"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sábado, 4 de dezembro de 2010

Assentamento Zumbi dos Palmares - IARAS / SP

Agrocentro - Escola Popular Rosa Luxemburg
          
          Entre os dias 26 e 29 de novembro, fiz uma visita ao Assentamento Zumbi dos Palmares em Iaras, região central do Estado de São Paulo. Área grande e, com muitas manchas de Cerrado, sendo este, um importante bioma de transição para a Mata Atlântica - quase totalmente substituída por plantios madereiros.

          Solos arenosos e de um Latossolo amarelo ao amarelo vermelho, a Reforma Agrária ali assentada,  deverá bordar um novo espaço de produção diversificada. Recompor e aproveitar as frutas do Cerrado  (pequi, pitanga, marolo, gabiroba, etc) podendo propiciar a posterior, uma renda sustentável aos assentados, assim como, substituir a monocultura de eucalipto e pinus, dominantes na maior parte da região, por  novos plantios de espécies arbóreas - guanandi, teca, mogno africano, etc. 

          Creio que, Iaras deverá ser um grande palco para a introdução do iLPF - intregação lavoura, pecuária e floresta; deve-se priorizar a integração de Sitemas Agroecológicos tanto Animal como Vegetal para que no futuro se tenha a recomposição dos biomas, como também, possibilitar o desenvolvimento de uma agricultura eficiente e autônoma.

          *Saiba mais: Em Iaras, o MST produz

*** Fotos ***














































Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...