham um mate, tereré ou mate cozido. Bem, o tempo passou e pude receber duas amostras do mesmo horto dos Gehm; Hinche, fiz a análise e não ia deixar em branco, nem caúna, tepoti jaguapoca, huinca.

***

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...