"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Outros carnavais em jogo


08 de fevereiro 2018
por Sebastião Pinheiro



Bom dia amigos dizem que estamos nas vésperas do Carnaval em meu país e é algo esdrúxulo, pois há lugares onde os carnavais dos anos anteriores ainda não terminaram. Tudo aqui é um pandega. Fiz um retiro na costa atlântica do Estado para me recuperar da viagem no México e colocar em prática tudo o que aprendi lá. Encontrei uma catástrofe no meu retorno (Foto1) e gostaria de escrever sobre o maior evento de todos os tempos que ocorreu na cidade onde moro, Porto Alegre, "A Universidade". 


Confesso que não conhecia o termo. Na época esse humilde colecionador de selos postais cria que o termo que estava errado em um selo postal lançado durante algum evento. Na minha ignorância, faltava a "D" na Universidade e rapidamente comprei algumas centenas de selos, que têm alto valor quando trazem erros, pois cria que ele seria removido do Serviço. Então sabia o que significava Universidade.


Pela primeira vez no Hemisfério Sul uma cidade acolheu o evento juvenil mundial em pleno calor da Guerra Fria, depois da Independência da Índia; criação de Israel e subsequente Guerra no Levante; nacionalização do Canal de Suez; Revolução Chinesa; Guerra da Coreia; expulsão dos franceses da Conchinchina, Revolta dos Húngaros; bloqueio de Berlim e construção do Muro. As coisas se endureceram com a Revolução Cubana e a cada dia recebemos uma nova explosão nuclear na atmosfera. Era muito miserável ser jovem em qualquer latitude ou longitude do planeta. A música era uma saída, que até hoje marca as gerações posteriores.

Porto Alegre recebeu a universidade, depois da cidade de Sofia em RP da Bulgária. Sou pedagógico, existem dois tipos de Universidades, a de verão e a de inverno, assim como na Olimpíada, 30 de agosto até 8 de setembro, talvez pelo Clima 30 de agosto até 8 de setembro, talvez por causa da Clima e Comportamento da Cidade, que tem um dos climas mais estranhos com um verão muito severo.


A infraestrutura construída foi Espartana considerado o desperdício que vimos na Copa do Mundo (2014) e na Olimpíada (2016) recentemente no país, talvez porque a corrupção ainda não era uma Ordem Internacional, pois a Guerra Fria não tinha acumulado riqueza e a reconstrução era a prioridade primeira em ambos os lados do mundo, apenas deslocada pela Carreira Armamentista. O Estádio Olímpico da equipe de futebol do Grêmio Porto Alegre foi construído e inaugurado com a abertura dos desfiles dos Jogos, onde foi cantado o irreverente (elitista?) Hino Mundial da Juventude "Gaudeamus Ingitur"; um conjunto habitacional para atletas com cinco blocos, cada um com o nome de um Continente; e um humilde e recatado Estádio de Basquetebol e Voleibol sobre a avenida Ipiranga. As estruturas sociais da cidade absorverão as outras atividades esportivas.


Foi o maior evento esportivo internacional e há pouca memória. Poucos sabem que as irmãs Tamara e Yrina Press campeãs olímpicas competiram em Porto Alegre, igual a Valery Brummel medalhista olímpica em Salto no Alto, mas não houve o embate esperado entre Ocidentais e o Bloco Soviético, pois a Universidade foi quase esvaziada pelo tempo, no entanto, como na anterior os russos permaneceram no topo.


Eu era criança e vivia a mais de mil e quinhentos quilômetros de distância com meus tios e trabalhava no Departamento Comercial da Legação da República Popular da Bulgária em San Pablo, mas não tinha a dimensão do mundo, mesmo quando naquela cidade acorreu poucos meses antes os Jogos Pan-Americanos. Lembrei-me da Universidade, quando um vendaval destruiu a cobertura do estádio das disputas de atletismo e foi muito feio para o bairro, a memória e a cultura da cidade (foto), mas quem dá importância a esses valores quando vivemos no meio dos traficantes de todo e qualquer tipo de violência e vantagens imorais, se não for ilegais.


