"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

quarta-feira, 30 de maio de 2018

"Sementes crioulas: Legado dos povos "

Foto: Campesina no México, S. Pinheiro.
Sesc São Paulo - Unidade Birigui. 


“Sementes é a maior quantidade de energia na menor da matéria” (PINHEIRO, 2016). Comemos sementes e somos construídos por sementes: corpo, energia e espiritualidade.

“A indústria de alimentos quer que ignoremos que, depois do sangue materno e seu leite só comemos sementes, a maior quantidade de energia na menor quantidade de matéria, por toda a vida. Sementes é o Sol transformado em alimento, diretamente nos seres vivos que realizam a fotossíntese ou indiretamente naqueles que aproveitam a energia contida na matéria orgânica através de microrganismos, bactérias, fungos e outros”. Nos anos 80, Pat Roy Mooney, denuncia os perigos da perda da biodiversidade e da concentração de capital e poder nas mãos das empresas de biotecnologia, principalmente das que produzem sementes. Essas denúncias tornaram mundialmente conhecidas através de seu livro O Escândalo das Sementes, dizia ele em sua palestra no Rio Grande do Sul no II Fórum Social
Mundial, publicada em 2002: “Se introduzíssemos a diversidade perdida, faríamos muito mais pela fome no mundo”.   


Garantir a possibilidade de construção do conhecimento, bem como, ampliar a consciência cidadã sobre os saberes agrícolas em espaços comunitários, intercomunicáveis urbano/rurais, espaços estes do respeito subjetivo do Saber, são iniciativas da agenda de biopolíticas mundiais cuja possibilidade do maior envolvimento das pessoas locais, em unir o pensamento coletivo, e melhor preparar municípios para os desafios da erradicação da pobreza e diminuição da desigualdade, do melhor acesso a saúde e educação, das transparências políticas e controle das contas públicas, e sobrelevando temas importantes como a segurança social e alimentar, passa pela conservação cultura comunitária e local das Sementes.


O Sesc é um espaço do Saber. Sua gestão tem permitido preservar a Cultural e Lazer, dentro de um espaço dinâmico e acelerado: o espaço do Mercado, do comércio. Mais uma vez agradeço o convite da instituição em poder participar deste projeto Ambiental de re-conexão do cidadão aos braços da Natureza, cujo cordão umbilical nunca deveria ter se rompido.

Encarecidamente,


Oliver Blanco


Proposta de diálogos e atividades 

- O resgate das Sementes e do Conhecimento;
- A nova Lei de Sementes e Mudas, Lei 10.711/03; Lei de Cultivares – Produção de Sementes Registradas;
- O Escândalo das Sementes – História das sementes Híbridas, Transgênicas;
- Sementes locais: experiências agroecológicas de conservação e uso;
- Avaliação das Sementes Crioulas;
- A multiplicação das Sementes Crioulas;
- O armazenamento das Sementes Crioulas – Banco de Sementes;
- Práticas de biofortificação camponesa: peletização de sementes;
- Intercâmbio de Sementes e Conhecimentos locais.



 Informações: _AQUI_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...