10 de janeiro, por Sebastião Pinheiro
Trofobioses, considerada uma "partícula", como fazem os físicos para descobrir a origem das coisas que procuram. No nosso caso, para entendê-la na Vida, assim ela é o resultado integral da melhor transformação de energia em uma célula e simultaneamente em todas as células de um indivíduo, que totalizam mais de 500 milhões de células, e por conseguinte em todas as células de sua comunidade, interconectadas às células de todas as demais comunidades que compõem a Vida nesse planeta, levando em consideração o sistema solar, a galáxia, outras galáxias, buracos negros e outros corpos estelares do Universo. Na foto do filme “Os Dez Mandamentos” a disputa entre Moisés e o poder, com a magia das cobras, antes do anúncio das pragas... uma aula de trofobioses: O sujeito evita as pragas, o objeto controla as pragas, por isso a serpente de Moisés, no filme, engole a serpente de Ramsés... a liberdade é outra coisa...
Isto é muito, mas muito pretensioso, porém é a única maneira de definir as pandemias. Ela é a ausência de trofobioses celular, o que nos obriga a adentrar no metabolismo da célula para aprofundar a trofobioses molecular, mais adentro no gene, metagenômica e metaproteômica. Não alcançamos a partícula desejada, mas entendemos a energia que ela produz ou entalpia.
No caminho inverso desde a entalpia metaproteômica no recôndito íntimo de um habitat, é possível alcançar a trofobioses universal, ou cósmica seja na visão antropogênica ou fora dela.
O neologismo criado por Francis Chaboussou há mais de 90 anos, é conhecido pelos seres vivos mais primitivos. Quando a domesticação das plantas e animais para aumentar as colheitas e os rendimentos houve uma intervenção contra a trofobioses e ela foi cada vez mais profunda, no entanto manteve a mesma "entalpia".
O que alertou o cientista foi que, ao adicionar um elemento ao solo alterava sua energia e consequentemente o metabolismo das plantas (indivíduo), mas antes disso, ele já havia alterado alguns indivíduos e seu grupo na composição microbiana daquele solo. (comunidade), com repercussões em todas as outras comunidades, tanto vegetais, animais e partículas parasitas como os vírus das pandemias. Mas as safras (colheitas) produzidas não tinham a reposição de energia na mesma proporção e velocidade, o que alterou o ciclo da matéria orgânica, cada vez mais antropogênica.
Demonstrar isso é fácil adicionando uma fonte
de Nitrogênio solúvel ao solo, pois antes de vermos um efeito nas plantas deveríamos procurá-lo em cada uma das espécies de microrganismos no solo, depois em sua comunidade e finalmente em todo o ecossistema ao longo do tempo/espaço. É óbvio que isso é interesse individual/comunitário diferente entre as relações sociais de poder.
Chaboussou trabalhou com o impacto negativo dos agrotóxicos nos cultivos e foi buscar suas razões visíveis e não a partir de onde ocorria os danos.
Arthur Primavesi citado por ele em seus livros afirmava que o uso de fertilizantes químicos altamente solúveis na cultura do arroz irrigado no sul do Brasil eram responsáveis pela epidemia de ataques do fungo da “queima do arroz” (Pericularia orizae). Isso não interessava ao poder, já que o uso desses produtos eram um meio para facilitar a produção mais barata de explosivos para a corrida armamentista. Durante a Segunda Guerra Mundial, Müller e Börger, 1941 cientistas alemães Kayser Wilhelm Institute determinaram que as batatas adquiriam imunidade ao contato com o fungo da obscenidade da batata e criaram o termo fitoalexina. Mas isso foi escondido pelas mesmas razões acima por mais de cinquenta anos.
No "Ciclo da Matéria Orgânica Antropogênica" na agroecologia indígena-camponesa, deixa óbvio que a "trofobioses" sempre será alterada com a adição de energia externa fora das integrais do ciclo, por proporcionar porções derivadas de efeitos deletérios não levados em consideração pelo poder central, até transformar-se em "deseconomias externas" de seu modelo (processo) e será substituído.
É por isso que um governador ou presidente busca liberar agrotóxicos proibidos nas sedes do poder para cumprir sua subordinação. Da mesma forma que anular decisões contrárias a eles por pressão de seus embaixadores, banqueiros ou empresas em suas ações piratas.
Para realizar efetivamente a trofobioses, sem esoterismo, magia ou crença é necessário compreender que existem quatro dimensões na agricultura: solo - planta - humano (espiritualidade) - clima, baseada na ciência e não na ignorância, servidão e corrupção.
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."