"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Uma síntese da Vida no Solo


_OS ORGANISMOS VIVOS QUE HABITAM O SOLO NÃO FAZEM COMO NÓS FAZEMOS AO CONSUMIR RECURSOS PARA ESGOTÁ-LO E PRODUZIR LIXO. A DINÂMICA DA VIDA NO SOLO ESTÁ EMBASADA NA PERFEITA HARMONIA E BIO-RECIRCULAÇÃO EVOLUTIVA DE TODOS OS MATERIAIS QUE TOMAM E UTILIZAM ÁGUA E AR DA TERRA._

No solo abrigam-se infinitas relações e formas de vida, desde a macrovida a microvida: mamíferos, artrópodes, moluscos, lombrigas (minhocas), algas, amebas, fungos, actinomicetos, bactérias e raízes integram o solo em grande parte, e deles depende a Vida na Terra. No solo estão contidas as bases históricas da simbiose de todos os processos biológicos, bioquímicos e energéticos para que o mundo mineral e o mundo vivo se encontram em estreitas relações.


A agriCultura Orgânica reconhece este mundo invisível, muito mal compreendido ou não compreendido pela a maioria dos agrônomos/as. As infinitas relações e reações energéticas e bioquímicas da microvida da vida no solo permitem a incorporação da matéria orgânica (M.O.) no mundo vivo, e igualmente fazem possível que funcione a energia química e a matéria mineral da terra, a energia do Sol e a energia mineral e orgânica da terra. 

Os microrganismos do solo representam o mais completo e complexo sistema digestivo para as plantas: além de preparar o menu de fertilidade equilibrada, são os encarregados de digerir os restos orgânicos, fabricar húmus, sintetizar fertilizantes orgânicos, solubilizar elementos minerais e em muitos casos são capazes de desintoxicar o próprio solo e libertá-lo de contaminações. A harmonia desta digestão é o resultado do trabalho sincronizado de biotelas em rede e o especializado de cada grupo de microrganismos que atuam no solo. Somente assim os minerais do solo e as substâncias orgânicas são transformadas, degradadas, reorganizadas, recirculadas, armazenadas e postas em disposição das plantas e dos animais, entre eles o ser humano, pois os mecanismos que governam a fertilidade, a pedogêneses, a biodiversidade e a produção primária e secundária do solo dependem mais dos fenômenos biológicos e bioquímicos da Natureza que de fatores físicos e químicos nos quais as universidades e as indústrias tem posto mais ênfases (e dedicação corrupta) ao poder econômico que lhes tem representado. Atualmente a própria indústria confessa que são coisas do passado pois sua atenção já está concentrada na nanobiotecnologia da vida no solo.   

Fonte: Agricultura Orgánica - Harina de Rocas y la Salud del Suelo al alcance de todos, Jairo Restrepo Rivera / Sebastião Pinheiro - Juquira Candirú Satyagraha, Brasil - Colombia - México - Octubre de 2009.

PDF disponível para os objetivos de uma educação agrária em que o Ser inteligente dotado de iniciativas lhe possa ajudar a Ser livres na compreensão do temor e causas do Temor... 
Mande nos um e-mail: emporioagricola@gmail.com  . abç Oliver Blanco    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...