"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sábado, 9 de junho de 2012

Entrevista com Frances Moore Lappé

No artigo "A crise ambiental é a crise da democracia" por Stephen Leahy, da IPS

"No clássico estudo World Hunger: Twelve Myths, publicado agora em edição revista, a especialista em desenvolvimento Frances Moore Lappé que junto de seus colegas do Instituto de Política Alimentar e de Desenvolvimento fizeram um relato detalhado da produção de alimentos no mundo, o qual surpreendeu muitos leitores. Mostraram que a abundância, e não a escassez, é a palavra que melhor descreve a produção de alimentos no mundo atual. No decorrer dos últimos 30 anos, o aumento da produção global de alimentos superou em 16% o aumento da população mundial. Nesse período, montanhas de cereais excedentes empurraram para baixo os preços no mercado mundial. O aumento da produção de alimentos superou o da população em todas as regiões do mundo, exceto a África, nos últimos 50 anos. Num estudo feito em 1997 nos paises em desenvolvimento, constatou-se que 78% de todas as crianças desnutridas com menos de 5 anos moram em paises que produzem um excedente alimentar. Muitos desses paises, em que a fome é uma realidade cotidiana, exportam mais produtos agrícolas do que importam.
Essas estatísticas evidenciam a má-fé da idéia de que a biotecnologia é necessária para alimentar os famintos. As causas radiciais da fome no mundo não tem relação alguma com a produção de alimentos. São a pobreza, a desigualdade e a falta de acesso aos alimentos e à terra. As pessoas ficam com fome porque os meios de produção e distribuição de alimentos são controlados pelos ricos e poderosos. A fome no mundo não é um problema técnico, mas político. Quando os execultivos das empresas agroquímicas afirmam que a fome continuará a menos que a biotecnologia mais recente seja adotada, eles ignoram as realidades sociais e políticas. Diz-nos Miguel Altieri: "Se as causas radicais não forem sanadas, as pessoas continuarão com fome, independentemente da tecnologia adotada."" (CAPRA, As conexões Ocultas, páginas 197 a 198).
fonte:http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2012/02/100109-20120208-227x300.jpg?9d7bd4 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...