"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Água de Vidro

"Na agriCultura orgânica se regenera energia e aprisiona carbono, enquanto que na agricultura química (complexo-agro-militar-industrial) libera carbono e gasta energia".  
_Prosa técnica 15_

Antes de iniciarmos, lembramos que nossa intenção não é passar conhecimento e poder - algo de egoísmo industrial - $$. Já disse o professor Freire que, "ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou a sua construção", e também o maestro Pinheiro, que seu "interesse é disseminar informação e não transferir poder". Portanto, fiquem atentos/as técnicos/as de campo e inicie pelo vídeo aqui _água de vidro_. "Em agroecologia não trabalhamos com o indivíduo e sim em comunidade"

Uma prosa sobre o elemento Silício: "É um elemento químico que jamais se encontra em estado livre na natureza; depois do oxigênio é o elemento de maior abundância sobre a terra e sempre os encontramos vinculados: SiO2. Por esse motivo não é de se estranhar que aproximadamente 30% de toda nossa camada terrestre está constituída por esse elemento e, a uma profundidade de mais ou menos de 16 quilômetro cerca de 65% corresponde a sua principal combinação com o oxigênio, os quais os químicos denominam de sílica; não é de se abismar, portanto, que suas numerosas combinações sejam a base da natureza inorgânica e junto com os metais formam a base dos magmas fundidos nas zonas profundas da crosta terrestre.

A disponibilidade deste elemento para as plantas depende quase diretamente da ação dos ácidos e enzimas, produtos gerados principalmente pela atividade dos microrganismos e da matéria orgânica sobre as partículas de rochas e argilas presente na terra.

_Silício é o principal responsável para evitar a osteoporose

Na natureza existem uma grande variedades de compostos a base de silício, os quais são conhecidos como silicatos e alguns podem ser preparados artificialmente. Na forma de sais de vários ácidos silícicos temos: ácido meta-silícico, ácido ortosilícico e ácidos polisilícicos, entre outros.

Na maioria dos casos os ácidos silícicos não podem ser isolados em estado puro e podem ser obtidos a partir de seus sais puros. Os únicos silicatos solúveis são os álcalis, os quais também são conhecidos como 'água de vidro', cuja a solução aquosa são extremamente alcalinas com pH acima de 12. Acaba por ser tampão.

'Água de vidro' é silicato de potássio. Pelas funções imunológicas e mecânicas que possui, é um excelente protetor para as plantas, principalmente contra o desenvolvimento de doenças fungosas e bacterianas. Enrijece, endurece as plantas e aumenta a epiderme contra fungos, bactérias e pragas das folhas. Faz a planta resistir a geadas e também a secas, pois diminui a evapotranspiração.
  
É conhecida desde do século VII na Ásia e Europa para o tratamento de doenças na agricultura e desmineralização de pessoas. No Japão é obrigado o seu uso na produção de arroz para poder aplicar 600 kg de nitrogênio/ha. 

Para o uso nos cultivos podem ser preparados em qualquer roça, propriedade rural, chácaras, jardins, ranchos, a partir de uma reação química da cinza de madeira em combinação com hidróxido de potássio (sosa potásica ou potassa cáustica)  e pó (poeira) de cimento.

2KOH + cinza + K2CO3 -- K2SiO3

Para este caso, as melhores cinza são as que se obtém a partir da queima da casa de arroz, a qual é capaz de produzir diretamente 'água de vidro' sem a necessidade da utilização de potassa cáustica ou pó de cimento.

Quando não existe a possibilidade de conseguir a casa de arroz, podemos mesclar 10 quilos de cinzas de lenha, 2 quilos de potassa cáustica e 2 quilos de cimento, deixando queimar a mistura em uma fogueira ou forno durante um tempo de 2 a 5 horas. Quando se tem a possibilidade de se obter ossos frescos podemos fazer a combustão com a mistura dos mesmos. Ao finalizar o processo de combustão das cinzas com os ossos agregamos água bem quente a uma porção das cinzas, e assim, obtemos 'água de vidro potássica' para se empregada diretamente por via foliar na proteção dos cultivos, em proporções de 2 a 4%.

