"

'Ofereço-me para cooperar com amor a fim de compartilhar a abundância de meu coração.'
'Comunico-me sem apegos e descubro a harmonia de evoluir na Terra.'

domingo, 22 de novembro de 2015

Idiossincrasia Nacional

por Sebastião Pinheiro

2 amigos honraram essa página com 4 provoco(-preocupa)ções: Agente duplo Cubano; Glyphosate não-cancerígeno; Nutrição e Lama Vermelha em Mariana. Ás voltas com a apresentação sobre Biopoder Camponês e Mudança Climática para a Associação Brasileira pela Reforma Agrária, nem respondi. Nesta atmosfera instigante chegou o dia 13 de novembro (eu jamais saio de casa, pois tudo que aconteceu de ruim comigo foi em um dia 13) em Paris.
Eu peguei um papel e as idéias que vinham à cabeça sobre as postagens eram anotadas, pois a disciplina cabocla impede elidir a responsabilidade esperada e a possibilidade de integrar as 4 postagens é inerente à idiossincrasia nacional.
Sobre o oficial cubano, confesso agente duplo, talvez ele tenha se precatado, mas pela teoria matemática dacomunicação de Claude E. Shannon & Warren Weaver toda fonte é emissora e receptora. O problema é que na maioria das vezes não se sabe disso e pensa que serviço de inteligência é gente do governo metendo o bedelho na privacidade alheia. A CIA quando pagou aos países nacionais, seus desafetos, para torturarem presos de Guantánamo (Líbia, Síria, Marrocos etc.) não estava contratando serviços, apenas construindo redes de comunicação e complexando seu problema em um laboratório social natural.
As equações de George Boyle transformadas em algoritmos para os quais basta uma sentença no Facebook ou e-mail permitem avaliar eventos sob sua ótica com foco direcional. Façamos o link com a profissional da Nutrição. O jovem da ilha Caribenha ficaria surpreso, mas o sistema de Extensão Agrícola inaugurado no STICA no Paraguay em 1942 serviu de embrião para a Extensão Rural na América Latina, começou em 1906 quando o Grupo Rockefeller foi obrigado a diversificar investimentos. Em 1930 os matemáticos Max Mason e Warren Weaver (voltou ele) partiram para estudar na Alemanha a construção daquele projeto, onde a carreira profissional de Economia Doméstica, um curso feminino fora proposto na Encíclica Papal “Casta Connubi” do papa Pio XI em 1930, concomitante sobre a Conferência Interamericana em Washington (1930) sob o tema “A mulher no Campo (Agricultura)”. A grande defensora desta participação foi Catherine Esther Beecher autora do livro Tratado de Economia Doméstica para o uso de Jovens esposas no lar e nos estudos que é o livro texto daquela profissão, agora elevada pela Nutricionista, pelas necessidades mundiais e atrevo-me a dizer a Nutrição é hoje, junto a Meteorologia mais importante que a agronomia, professor primário ou religioso na sociedade nesse modelo. E não se ofendam, pois tudo isso foi pensado, planejado e executado por ações de inteligência, que às vezes tomamos conhecimento quando interessa à mesma.

O amigo Oliver insere um link de agronegócios e se indigna com a afirmativa que Glyphosate não causa câncer. Se o link fora de um renomado instituto de Saúde Pública, tampouco traria surpresa, pois a prática hoje das corporações é distribuir cartões corporativos para proteger em ação de “inteligência” seus interesses. Vejam que até mesmo os governos de forma caricata usam a expressão: “cartão corporativo” e cartão de gastos oficiais de Estado ou coisa parecida. Até os diplomatas, que era função de Estado, agora é Agente de Relações Internacionais para o Mercado (sem ofender ninguém), assim é a “inteligência”.

