"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sábado, 22 de maio de 2010

O que é CACHAÇA

O que é CACHAÇA
Por L.Blanco Cachaçaria Mel na Boca

Destilado alcoólico, a cachaça, pinga cana, caninha é uma aguardente da cana-de-açúcar (água+ardente, água que arde). Bebida genuinamente brasileira, inventada em 1533 na capitania de São Vicente - atual Santos, Estado de São Paulo. Desde o seu nascimento a cachaça é a bebida do povo brasileiro, democrática, farta e comum. Símbolo da nacionalidade, da nossa identidade cultural, da nossa independência e soberania.

Antes de ser um produto econômico, uma mercadoria, a cachaça é uma das mais belas e caras expressões da cultura brasileira. "O termo CACHAÇA" como o som que falamos e o significado que conhecemos é uma palavra brasileira, do português falado no Brasil, vem do espanhol "cachaza", que na idade média denominava uma "bagaceira de qualidade inferior".

A cachaça pode ter fabricação industrial e artesanal. São volumes e tempos diferentes, processos e equipamentos diversos. A cachaça artersanal é destilada em alambique de cobre em pequena quatindade seguindo práticas consagradas à quase 500 anos. O tempo de produção é lento no clima da Terra. Toda reação físico-química nas suas fases de produção acontece naturalmente, sem interferência humana e sem a adição de substâncias artificiais.

No processo artesanal são despresados o início do destilo de (10 a 15%) conhecido "cabeça" e o fim do destilo (10 a 15%) conhecido como "rabo", partes tóxicas imprestáveis para quem procura produzir um produto de qualidade. Aproveita-se apenas o "coração" do destilo, parte nobre do processo.

O alambiqueiro é um mestre que faz cachaça com sabedoria e com o "coração" do destilo e com o seu coração, pois é um ofício que exige amor, serenidade, sensibilidade, doação e generosidade.

A cachaça artesanal pode exibir estruturas químicas perfeitas e virtudes sensoriais de aroma e sabor exuberantes. O aroma da cachaça é inigualável, "é mais rico que o do Whisky, run, vodka e tequila". Para lembrar, uma loa - a água é a melhor bebida do mundo e a cachaça, bem a cachaça é do outro mundo. Voltemos ao assunto na próxima edição. A cachaça para celebrar a vida é consumida ou degustada com moderação.

"A cachaça de boa fé é Santa"
Texto: publicado na Revista Harmony - valorizando seu negócio Ano 2 - Edição 4 - nº 4 Fevereiro - 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...