"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Cartilha do Projeto HortMOBI

Semeando Autonomia 

"15/04/2020. É com muita alegria, afeto e sororidade que compartilhamos com vocês o lançamento da cartilha do Projeto HortMOBI: Semeando Autonomia 🌻

O Projeto HortMOBI: Semeando Autonomia foi uma realização da COOPFAM em parceria com a EMATER - MG, NEA Raiz do Campo/IFSULDEMINAS e com a Piso Ambiental. 

O objetivo principal do projeto foi promover a segurança alimentar e nutricional e a soberania alimentar das mulheres e de suas famílias.

Foram doados 26 kits hortas e realizado um ciclo de 05 oficinas sobre técnicas de plantio e manejo de hortas orgânicas e agroecológicas. 

Este material é a compilação de todas as atividades e das pessoas envolvidas.

Para 2020, vem muito mais novidades por ai! 😊
Aproveite a quarentena e se delicie na leitura da nossa Cartilha 🥦🍅



CARTILHA
 
Segue o link para acesso : https://drive.google.com/file/d/1uPXdBIPUAl4ddQ07tkTofpglNC_AbFY3/view?usp=sharing

E aproveitamos para deixar o recado: Fique em casa. E consuma produtos dos pequenos produtores e produtoras. Valorize a agricultura familiar.

🥦🥬🥒🌶️🍅


Fonte: COOPFAM
  
Obrigado Sul de Minas Gerais! Depoimento


"Numa manhã de quinta-feira - 26/09/2019 – participamos de um projeto que é uma estrela de primeira grandeza tanto para a COOPFAM como para o cenário da mudança do paradigma de desenvolvimento local, sendo em comunidade ou em nível municipal e regional, no que tange aos cuidados da biodiversidade e da consciência do biopoder feminino na retomada da autonomia, da autoestima, da paixão pela terra, e do resgate da economia familiar, quando se está Organizado e se Busca as técnicas camponesas, milênios de saberes da humanidade abafados por biotecnologias e monoculturas impostas, ainda vigentes.  


Diante de uma meia roda de mulheres e amigos, e do querido professor Tião, em que apresentamos uma parte do curso Saúde no Solo, sortudo e feliz de fazer parte de um instante na história destes agricultores, como também da passagem por terras onde nasci, Boa Esperança, e de ver tanto comprometimento, agradecimento e avanços desses camponeses mineiros; quando penso em escrever este depoimento, percebo em mim e na visibilidades delas e deles, a importância de reconhecer no projeto MOBI – Mulheres Organizadas Buscando Independência, um exemplo para assegurar uma agricultura diversificada, que é a base para a integração das inovações nos programas, muito além do desenvolvimento agrícola, mas com maior envolvimento de produtores e produtoras, principais agentes e integradores das mudanças materiais e culturais, para “satisfazer as necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas”, da Comissão Bruntland.


Com esperança, volto também mais lúcido em lutar por um modelo de agricultura da Paz, sem venenos ou transplantes genéticos – transgênicos – apoiando as Mulheres e Jovens como sujeitos desta transformação social, resistência e liberdade econômica, muito mais as mulheres, pois como bem disse o professor, “a mulher possui mais amor e fazem as coisas com maiores responsabilidades”. Muito obrigado a todos/as da COOPFAM, HortMOBI, Leonardo Pinheiro e família, e a Mariana Martins, à frente deste movimento feminino, aos estudos e Agroecologia. Atento, Oliver Naves Blanco"




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...