"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

domingo, 3 de junho de 2018

Sintrópica


dizia Howard, que 'A Natureza tal como ela é apreendida pelo conhecimento científico é uma Natureza que foi destruída; é um fantasma possuindo um esqueleto mas sem alma'.
 
03 de junho de 2018
por Sebastião Pinheiro
 
Sintropía é mais do que um neologismo, é um termo da física embasada na Termodinâmica, que chega à agricultura com pretensões mais do que biológicas, mas comerciais, geopolíticas.
 
Na Wikipédia: Syntropy n. A tendência ocasional de duas doenças para se fundir numa só. O Estado psicológico da associação saudável com outros. Uma série de estruturas similares inclinadas numa direção geral, como as costelas.

Na modernidade a melhor forma de medir a eficiência das máquinas (a vapor) era transformar o consumo de calor em trabalho, de lá surgiu a TERMODINÂMICA, que avançou como uma das partes da física mais prestigiada. Claro que sua aplicação em seres vivos individuais ou comunidade é bem mais complexa, porque diferentes das máquinas os seres vivos crescem, desenvolvem e têm diferentes etapas e seus rendimentos também variam célula a célula e órgão a órgão. O conceito de ordem (organização é investido nos seres vivos, pois quanto mais ordem (do ponto de vista físico) menor é sua entropia e também teremos a regeneração celular.

No entanto, o prêmio Nobel austríaco, físico Erwin Schröedinger buscou responder à questão crucial na primeira metade do século XX, O que é a vida? Aspectos físicos das Células Vivas, 1944. Como resposta ele propôs o conceito de Entropia Negativa para os seres vivos. O físico quântico León Brillouin transformou-o no neologismo "Negentropía" significando que os sistemas vivos importam negentropía e a armazena. 

O matemático italiano Luigi Fantappiè inovou com o termo sintropía para unificar a biologia e a física. O prêmio Nobel de bioquímica (Vit. C) Szent-Györg a divulgou com sucesso a partir dos anos 70. O trabalho de Georgescu Roegen em economia do meio ambiente ou bioeconomia através do seu livro "A lei da Entropia no processo econômico", de 1971 deslocou o conceito sintropía e a questão ambiental tornou-se mais importante e sufocou aqueles parâmetros conceituais.


Mais recentemente com os fractais Buckminster Fuller tentou popularizar a sintropía, mas continua prevalente o termo negentropía.


Sintropía com relação à agricultura tem na web somente uma fonte e seu berço é o Brasil. Muito estranho... um herdeiro de rede de supermercados patrocinadora de programas de TV e um grupo de atores da TV conseguiram uma novela de encomenda sobre o tema. Em um dos capítulos se buscou apresentar uma gêneses indígena para a agricultura sintrópica, com a presença de indígenas Ashaninkas (depreciativamente identificados como Campas) do Estado do Acre. Os indígenas não submeteram sua identidade e cultura aos interesses da rede de comunicação, mas a onda de divulgação posterior mostra como o tema é capital para o agronegócio na América Latina e o que está em disputa política.

Seja: orgânica, biodinâmica, regenerativa, sintrópica, extrópica, ectrópica ou simplesmente o substantivo feminino "Agricultura", o capital internacional através de suas corporações incorporadas necessita destruir a identidade ultrassocial do biopoder campesino (caipira) que resiste no mundo, pois não é sustentável que a Indústria de Alimentos não produz alimentos, apenas o transforma, na maior parte das vezes removendo sua qualidade, quando não envenenando-os com o beneplácito governamental. O camponês deve desaparecer, extinguir-se, e com a sua ação ultrassocial. 

O Brasil experimentou durante onze dias um "lock out" induzido por esses interesses corporativos com danos gigantescos e comoção psicossocial. Não foi um ato original, pois algo com um "Algoritmo" muito semelhante aconteceu em seu vizinho, com a crise imobiliária nos EUA e rápida subida dos preços das commodities o governo argentino tentou aumentar as taxas e pautas da soja e girassol para o governo ter recursos para a distribuição de renda e justiça social. A pressão do setor da soja transgênica (Monsanto, Nidera), denúncias do Observatório Sul-Americano de patentes de 26 de abril de 2013 traz isso em detalhes com acusações de corrupção muito graves de roubou germoplasma nacional etc. Eles desejavam a máxima concentração de capital e a sua evasão, como houvera em 2001. Pelo voto
de Minerva do seu vice-presidente, Julio Cobos, presidente do Senado a proposta de levante das taxas e pautas não passou no Congresso Nacional por forte lobby do governo dos EEUU, através da Monsanto-Nidera, Grobocopatel. Uma traição monumental impedindo como pode ser lido no Observatório Sul-Americano de patentes, na web.


Estes dados são poucos conhecidos no Brasil. É muito raro que ninguém faça referência à presença de tratores e "lock out" dos fornecimentos de comida de porcos, frangos e bloqueio na retirada do leite por uma greve comum de caminhoneiros. Comoção psicossocial era o termo que se utilizava para acusar os contrários às políticas contra a ditadura. Será estratégia pela suspensão da exportação de proteína animal para a União Europeia?
 
O governo com múltiplas acusações de corrupção tornou-se vítima. Inepto foi cúmplice e agora quer parecer competente, mais do que isso, herói.  

Em dez dias o Brasil perdeu quase tudo ou que pretendia ganhar com a venda cretina de sua estatal de eletricidade e economizar com sua reforma da Previdência Social. Esses são elementos de algoritmos de intelligentsia com finalidade destruir a agricultura familiar que resiste, enquanto o onanismo cria factoides políticos para diversão da classe média polarizada maniqueisticamente de forma artificial.

O que me preocupa não é o Sintrópico, nem o seu financiamento Syngent-rópica para o Agronegócios e sim como se articulam a novela, populações nativas, TV, logística de empresas rodoviárias com baixa demanda, destruição de alimentos, sequestro de capital campesino e política do petróleo contra o Estado e Povo, de onde emana todo o poder. A "Intelligentsia" sabe a importância do Algoritmo para as políticas públicas regionais e nacionais.


Brasileiro, não tenho medo dos russos nas quatro linhas do campo de futebol, mas sim nos computadores controlando eleições. Se fizeram nos EEUU onde não há improvisação... A luta segue e segue (pelo biopoder campesino) Z vive e vive.
 


 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...