"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Mosquito Transgênico


Prezados, a CTNBio ( Comissão Tecnica Nacional de Biossegurança ) está para liberar o mosquito transgênico, Aedes aegypti , da empresa Oxytec, com promessa de controle da dengue, embora seja de conhecimento de que nenhuma técnica isolada é efetiva para seu controle.


Existem controvérsias científicas sobre a eficácia e segurança deste mosquito transgênico, relatadas em vários trabalhos científicos publicados em revistas conceituadas. 

Em nenhum lugar do mundo esta liberação comercial foi aprovada, no Brasil este processo está ocorrendo de forma acelerada e irresponsável por motivos políticos e econômicos. 

Faltam estudos básicos solicitados por membros da CTNBio que não foram devidamente elucidados.

A técnica apresenta falhas, entre elas o fato de que existe escape de fêmeas que são férteis e de ocorrência de machos não estéreis nas liberações, ou seja estamos introduzindo massivamente uma população de mosquitos que embora sejam da mesma espécie é uma população exógena, sem termos a exata dimensão de sua potencialidade de ser mais ou menos eficiente na transmissão da doença.

As bases internacionais de regulação e avaliação de risco regulamentando os insetos transgênicos, em particular, dos mosquitos transgênicos, estão ainda imaturas. 

Mesmo nos Estados Unidos, normalmente mais flexíveis na liberação de OGMs o assunto ainda está em discussão, para liberação dos mosquitos transgênicos na Flórida, uma vez que isto é um fato completamente novo com que o mundo regulatório não está familiarizado.

Houve uma convocação da Organização Mundial de Saúde para desenvolver os princípios norteadores para a avaliação dos mosquitos transgênicos,mas que ainda não está concluída.

Mas a CTNBio de forma apressada e num claro desrespeito ao princípio da precaução, está aceleradamente aprovando sua liberação comercial.

O Brasil se propõe a submeter a sua população a ser cobaia de uma experiência irresponsável, pois ainda não foram concluídos os estudos das liberações em campo com a presença da população, em nosso território e tampouco em nenhum lugar do mundo e já está para ocorrer a liberação comercial, algo inadmissível, cientificamente , eticamente e moralmente.

Se você não quer ser cobaia de uma empresa que visa o lucro ao custo de expor a sua saúde e de sua família, assine e divulgue esta carta, que tem a intenção de barrar esta liberação absurda e prematura.

José Maria Gusman Ferraz

O Estado de SP, 25/04/14 -  entrevista com o prof.  José Maria Gusman Ferraz. 

 "Davi contra o Golias transgênico"

"O cientista José Maria Gusman Ferraz fez parte, por três anos, da CTNBio, a comissão que libera o uso de transgênicos no País. E denuncia a displicência com que as plantas e outros organismos geneticamente modificados são aprovados na comissão. A mais recente aprovação, que Gusman Ferraz considera absurda, é a do mosquito transgênico contra a dengue" 



Compartilhe a petição!
CTNBio Comissão Técnica Nacional de Biossegurança: 
Não aprovem a liberação comercial do mosquito transgênico

09/04/2014
Mosquito da dengue transgênico pode ser liberado no Brasil (Tarso Veloso | Valor)

2 comentários:

http://genpeace.blogspot.com disse...

Pois é, o Ferraz julga que, depois de mais de 3 anos de tramitação na CTNBio, desde a primeira liberação planejada até a liberação comercial, e após uma detalhada avaliação de risco, baseada em centenas de artigos científicos e dados gerados dentro e fora do país, resta ainda alguma dúvida sobre a segurança destes mosquitos. Mas não resta: a liberação comercial foi aprovada por 16 votos favoráveis e um voto contra. A discussão detalhada sobre a avaliação de risco pode ser lida em http://genpeace.blogspot.com.br/2014/04/mosquito-transgenico-para-controle-da_12.html

Paulo disse...

Se quiserem ler uma detalhada análise dos possíveis riscos deste mosquito e das hipóteses fantasiosas trazidas à Plenária pelo grupo ao qual o Ferra\z se alinha, leiam http://genpeace.blogspot.com.br/2014/04/mosquito-transgenico-para-controle-da_12.html

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...