Na Sociedade Industrial, a tecnologia adquiriu personalidade e se transformou em Totem (agrotóxicos, fertilizantes solúveis, sementes manipuladas, subsídios oficiais disfarçados de políticas camponesas etc.).
Churingas (ou Tchuringas) são os registros de Jacques Lacan do real, do simbólico e do imaginário. A foto postada por Profa S.S. Sanchez Barba é uma churinga compreensível para os agroecólogos no estruturalismo de Claude Lévi-Strauss.
Derrubar totens não é fácil. Só com Churingas muito, mas muito fortes, como na foto.
O Agroecólogo/a que trabalha em movimentos sociais, reforma agrária e como Bombeiro deve pensar no futuro 50 anos antes e os totens desmoronam, pois as CHURINGAS são uma memória viva intergeracional milenar, conhecida como sabedoria camponesa. FELIZ comemoração estamos juntos espiritualmente, em pé, a pé ou montados. Vivas para os agroecólogos. Viva.
Biopoder Camponês e Agrobiodiversidade SESC - Sorocaba - SP. 21/01/2021
Um dos temas de maior preocupação na atualidade, que diz respeito à soberania alimentar, é a questão de "Saúde no Solo" e o salto de qualidade necessário para acompanhar a produção agroecológica. Sob essa perspectiva, a transmissão busca apresentar o papel do extensionista agroecológico (bombeiro agroecológico) dentro da estrutura educacional de assentamentos, quilombos, terras indígenas e outras populações tradicionais.
Com Sebastião Pinheiro, agricultor agroecológico Email para envio de dúvidas | Sebastião Pinheiro: juquira@gmail.com
Contatos:
agroecologia7.0@gmail.com ranieraaparecida@gmail.com agroecologia7.0@gmail.com
Acompanhe Sebastião Pinheiro nas redes sociais: facebook.com/juquiracandirusatyagraha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."