Se oculta o nome dos herbicidas testados na Operação Ranch Hand no Vietnã. Esconde-se hoje que nos catálogos da própria Monsando em inglês ele era proibido na limpeza de bosques nos Estados Unidos para proteger os cervos de cola branca e alces, pois a vegetação dessecada atraia mais os herbívoros e o envenenava ao destruir a microflora ou microbiota. Já em 1985 a própria empresa publicou o livro “The herbicide Glyphosate” de Grossbard & Atkinson onde se demonstra como ele inibe a síntese de aminoácidos aromáticos e a formação de Metal-proteínas, que na grande maioria são enzimas. Como o Glyphosate é um poderoso bactericida e fungicida com amplo espectro de ação, principalmente sobre os saprófitos a empresa o patenteou em 2014. Com um detalhe que dois patogênicos, as Salmonellas e os Clostridium altamente perigosos são resistentes à ação do herbicida. No rúmen dos herbívoros já em 1985 veterinários alemães foram aos EUA organizar o amanhã, que para eles é sempre ontem. Hoje 30 anos depois temos o novo segmento cientifico, econômico, inteligente da metagenômica de biota fecal.
A tragédia grega nos EUA e também no BR com o Fecal Microbiota Transplantation, que o brasileiro se envergonhou com as imagens escatológicas postadas, na mesma lógica da “inteligência” e visavam à reflexão sobre a mudança de paradigma: Fim da esterilidade, pasteurização como sinônimo de higiene e pureza construída na época de Liebig-Pasteur em 1842 com seus fins e interesses; Início do domínio sobre os micróbios que não podem ser isolados, nem sequer cultivado em laboratório. O número total da microbiota fecal é 4 a 6 elevado a potencia 30, dos quais somente 0,01% podem ser isolados e dos quais 99,99% não se conhecem os métodos de cultivos. Este segmento da economia vale, verbi gratia o OPENBIOME BANK inversões de mais de trilhões de dólares nos próximos anos. A ingestão ou introdução fecal no organismo com propaganda e inteligência ou inteligência ao quadrado fica bem mais fácil e rentável. Afinal a correlação “Glyphosate - Fecal Transplantaton” é similar à de “Margarina – Manteiga” ; “Poluição – Câncer” ou “Impunidade – Corrupção (Violência) e outras que aprouver.
Por último já faz duas semanas do ocorrido em Minas Gerais, e não me refiro ao tardio julgamento dos assassinos de fiscais federais do trabalho que não puniu, nem vai punir ninguém, embora tenham exarado penas condenatórias de cem anos, mas ao da Empresa Samarco de mineração. Não vi uma palavra na mídia sobre o aspecto principal. Como se permite duas comunidades fiquem instaladas à jusante e no leito de uma barragem de rejeitos tóxicos. Isso não é área de risco. Minha pergunta não é ao município, aonde o infeliz prefeito veio solicitar que a empresa continuasse pagando tributos mesmo sem funcionar. Até entendi a ação como protetora (inteligência). Entendi o grito corporativo dizendo que há 400 diques para fiscalizar, mas somente x fiscais (inteligência) dentro do diapasão mineiro “farinha pouca meu pirão primeiro”.
O impacto sobre a bacia hidrográfica não pode ser calculado. Os impactos sobre a maior e mais valiosa Bacia Ictícola de grande porte no país tampouco pode ser projetado (Quanto vale o robalo peba e o flecha que fazem piracema; quanto vale a lagosta de São Fidélis e as dezenas de crustáceos endêmicos no rio Doce.
O único documento de uma sociedade profissional que recebi (por e-mail) é tão triste que fui estudar: Eu pensava que a questão ambiental era oriunda do “Clube de Roma” ou do impacto do livro “Os Limites do Crescimento” ou ainda a Bomba Populacional e Primavera Silenciosa. Não, em 1948 Julian Huxley fundou a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). A “natureza” trazia a herança de ser território de jogos de grandes magnatas, reis e potentados em suas caçadas, exercício de poder. Com o fim do colonialismo na África era óbvio que um novo segmento de interesse ia surgir. E isto foi feito, com a criação de gigantescas áreas naturais protegendo interesses de inteligência, principalmente minérios e outros recursos estratégicos.
Os norte-americanos e os chilenos ficam muito tristes quando há referencia aos 11 de setembro, por razões óbvias. Foi então instalada nessa data em 1961 em Morgúes Suíça do primeiro escritório da primeira Governmental Organized NGO (em inglês “GONGO”): a WWF. Até 1972 a reunião das Nações Unidas sobre meio Ambiente de Estocolmo são onze anos e 31 anos até a Rio-92; 51 anos até a Rio + 20 e 54 anos até a próxima reunião do Clima em Paris.
Godfrey Rockefeller em 1963 há exatos 53 anos organizou o primeiro relatório sobre Mudança Climática para a WWF. Qual foi o escopo daquele estudo e documento? Qual o valor hoje do segmento de mudança climática que quase elegeu um presidente nos EUA. Haverá doações rentáveis e venda de serviços e certificações na recuperação do Rio Doce?
Uma das coisas mais rara e triste que assisti nos últimos 30 anos foi a discussão sobre as vantagens da privatização. Uma ladainha interminável e monocórdia.
Pois bem a controladora mundial BHP Billiton Ltd de capital anglo-australiano tem o beneplácito da OCDE das Nações Unidas e assume todos os protocolos de risco do ocorrido em Mariana por possuir o selo ISSO 14.001 Environmental Management Strategy outorgado pela mesma coroa britânica.
Sobre Paris, meu soluço de tristeza. A mesma tristeza que senti quando o fotografo português Ferando Pereira, ativista e trabalhador à bordo do “Rainbow Warrior” foi morto por um atentado terrorista perpretado por uma oficial do Exército Frances, na Operation Satánique em 10 de julho de 1985 ordenado pelo líder socialista Mitterand. Quanto de radionuclídeos daquela bomba atômica francesa contaminou os peixes do Pacifico Sul?
Para não dizer que não falei de flores, o avião da Korean Airlines vôo 007 de 1º de Setembro de 1983 derrubado sobre as Sakalinas por razões militares russas, ficaram nas firulas da Guerra Fria.
Agora, o mundo está em comoção, cidadãos da U.E se rebelam contra seu governo e um caso de polícia se transforma em risco de uma 3ª Guerra Mundial como disse Francisco. Saberemos o porquê dentro de 30 a 50 anos, se convier.

Tião

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...