"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

S O F T W A R E S

EMBRAPA DISPONIBILIZA SOFTWARES PARA DOWNLOAD GRATUITO


Laboratório de Imagem
Softwares Gratuitos


Ferramentas imprescindíveis à tomada de decisão, rápidas e precisas estão sendo disponibilizadas gratuitamente pelo laboratório de Imagens e Modelamento da Embrapa Instrumentação Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Faz parte de uma série de ações programadas para marcar o aniversário de 25 anos que a Embrapa Instrumentação Agropecuária completa em 18 de dezembro de 2009. Ao longo do ano, vários softwares serão lançados em eventos específicos, de acordo com a finalidade de cada um e disponibilizados nesta página.

Estão sendo disponibilizados sistemas para análise de raízes e fibras, para análise de madeira e troncos de árvores, sistema para inspeção em campo através de pocketPC, software para monitorar animais em movimento, análise foliar, sistemas para classificação e segmentação da cobertura do solo, sistema para modelagem utilizando técnicas avançadas como multifractal e Wavelets, sistemas inteligentes para detecção da Morte Súbita dos Citros. Dentre outras.

Para iniciar, pode ser visto o que é uma metodologia precisa e poderosa para os pesquisadores e sivicultores avaliarem o crescimento da árvore e a qualidade da madeira. O software utiliza técnicas avançadas de análise de imagens com os recursos necessários para extrair as informações ali contidas e transformá-las em decisões gerenciais, possibilita o registro de crescimento passado de uma árvore, mediante a contagem e medição dos anéis de crescimento de seções transversais tomadas a diversas alturas no troco. O pesquisador explica que a análise de inventário qualitativo (DendroCronologia) permite, entre outras coisas, a sincronização das medidas dos anéis de crescimento e determinação do número de anéis ausentes como indicadores do grau de danos sofridos pelas árvores.

O foi desenvolvido com técnicas avançadas de processamento baseadas em sistemas inteligentes, para se obter avaliações rápidas e precisas da cobertura vegetal do solo, classificando as imagens adquiridas para facilitar a quantificação de alterações e geração de mapas temáticos visando o monitoramento de pragas, doenças, deficiências na lavoura ou até em necessidades específicas. Com isso, produtores e consultores tem informações para realizar o diagnóstico e prognóstico e, assim, fazer o acompanhamento do desenvolvimento da lavoura.

Já para a análise foliar, incidência de doenças, pragas e deficiências, a partir de imagem digital está sendo disponibilizado o , que auxilia na identificação e diagnóstico de deficiências nutricionais, incidência de doenças e ataque de insetos, além de permitir medições de área, comprimento e largura da folha e de regiões danificadas. O sistema ainda tem a vantagem de analisar as imagens coletadas de forma individual ou em lotes. O pesquisador lembra que a interface amigável faz do uma ferramenta fácil de ser usada até por principiantes e especialistas em plantas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...