"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sábado, 2 de julho de 2011

Cartilha: Sistema Agroflorestais em Espaço Protegido


                                                                                                        via (At 30,000 Feet and You're Invited!)
Caros,

O Departamento de Proteção da Biodiversidade da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio do Projeto de Recuperação de Matas Ciliares (PRMC), elaborou uma cartilha sobre implantação de sistemas agroflorestais em espaços protegidos, com o importante apoio de técnicos, agricultores e profissionais.

A cartilha foi publicada e já está disponível online na página de publicações do PRMC, por meio do link abaixo:

- Sistemas Agroflorestais em espaços protegidos

O material foi elaborado tendo como público alvo o de agricultores familiares, com ênfase em ilustrações explicativas e linguagem direta. A ideia é auxiliar o agricultor a:
 
- compreender como certos espaços estão protegidos pelas leis ambientais
- aprender a identificar esses espaços em sua propriedade rural
- entender em quais desses casos poderá cultivar sua agrofloresta
Essas situações estão previstas na Resolução SMA 44/08, de modo que a cartilha se aplica ao Estado de São Paulo. Procedimentos específicos para implantação do SAF e para apresentação do projeto ao órgão licenciador não estão contemplados, e deverão ser objeto de uma próxima publicação.

Esperamos que a revisão do Código Florestal não comprometa demasiadamente seu conteúdo (nem a conservação ambiental), visto que durante sua elaboração não poderíamos prever quais alterações poderiam ocorrer na legislação federal.

As entidades e profissionais que desenvolvem trabalhos junto a agricultores e tem demanda de utilização da versão impressa desse material, por favor nos sinalizem até o dia 15 de Junho, enviando o nome, local de atuação, trabalho que desenvolvem e dados para contato (e-mail/telefone), indicando a demanda (n. de exemplares), de forma que tentaremos atender as solicitações na medida do possível, já que a tiragem é bastante limitada.

Se houver qualquer dúvida em relação ao material, estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Inclusive temos grande interesse em obter o retorno daqueles que utilizarem a cartilha, informando se a leitura/ compreensão foram fáceis, quais os pontos que mais auxiliaram ou foram deficientes, etc.

E contamos com sua ajuda para a divulgação da publicação entre as instituições interessadas.

Atenciosamente,

Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais
Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...