"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

'Pergunte ao Solo e às Raízes'

'Uma análise do solo tropical e mais de 70 casos resolvidos pela agroecologia'

Novo livro (ISBN 9788521318378) de Ana Primavesi lançado recentemente pela editora Nobel apresenta um resumão com uma pegada bem prática de outras obras da autora, como o clássico Manejo Ecológico do Solo.

O livro é do tipo que você não para de ler, pelo menos para quem é da área rural, e pela qualidade das informações e importância, é leitura sine que non, acessível a todos os cidadãos. Agricultura não é só produzir alimentos, é uma questão de salvar o Planeta!

Bem, como dizem os indianos: "a violência urbana tem origem na decadência dos solos", portanto, os escritos, o legado da Dr. Ana, mulher guerreira que se dedicou a vida pelo manejo correto dos solos brasileiros, devem chegar aos mais carentes, principalmente aos moradores periféricos das grandes e médias cidades.

O livro é uma ferramenta que traduz à nossa atual rebeldia, as questões técnicas e emergenciais sobre a agricultura. O sistema agroindustrial sobre o domínio das grandes Multinacionais, tendo o Estado como cúmplice, está em guerra com a Terra e o destino é a extinção. Portanto, é preciso despertar a importância de ocupar os milhares de hectares de solos degradados em todo o Brasil; organizar-se-ão no resgate da cultura em propagar a biodiversidade na terra, pois se não o:

"Sepulcro mediano me mate nesta tarde
Beberemos desta água, Nicodemus
Oremos, pois vamos suar veneno"

Aos extensionistas, estudantes, e a todos os cidadãos cuja a urgência de inclusão socioambiental e também de segurança alimentar, tornou prioridade alarmante neste século, assim no caminhar diário, ter em pauta o entendimento sobre a agricultura em solos tropicais.

O inimigo está na embalagem nova de conceitos antigos. O consumismo adormecido trouxe a seca de presente, e o futuro...? quanto mais ouvirmos o bipe do caixa registrador dos SuperHiperMercados mais próximos estaremos da extinção.

Voltar ao campo, voltar ao campo, voltar ao campo...


_a cartilha: O Solo Tropical - casos - Perguntando sobre o solo, foi cedido gentilmente pela Ana Primavesi ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST_

Quase tudo que está no livro também está na cartilha _ACESSE AQUI_

Valeu Ana!!!


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...