'Os Fosfonatos, incluindo o Fosetyl-Al, formulado como Aliette WP e os Fosfitos de Portássio segundo se observou ativam mecanismos de defesa que fazem retroceder doenças ou ataque de insetos. Sua ação é a criação de uma "muralha" circundando o patógeno matando as células interiores circunvizinhas, como uma linha corta fogo em um incêndio na floresta, que impede a propagação do incêndio. Isto é observado geralmente como amarelecimento em torno de uma área doente, com manchas negras. (foto) Isto estimula na planta uma resposta imune, liberando vários compostos químicos que aumentam a resistência da planta à infecção ou ataque em outros locais. Estas respostas são chamadas a resistência adquirida sistêmica (SAR) e resistência induzida (IR). É também bem sabido que o Potássio fornecerá um determinado nível de proteção à doença'. 


Prática aplicada no sítio Solar Blanco, São Pedro:

 Ingredientes:

- cinza de fogão
- cal apagada (cal hidratada)
- balde para mistura
- recipiente maior para a solubilização.

Se faz com 4 partes em peso de cinza de fogão e 1 parte de cal apagada. Misturar a seco até ficar bem homogênea. Logo, aplique 10 partes de água muito quente. Isso vai solubilizar a cinza rapidamente. Deixe esfriar e em seguida, adicione mais 90 partes de água fria. Vai ficar translúcido. Pronto! Já tens Água de Vidro.

Cal apagada + cinza
Pode ser aplicado em qualquer cultivo, mas 250 ml para cada 20 litros de água no pulverizador. Em maiores porções poderá queimar as plantas. As verduras ficam mais crocantes. Se aplicar muito ficam quebradiças.

Atente-se: não armazenar a água de vidro em garrafas de plástico (PET) pois o líquido dissolve e vaza, melhor é armazenar em um recipiente de vidro.

Si si Hay taí!! 
Muchas gracias.
Saluda cordialmente,
Oliver Blanco - agrônomo 
 Contatos para curso e consultorias,
emporioagricola@gmail.com (18) 9.9693-6466

Bibliografia consultada:

- Livro: Manual práctico El ABC de la agricultura orgánica - fosfitos y panes de piedra. Jairo Restrepo Rivera e Julius Hensel, página 289 - 291. ISBN: 978-958-44-1261-4 email. jairoagroeco@gmail.com
- Prosas com o maestro Sebastião Pinheiro... 
- Livro: Saúde no Solo (Biopoder Camponês) versus Agronegócio (Efeito Estufa, Agrotóxicos, Violência, Mudança Climática, Commoditys, Erosão, Êxodo, Fome, Seca, Transgênicos), Sebastião Pinheiro, página 74. 

12 comentários:

Anônimo disse...

Olá boa tarde! no texto acima quando vc fala 250ml em um pulverizador de vinte litros. Vc quer dizer 250 ml da água de vidro já adicionado as 90 partes de água fria.

Blanco disse...

Tarrrde... sim! 250 ml (água de vidro, já com as noventa parte de água) em 20 litros de água. Tenho feito uma única aplicação por ciclo da planta; no caso, hortaliças. Maiores aplicações, doses diferentes e outras medidas é possível, bastando investigar de acordo com as necessidades nutricionais da planta (seu estado fisiológico saudável ou não) - observação. Abraços

chocalhodecascavel disse...

Olá, você já fez uso da água de vidro direto no solo? Se sim, em que proporção? Obteve resultados positivos?

Anônimo disse...

Olá. Na receita para fazer "Água de Vidro" a partir de 4 partes em peso de cinza de fogão e 1 parte de cal apagada, a cinza citada só pode ser feita de madeira comum, ou pode ser cinza feita a partir da queima da casca de arroz?
No caso da cinza ser feita da casca do arroz, há alguma vantagem?

Blanco disse...

A cinza de arroz é a melhor cinza para se fazer água de vidro. abç

Unknown disse...

Este metodo de trabalha com os materiais natural ajuda a natureza,garante a qualidade da nossa agua e facilita o dinheiro vir ao bolço,mais pra isso é preciso suar a camisa!

Unknown disse...

Bom dia tem algum livro com as orientações da água de vidro

joão alberto disse...

boa tarde. fiquei com algumas duvidas em relação as proporções. se eu usar 50gr de cal 200gr de cinza devo usar quanto de agua?

Unknown disse...

posso usar cal virgem

Dantas disse...

Muito boa a dica.

Unknown disse...

5 litros, meio litro de água quente e 4,5 litros de água fria

Unknown disse...

Muito interessante

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...