"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

terça-feira, 21 de abril de 2020

Xiririca

continuação de Hydroxicloroquina®
 

20 de abril
S. Pinheiro

Spooky começou com solene sarcasmo: - Xiririca é o nome poético tupi-guarani do ruído da água nas pedras em um determinado ponto do Ribeira do Iguape em seus meandros e banhos, mas em tempos de pandemia e notícias falsas (fake news) governamental e corporativo em nível mundial é arriscado se referir à poesia indígena, ainda mais pela posição política do governo nacional em ambos os temas. 

Vale do Ribeira
Xiririca é a região mais pobre do Estado mais rico do Brasil, o Vale do Ribeira* e pouca distância da capital do Estado mais desenvolvida. Na terra de "Bandeirantes" (garimpeiros de ouro e diamantes, aventureiros que deram a dimensão continental ao Brasil). A região é uma das primeiras colonizações do Estado, devido à sua proximidade com a Capitania de São Vicente e começou com a mineração de ouro no leito do rio. O escritório de registro do ouro e pagamento de tarifas mantém o nome de Registro e, onde muito ouro foi extraído, mantém o nome de Sete Barras de Ouro. A proximidade do mar e a baixa altitude criam uma belíssima paisagem pela cobertura tropical da "Amazônia Paulista", a Mata Atlântica na selva de Guaraqueçaba e manguezal com onças é algo único no mundo. 

Em outras partes de São Paulo, a natureza foi destruída para o cultivo de café, algodão, arroz e o estabelecimento de infraestrutura trouxe modificações já em meados do Século XVIII, o que ali não ocorreu, até hoje nossos dias, ainda não há ferrovias e ainda hoje é a menor infraestrutura em todo estado, com uma rota nacional e duas rotas locais. 

Devido à proximidade do mar e da altitude, é quente com chuvas constantes mais do que em qualquer outra parte do Estado. O difícil acesso fez com que os escravos africanos ocupassem suas terras devido ao risco e às dificuldades daqueles que ali tentavam capturá-los. 

Os migrantes japoneses se estabelecerão no início do século XX para produzir o chá, mas com o tempo o cultivo entrou em decadência. Com a política de corrupção, muitos se estabelecerão ocupando terras públicas para construir seu patrimônio e, nessas condições, o mais comum é o cultivo de bananas e, por mais de 80 anos, é a maior região produtora de banana do Brasil, coincidentemente é o maior produtor e consumidor de bananas do mundo. Com algo muito estranho, é um país produtor de bananas que nunca teve o cultivo industrial de bananas, como foi feito em todos os outros países da América Latina, onde não há camponeses produtores, mas grupos financeiros da família Rockefeller com suas United Fruit & United Brands. 

O nome Xiririca desapareceu em 1948, quando o município optou por imitar os vizinhos e adotou o nome de Eldorado, nome que em português não tem o valor do mesma denominação nos países de língua espanhola. Em Registro está um dos jornais mais antigos de São Paulo, A Tribuna do Vale fundada em 1889 com a mudança de regime ao instalar-se a república por meio de um golpe militar. 

A força industrial do Estado de São Paulo e a proximidade do porto de Santos, o maior da América Latina, além da conexão rodoviária com os três estados do sul do Brasil, não foram suficientes para haver progresso na região. 

De Xiririca, digo Eldorado Paulista, estamos interessados ​​nos últimos dias da democracia brasileira. Os militares criaram uma ditadura denominada de Estado Novo, que só terminou em 1946 com um constituinte (1947) com relativa liberdade devido à Guerra Fria e alinhamento obrigatório aos interesses do Ocidente. Em 1954, o suicídio presidencial quase fez renascer o totalitarismo fardado, mas havia um governo eleito que conseguiu terminar seu mandato com outro candidato eleito em 1960, o Sr. Jânio Quadros, que esteve no poder de 15 de março de 1961 a 24 de agosto de 1961, quando depois de decorar o médico argentino, arquiteto com Camilo Cienfuegos e Fidel Castro da revolução cubana. Jânio renunciou dizendo que forças terríveis atentavam contra seu mandato. Em alusão às forças armadas, já que os civis o haviam escolhido cinco meses antes e estavam esperançosos. 

A ascensão do vice-presidente João Goulart, um médico com propostas para realizar as reformas básicas para a modernização nacional, foi severamente questionada pelas forças militares, mas a participação decisiva de seus conterrâneos do sul paralisará a tentativa militar. 

