"

'Ofereço-me para cooperar com amor a fim de compartilhar a abundância de meu coração.'
'Comunico-me sem apegos e descubro a harmonia de evoluir na Terra.'

sexta-feira, 31 de março de 2017

Produção artesanal de Trichoderma


Os Trichoderma sp. são fungos que se associam à raízes de plantas e as protegem de outros microrganismos patógenos, incluindo outros fungos. Atuam como um controlador biológico no solo quando este encontra-se em um solo saudável, ou o mesmo, ser inoculado em cultivos agrícolas. De rápido crescimento e desenvolvimento, pois é mais eficiente, também, na decomposição da matéria orgânica, tomando os nutrientes dos micróbios patógenos. É capaz de parasitar, controlar e destruir muitos outros fungos, nematoides e outros fitopatógenos presentes em um solo desequilibrado, o que acaba por prejudicar a saúde dos cultivos.

- olha o bicho aê no microscópio
"Trichoderma é um fungo anaeróbico facultativo. A maioria das colônias de trichoderma em seu início tem cor branca, depois se torna verde escuro ou amarelada, como consequência de uma densa esporulação." 



Benefícios:
- Estimulam e apoiam o crescimento das planta;
- Protegem as sementes contra o ataque de patógenos;
- Controla diferentes microrganismos fitopatógenos;
- Efeito biodegrador de agrotóxicos;
- Entre outros...   
  
Tenho feito o silo de microrganismo para capturar os microrganismos do bosque, mais próximo da realidade do campo e entendimento dos campesinos/as; a cartilha argentina é bem didática, com elementos dinâmicos de laboratórios, etc., e o modo de multiplicar é mesmo caseiro. Vale a apena praticar e, compartilhar sua experiência. 

Segue o 'manuel'..


abraços

Oliver Blanco
Eng. Agrônomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...