"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Casa da Agricultura de São Pedro promove visita à UD do Projeto ILPF

Reproduzo a matéria da CATI - São Pedro, em que acompanhamos.
Produtores de São Pedro e técnicos da região de Piracicaba puderam tirar dúvidas e verificar acertos e erros durante a implantação do Sistema ILPF em Brotas.
A Casa da Agricultura de São Pedro, município da área de atuação da CATI Regional Piracicaba, promoveu, no dia 14 de junho, uma visita técnica monitorada com o intuito de divulgar o Projeto para os produtores rurais de São Pedro. O Sítio Nelson Guerreiro, propriedade dos engenheiros agrônomos Luis e Maria Fernanda Guerreiro, fica localizado em Brotas e trata-se de uma Unidade Demonstrativa do Sistema Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), monitorada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/São Carlos).
O Sítio Nelson Guerreiro tem como ponto principal a diversificação das atividades. A visita foi acompanhada pelos proprietários Luis e Maria Fernanda Guerreiro, os quais descreveram o histórico da propriedade frente a produção sustentável.
A propriedade apresenta 44,7 hectares no Sistema ILPF, com 12 variedades de eucalipto, em linhas simples, duplas e triplas, que servem para o sombreamento das áreas de pastagens. “O eucalipto tem a finalidade de madeira, contudo com as sobras do desbaste há uma agregação do valor. A propriedade conta, ainda, com uma pequena agroindústria a qual padroniza a madeira e as comecializa como produto destinado à queima em fornos, lareiras e churrasqueiras, tudo com a marca e as autorizações legais”, contaram os proprietários.
Existem diversas variedades de pastagens nas áreas no ILPF, bem como a produção de milho não transgênico para a produção de grãos de milho para a alimentação animal orgânica, bem como a produção de fubá gourmet em moinho de pedra para distribuição em diversos centros de gastronomia. A propriedade também se destaca na produção de laranja; possui 32,6 hectares de laranja de mesa tipo “charmute de Brotas”, a qual também tem destino voltado aos centros gastronômicos, sendo ensacadas em lotes de cinco, 10 e 25 quilos.
“Esse dia de visita monitorada à Unidade Demonstrativa da Embrapa foi organizado com o objetivo de proporcionar aos produtores rurais de São Pedro, a obtenção de informações corretas sobre um projeto de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta que já está consolidado há algum tempo e vem dando resultados visíveis aos produtores. Outro fator importante é com relação à vivência dos proprietários nos assuntos abordados; eles destacaram os acertos e os erros durante a construção do conhecimento sobre o ILPF”, declarou o engenheiro agrônomo Leandro Biral, responsável pela Casa da Agricultura de São Pedro.

Sítio Nelson Guerreiro, em Brotas, é uma UD
 monitorada pela Embrapa São Carlos.
“Essa visita foi realmente interessante, pois pudemos verificar na prática um Sistema ILPF que vem evoluindo com o tempo. Pretendo fazer o cercamento do meu pasto usando algumas espécies de eucalipto que foram destacadas durante a visita” declarou Luiz Blanco, proprietário do Sítio Solar, produtor rural que participou da visita.
Além dos produtores rurais de São Pedro, a visita contou com a presença de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Torrinha, além dos responsáveis pela Casas da Agricultura de Santa Bárbara d'Oeste e de Rafard, também da área de atuação da CATI Regional Piracicaba, bem como do gestor da Área de Proteção Ambiental (APA – Corumbataí), Luís Sertório Teixeira, que também acompanhou o grupo na visita. Segundo Leandro Biral, o objetivo é divulgar as possibilidades do Projeto Integra SP e Radge (Recuperação de Áreas Degradadas por Grandes Erosões), executado pelo governo paulista e que prega, entre outras técnicas, o Sistema ILPF. 

Fonte: CATI

Confira mais fotos _AQUI_

UD = Unidade Demostrativa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...