"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

terça-feira, 24 de junho de 2014

"Insumos e receitas"


"A agricultura orgânica não é um pacote definido de técnicas ou receitas. Não se constitui em uma alternativa tecnológica de substituir velhos insumos por novos insumos. Ela é a conjugação de uma série de tecnologias aplicadas principalmente à realidade e à dinâmica social, cultural, econômica, ambiental e política de cada comunidade campesina com a qual se pretende trabalhar.

"Na agricultura orgânica não existe a receita ou o insumo milagroso que todos esperam e que se resolve num instante; o que existe são muitas dúvidas e perguntas para trilharmos um longo caminho para experimentar, no que redescobrir com a sabedoria campesina, antigos, mas novos critérios da sustentabilidade e autodeterminação para o campo.

"A 'revolução verde'* para a agricultura, representou mecanização, fertilizantes e venenos; considerou o solo como um insumo a mais. Não considerou a terra como um organismo vivo e integrado, para os vegetais como alimentos que devem ser sadios, e para os trabalhadores agrícolas e suas famílias como construtores de uma riqueza que não se pode e nem se deve, ser paga com sua saúde.

"Não existem desgraças ou maus momentos no campo onde não estão presentes as mãos diretas da industria dos venenos através da extensa deformação e servidão da maioria dos profissionais do setor agropecuário, no que se destaca os agrônomos".  

*chamada de Involução Verde, pelo agrônomo Oliver Blanco.

Biofertilizantes preparados e fermentados a base de Merda de Vaca_p. 131_Manual Prático - O ABC da agricultura ogânica - fosfitos e Pães de Pedra_Jairo Restrepo Rivera . Julius Hensel



_______________________________________________________________________________
O curso poderá ser parcelado, consultem:               CursoagriCulturaOrgânica
                     e-mail:  agr.organica2013@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...