O golpe ditatorial começou a ser organizado e os EE.UU. tinham muito interesses pois o Brasil tem um dos maiores exércitos do mundo com uma fronteira com toda a América Latina, exceto Chile e Equador, mas o que isso tem a ver com Xiririca, digo cerimoniosamente, com Eldorado Paulista? Tudo, pois João Goulart era do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), com doses de caudilhismo e populismo devido à influência hispânica desde do sul. 

No porto de Santos, os trabalhadores eram todos organizados pelo PTB e em Eldorado havia o deputado federal do PSB, Rubens Paiva, vice-presidente e relator da Inquisição Parlamentar no Congresso Nacional, denunciando as forças militares com seus financiadores disfarçados no Instituto de Investigações e Estudos Sociais - IPÊS em conluio com o Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBADE), com muito dinheiro comercial para o golpe militar organizado pelos norte-americanos. Rubens Paiva foi eleito pelos trabalhadores do porto de Santos e seu pai é o prefeito municipal de Xiririca, com licença, solenemente, Eldorado Paulista. 
"O ex-prefeito de Eldorado Jaime de Almeida Paiva (à esquerda, de óculos escuros) entrega uma homenagem ao governador Laudo Natel por ocasião da inauguração da pavimentação da Estrada Eldorado - Sete Barras (atual SP-165), 1972. Arquivo Público do Estadode São Paulo."
O golpe militar ocorreu no dia primeiro de abril de 1964, o Brasil é esdrúxulo, essa data é motivo de riso e os militares antecipam em um dia a comemoração para evitar as risadas. Em 10 de abril, no Ato Ditatorial Nº 1, é cassado o mandato de mais da metade do congresso nacional que são perseguidos para sua eliminação física, para os  que consegue fugir do país. 

Alguns voltaram à clandestinidade para se opor ao governo. É o caso de Rubens Beyroldt Paiva, cujo grande pai latifundiário, dos caudilhos ou coronéis dos tempos antigos, foi um dos criadores de Eldorado Paulista e seu prefeito duas vezes, a segunda vez em 1968 pelo partido político do regime militar, dono da Empresa Paulista de Navegação. Sinalizou para que Lisarb continuasse; percebendo o riso contido do altivo xamã, solicitou a palavra sem falar.

- Em uma região de busca de ouro, no leito do rio é necessário o usar do mercúrio, o metálico mercúrio para aglutinar o ouro coloidal dissolvido na água. 

Essa contaminação por mercúrio é cumulativa em peixes com riscos para os consumidores, como vimos em Ingatan e Minamata no Japão após a Segunda Guerra Mundial ou o "mal dos chapeleiros loucos", de acordo com "Alice no País das Maravilhas" do matemático de Carol Lewis. Em uma casa onde o dentista prepara amálgamas com prata, mercúrio e alumínio, a contaminação é constante. Além disso, todos os detonadores de explosivos são fabricados com Fulminato a Mercúrio fonte de contaminação nas Academias Militares por trabalho contínuo, principalmente por paraquedistas, que os carregam junto ao corpo. 

Os incêndios na Amazônia liberam grandes quantidades de Mercúrio, que contamina uma região gigantesca e suas populações indígenas. O Mercúrio atua no nível do DNA, RNA, alterando a vida. A questão é, um jovem com um nível de contaminação alimentar e um profissional pode ter sinergizado seus sintomas pelo coronavírus? 

Spooky deixou cair o charuto, Lisarb soltou um gemido que lo parió!

Impassível, o xamã concluiu solenemente: - Em "Teoria da Natureza", von Goethe diz: "A evolução ocorre na Natureza, enquanto Lutero dizia que na Sociedade é necessário Disciplina e Educação para alcançar tudo (saúde), ainda mais em uma pandemia". Fez um sinal para Lisarb e ficou em silêncio. 

Lisarb respirou: Le chapeloir fou. Spooky acrescentou: Mad Hatter e o xamã: verrückter Hutmacher. Todos começaram a rir simultaneamente. Lisarb deu o tom: o primeiro imperador chinês Qin Shi Huang Di tomou uma mistura de pó de Jade e mercúrio para alcançar a vida eterna administrada por seus alquimistas. 

