"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil

fonte foto: Oblíquo - desenho & linguagem

...contribuiu ao @extensionista o amigo e Médico Veterinário Cezar Corrêa da Rosa.


Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil, lançado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro em 9 de setembro, já pode ser acessado e baixado na íntegra. A publicação não será comercializada.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro lançou o Catálogo de Plantas e Fungos do Brasilno 61º Congresso Nacional de Botânica, em Manaus, em 9/9. A sessão do lançamento, que contou com a presença da coordenadora do projeto, Rafaela Campostrini Forzza, do coordenador do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora) Gustavo Martinelli, além de autoridades e pesquisadores do JBRJ, foi uma das mais concorridas do Congresso.

Com mais de 1700 páginas divididas em dois volumes, a publicação se constitui numa ferramenta fundamental para a pesquisa e a conservação da flora brasileira. Trata-se de uma versão impressa e mais completa da Lista de Espécies da Flora do Brasil, lançada online em maio. Mas diferentemente da Lista, que apresenta uma ficha resumida para cada espécie, o catálogo impresso se preocupa em aprofundar análises e pesquisas realizadas. Nele estão registrados estudos sobre a localização geográfica das espécies, gráficos comparativos da ocorrência de indivíduos de cada grupo também em outros países e informações sobre endemismo ao longo dos anos.

O trabalho foi coordenado pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, por intermédio do CNCFlora, e mobilizou 413 pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A publicação consolida o cumprimento, pelo país, de uma das metas da Estratégia Global para Conservação de Plantas, parte da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), da qual o Brasil é signatário.

Antes do Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil, a única compilação que havia se proposto a abranger todas as espécies de plantas brasileiras conhecidas até então era a Flora brasiliensis, editada por von Martius, Eichler & Urban entre 1846 e 1906. A Flora brasiliensis chegou, na época, a registrar 22.767 espécies. O novo catálogo apresenta um total de 40.989 espécies, sendo 3.608 de Fungos, 3.496 de Algas, 1.521 de Briófitas, 1.176 de Samambaias, 26 de Gimnospermas e 31.162 de Angiospermas.

O Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil pode ser baixado em PDF aqui, e também pela seção downloads da página da Lista da Flora do Brasil ou ainda pela seção Publicações do sítio eletrônico www.jbrj.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...