"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sábado, 30 de dezembro de 2017

Terra Preta

Autossuficiência: Terra Preta - a revolução negra da floresta tropical

"A razão utilitária pergunta, para quê, o inimigo público da ciência é afeito a perguntar quais motivos." Liebig
8 de dezembro de 2017
por Sebastião Pinheiro
(rede social)


Na Europa foi lançado livro "Terra Preta" em 2013 autoria de U. Scheub e mais de 3 colaboradores. Recebi a tradução que saiu "ontem" em inglês, publicada pelo Instituto D. Suzuki. Sou crítico, é um panegírico alienante com ideologia eurocêntrica que promove o consumismo. Estamos todos, bem fodidos, não há mais ciência ou ética no mundo. Nem os livros alemães têm mais qualidade, tudo é um negócio espúrio do Agronegócio do "Big Ag".


Enviei um protesto a um amigo como uma reação cidadã: "A constituição física e química de seres vivos propicia que o carvão vegetal, seja biologicamente formado através de fermentações e reações químicas alcance máximo de sintropia na esponja de húmus, ou seja, obtida na queima de resíduos de biomassa entre 400 e 750 graus Celsius. A estrutura microscópica resultante possui uma altíssima área superficial, onde apenas um grama pode  homogeneamente cobrir mais de 300 metros quadrados. A aplicação de uma quantidade de biochar aumenta de forma logarítmica a capacidade de troca catiônica no solo. Suas partículas também possuem uma forte carga eletrostática que evita que a gravidade e as alta precipitação lixiviem os minerais nas soluções, criando melhores condições para os micróbios para fixar os gases do Efeito Estufa através do seu metabolismo.


Os fornos para a produção de carvão vegetal são bem conhecidos desde a antiguidade, como os "Agni hortra" da cultura védica. O mais usado ultimamente é o modelo "Ton Kiti" para biochar.


Um tubo de argila refratária (ou esculpido em tezontle) de 200 cm de comprimento; com 100 cm de diâmetro interno e 110 cm externo encamisado internamente com aço inoxidável. Revestido externamente com manta de aquecimento para temperaturas entre 400 e 700 graus Celsius com parafuso de Arquimedes em seu interior e  mecanismo de acionamento permite com pouca energia transformar os resíduos vegetais picados em carvão vegetal (biochar), sem perder a fumaça ou gases do Efeito Estufa a custo baixo. 


500 kgs / ha de Biochar moído fino misturado com Farinhas de Rochas e inoculado com microrganismos nativos permite a economia de mais de 25% da umidade necessária na cultura.


Esta economia em água e poupança de gases do Efeito Estufa supera e não tem nada a ver com o consumismo eurocentrista do Biochar como é focado no livro "Terra Preta", seu efeito está restaurado e integrado a Biocenose Ultrasocial do Planeta ".


Para espairecer a tensão fui ver TV, a situação era pior, assisti ao julgamento na Corte Suprema, a validade ou não da ação judicial contra Deputados e Governadores corruptos (roubando dinheiro público). Pasmem vocês o placar ficou 5x4, com frases rebuscada para esconder os causuismos do pensamento através das palavras vãs.


Isso me causou um medo gigantesco: os governadores, deputados e empresários presos por formação de quadrilhas, furtos e subornos e com dinheiro público poderão no futuro breve, acionar a justiça para as pertinentes indenizações?


Para evitar deprimir-me, decidi ler o jornal digital: "Acidentalmente, no interior da Reserva Nacional de Matsés (Peru), madeireiros cortaram a árvore mais velha do mundo (5.800 anos) sob nossa fronteira na Amazônia (fotos 1), uma Samauma (Ceiba pentandra). Saiba os leigos  que esta árvore é sagrada para todos os grupos étnicos indígenas porque é considerada a mãe da humanidade. Isso não é suficiente, o pior ainda vem, esta árvore não tem madeira utilizável, a não ser para preencher placas de conglomerado de curta durabilidade pelo intenso ataque de térmitas, talvez seja a sua utilidade (aviso que estou sendo cínico, pois me avisaram que é "Fake News"); o presidente do Brail M. Temer no dia 23 de junho foi a Oslo, onde passou vergonha ao dizer que iria visitar "o parlamento brasileiro" ao lado do "Rei da Suécia"). Nunca houve tantos incidentes na Amazônia como agora, para o qual o pagamento de 400 milhões de dólares/ano para o Brasil foi suspenso pela PM norueguesa.


Estive faz já 20 anos em Carangola em Minas Gerais, perto da Fazenda Monte Verde e conheci então a maior e mais velha árvore do Brasil, um Jequitibá Rosa (Carinia legalis) (foto2), mais de vinte homens não a abraçaram. Triste, foi queimada e destruída.


Como zeloso florestal, fui me informar, já que na década de 70 aprendi no curso de pós-graduação em Engenharia Florestal que a árvore mais velha era um cipreste (Chamaecyparis formosensis) da ilha de Taiwan com 4.800 anos.. , mas agora vejo que os suecos dizem que o "Old Tjikko" (Picea sp.) com 9.530 anos é o mais antigo (foto 3), mas as Irmãs do Líbano são mais jovens, mais religiosamente consideradas por algumas mais importantes para ser azeitonas (European Olea) (foto 4).
 

Meu dilema é terrível: na Suprema Corte de Justiça brasileira será possível julgar e enquadrar a "utilidade econômica" do uso de recheio de samauma (C. pentandra) em favor dos madeireiros, ou a "responsabilidade cidadã" pelo seu corte e perda em terras dos matsés?


Comecei com o livro Terra Preta; O corte de árvore no Brasil, aonde a Justiça Suprema discute corrupção legal ou ilegal. No mundo ferve "o America First": Jerusalém Capital.


Tem que estudar. A última locução de "America First" (antes da Campanha Trump) foi o discurso do Senador, também um republicano, Gerald Nye, ND ... Quando Pearl Harbor já havia sido atacado pelos japoneses. Tudo isso é para pendurar o Império que desmorona.


As vittórias do  curdo Saladino e o status de Jerusalém; os 700 anos dos mouros na Europa até a Batalha de Poitiers  (queda de Granada e Constantinopla) são ramos causais da árvore da história da humanidade, mãe venerada, não importam as loucuras de governantes ou discursos e palavras designados por poderosos para julgá-los. Eu canillita continuo a gritar como nas ruas de La Plata: Diário, Crônica, La Razón y Gaceta, jornal....


***



 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...