O xamã afirmou que, com cinzas ricas em Silício e Cálcio e suco de frutas ricas em vitamina C, fermentadas para aumentar a Biotina e o ácido fólico, há eliminação do mercúrio e metais pesados ​​em crianças, adultos e idosos. 

Lisarb continuou: - Procurei o melhor trabalho já realizado, com respeito e referência. A BBC Brasil fez em 2019 uma matéria com 21 páginas e muitas fotos, com vários trechos dos discursos de Bolsonaro na Câmara Federal copiadas aqui como antologia. 

Nos discursos de Bolsonaro, o nome de seu par de farda  Lamarca aparece em 33 na sessão plenária da Câmara desde 1995. Como deputado, ele repetiu que, quando adolescente, foi baquiano (bate pau) dos militares na busca ao guerrilheiro na mata. - "Sou de Eldorado Paulista. Participei, de maneira muito discreta, porque tinha 15 anos, em busca de Lamarca, na Ribeira", disse Bolsonaro em uma sessão em março de 2012. 

Muito grave Lisarb destacou: Bolsonaro disse: - "Coincidentemente, a família de Rubens Paiva tinha uma fazenda na cidade de Eldorado Paulista, no Vale do Ribeira, São Paulo, chamada Fazenda Caraitá. O Sr. Rubens Paiva fez que a guerrilha, do traidor e desertor Lamarca ocupará sua fazenda para formar uma base de guerrilha ali", disse Bolsonaro em uma sessão de 2013. 

A mesma história foi citada em uma entrevista à Roda Viva na TV Cultura, como candidato à presidência. A afirmação de que ele ajudou nas buscas por Lamarca "ainda criança" levou a revista Época do Grupo Globo a publicar uma reportagem que dizia que Bolsonaro havia misturado dois episódios para melhorar sua biografia. 

No texto, o jornalista Plínio Fraga conta a história da chamada "criança conhecida" de Itapecerica da Serra que, em 1969, ao escrever o sinal de um Escaravelho, ele havia dado ao exército a primeira pista sobre Lamarca: uma "criança" que não seria o presidente, explica o jornalista. Fraga argumenta que, na passagem da guerrilha pelo Vale do Ribeira, um ano depois, não havia registro da ajuda de Bolsonaro. 

Embora a BBC News Brasil não tenha encontrado documentos sobre o envolvimento do presidente, os moradores que testemunharam a operação de busca dizem que era comum os militares pedirem e receberem conselhos de pessoas que conheciam os arredores, incluindo adolescentes. O contato entre os militares e a população era frequente, já que os soldados rondavam pela região por semanas. 

Lamarca só conseguiu escapar do Vale do Ribeira três semanas após o tiroteio. Filho do secretário de polícia de Eldorado na época, Antonio Avelino diz que era um informante do Exército e que narrou suas reuniões com Lamarca. Segundo ele, Bolsonaro fez o mesmo. - "Jair Bolsonaro também foi um informante. Conhecia bem a mata. Indicava por onde eles poderiam ter fugido". 

Hoje, Eldorado Paulista é a maior concentração de Quilombolas do Estado de São Paulo, com 12 quilombos, ameaçados por pessoas próximas a Bolsonaro que procuram tomar suas terras.
 ***

 -* "por que nunca antes, nem agora falam do por que isso. Erram (os jornalistalivres), pois estão colocando pessoal contra a pessoa e não contra a história verdadeira... vamos corrigir esta visão vesga. O Império Bolsonaro no vale da miséria

https://jornalistaslivres.org/imperio-bolsonaro-no-vale-do-ribeira/





Como foram os anos de formação de Bolsonaro em Eldorado-Xiririca, no interior de São Paulo


https://epoca.globo.com/como-foram-os-anos-de-formacao-de-bolsonaro-em-eldorado-xiririca-no-interior-de-sao-paulo-22921520?fbclid=IwAR1wbHZ3B37ywO67aQwj-IOgJ5XV6og9anHzBeCuq1mgsNv7bDVM2Ys_6PQ

-
Para Não Morrer na Praia, história da criatividade publicitária em Santos  http://www.fundasantos.org.br/e107_files/public/para_nao_morrer_na_praia_pdf.pdf 

- https://www.tribunapr.com.br/cacadores-de-noticias/curitiba/nomeado-por-bolsonaro-thiago-paiva-e-o-juiz-mais-novo-do-brasil-a-ocupar-vaga-em-um-tre/ 

- https://www.bbc.com/portuguese/brasil-42231485

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...