A delegação (revolucionária) cubana ainda não tinha condições de competir como potência esportiva por Playa Girón e a crise dos Mísseis R12 e R14 de outubro de 1962 e passou quase despercebida e o boicote permitiu que os brasileiros tivessem uma presença razoável no evento.


Na mesma época, um evento relacionado à Guerra Fria e à Revolução Cubana ocorreu no Rio Grande do Sul, perto de Porto Alegre e também repercutiu no país vizinho o Uruguai. Pela decisão dos yanques de bloquear Cuba, os países latino-americanos foram estimulados a repartir cotas do açúcar cubano que os EEUU consumia subsidiado. Na ilha do Caribe até a escravidão existia de trabalhadores haitianos que se quer sabiam falar o espanhol. Entre os proprietários teimosos que não conseguiram chegar à Flórida, os responsáveis ​​pela degradação humana, foram fuzilados.


Pois tanto o Rio Grande do Sul como o vizinho Uruguai decidiram cultivar a cana-de-açúcar para abastecer o mercado dos ianques. Foi criada uma empresa pública de AÇÚCAR GAÚCHO S.A. nos arredores de Porto Alegre, tecnicamente um absurdo dentro da realidade canavieira nacional, que privilegiava o Nordeste onde estava uma elite ancorada que foi destruída pelos industriais de San Pablo, mas a realidade permanece tão séria quanto era antes. Funcionou menos de 20 anos e encerou suas atividades (foto2). Sempre gostei de rir das situações, sem me intrometer. Quando eu soube
AGASA
que o país vizinho aproveitou para cumprir sua quota de açúcar e que o único lugar onde havia um microclima para o cultivo da cana-de-açúcar era em Bella Unión, quando o país era mais favorável à beterraba açucareira um moderna cultivo industrial, íntimo para a produção de lácteos (tops). Então vem o riso, porque é entre os trabalhadores da cana-de-açúcar que se consolida o Movimento Revolucionário de Tupamaros, que despontou entre os mais organizados e endurecidos de toda a América Latina, pelo nível de educação pública e valores de cidadãos cultivados no país exemplar.


A foto da abandonada AGASA havia me deixado muito chocado (foto2). A última vez que estivera ali, foi como funcionário público federal do Ministério da Agricultura, em uma investigação (pessoal) sobre o uso clandestino de fungicidas mercuriais, quando aprendi 1,2 toneladas de fungicidas Merpacine vendidos clandestinamente pela empresa Sandoz, depois Novartis e hoje Syngenta. Na época, o contato telefônico com o gerente (equatoriano) do mercúrio clandestino me disse para conversar com o Diretor de Saúde do Ministério da Agricultura, em Brasília, porque ele não iria dar os dados da comercialização criminoso. Fizemos que as autoridades da Saúde do Estado e da Polícia Federal obtivessem os dados alguns segundos depois com o mesmo assunto e também com o Diretor corrupto. Consegui sobreviver até a posse do presidente Collor, que cumpriu o pedido das empresas de me expulsar do Ministério, mesmo tendo estabilidade por ter concursado público.


Hoje, o atual presidente septuagenário atende o Ministro da Agricultura para que a Lei 7802/89 elimine a ANVISA e as do Meio Ambiente, para que a legislação continue sem aplicação e nunca tenha sido aplicada uma sequer única vez nos últimos 29 anos, mas com mudanças para atender interesses comerciais das empresas em três oportunidades.

Os índios estão sendo levados a cultivar soja para que as empresas do agronegócio possam dizer que tem direito aos créditos de Carbono, principalmente para atender os interesses do grupo Chicago Climate Exchange, aonde operam, Bunge, Cargill, Monsanto, Grobocopatel, Maggi, entre outros (foto 3). O cartão que Al Gore tem em sua mão diz: CCCP, que em cirílico é SSSR, significando URSS, engraçado, não?


Como todo ser vivo com cada inspiração e respiração, fico mais velho, mas a melhor maneira de lutar continua é estudar e ter memória para que o passado nem sempre seja o amanhã. Abaixo os corruptos e vivas outros carnavais. Minha fantasia é repetida do primeiro que eu fiz no Carnaval de 1950. Eles me pintaram de preto com carvão muito fino. Bem, eu vou fantasiar sobre Picumã (Fuligem em Guarani), pois eles querem vender certificação para Biochar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...