"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Manejo Sustentável..?

Karina Oliani, protagonista do canal Discovery, no programa exibido no domingo, 03 de maio 21h30. Madeira!


"Madeira!

Domingo, 3 de maio, às 21h30
No meio da floresta amazônica brasileira, Karina se une a um grupo de extratores legais de madeira com certificação ambiental. Para alcançar as árvores a serem cortadas, eles precisam se virar sem abrigos apropriados, comida ou água. Cobras venenosas e outros animais, tais como onças e tarântulas, estão à espreita, e a clínica mais próxima fica a horas de distância. Operar a motosserra para cortar as árvores é tão árduo quanto perigoso, e Karina não tem experiência. Mas ela está disposta a realizar o trabalho e vencer o desafio." fonte: webventure18

Neste domingo, e com muita coisa na mente, acabei assistindo o programa da série do Discovery Aventura ao extremo, com a Karina Oliani. Em destaque na chamada acima, 'GRUPO DE EXTRATORES LEGAIS DE MADEIRA COM CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL', vi três jovens de descendência indígena derrubar 3 árvores mães, seres gigantes da natureza exuberante da Floresta Amazônica. Fiquei, confesso, horrorizado! É essa a proposta de manejo sustentável para a Amazônia? Acreditei ter ouvido não-madeireiro... 

A cada queda, um grito: Madeira e o apito de alerta! A apresentadora, também sentiu, que a necessidade em se cortar uma árvore mãe daquelas a trazia um certo constrangimento pela experiência em que acabava de presenciar. Dava para ver no seu semblante.. Para cada árvore derrubada durante o programa, ela citava o que o grupo disse a ela: que a árvore iria ajudar a família e tal...?

O que é árvore mãe? Acredito que o vídeo a seguir possa elucidar:

A Comunicação Entre As Árvores from Masanobu Fukuoka on Vimeo.

Assistindo o programa você terá condições de julgar o acochambro do Governo e suas Instituições, nas políticas de proteção de um patrimônio principal do Planeta.  A situação insustentáveis dos jovens madeireiros (são essas, as condições de trabalho? como exibida no programa); havia um Engenheiro, um fiscal do IBAMA... nada! A Karina pergunta a um deles o que viraria a ÁRVORE após a derrubada: "pau de vassouras, palitos de fósforo, etc..." 
fonte: brasil discovery

Manejo Sustentável é o caralh...! Blá, blá, ti, ti.


Então, fiquemos atentos:
   


http://expedicaoyanomami.socioambiental.org/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...