"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

terça-feira, 29 de maio de 2018

"São Pedro tem dia dedicado à biodiversidade"

foto: Graça D'Auria - Jornalista - Centro de Comunicação Rural (Cecor/CATI)
Muita satisfação em poder contribuir para que se consiga oferecer encontros mensais deste porte e se possível, em outros municípios e Regionais do Estado de São Paulo.

Acredito que aja uma certa urgência em fortalecer o resgate da qualidade do meio ambiente rural; prover e oferecer boas matérias primas na gestão dos recursos naturais, ao reafirmar antigos princípios seculares de Cultura, quase totalmente apagada pela macroeconomia exógena e que também, fez sucumbir a base da economia camponesa, a muito mais tempo estabelecida em seus territórios Caipiras.

Por nossa cidadania brasileira e profissional da Engenharia Agronômica, fiz uma denúncia pública sobre o envenenamento da produção de alimentos no Estado de São Paulo, no dia em que comemoramos nossa Biodiversidade, e seus efeitos na evolução social e econômica de nossas Comunidades Rurais, deixando tecnicamente quase esclarecida, suas origens externas.

Sendo assim, esses valores imemoriais já não podem ser apagados; temos esperanças em poder aprofundar esses valores culturais campesinos, referenciais de nossa agriCultura, e transformá-los espiritualmente, resguardando novamente o oikos e a alegria da Roça,

sou grato aos amigos Leandro Biral, Maurício, Osmar...                                                            Oliver Blanco



"A abertura foi cultural e ficou a cargo do rapper e poeta Lucas Afonso, que permeou o evento com apresentações de seus poemas. Acostumado a participar de outros tipos de eventos, como rodas culturais, Lucas disse estar “encantado” com tudo que também pôde aprender neste dia, principalmente com a oficina sobre meliponicultura, ou seja, a criação de abelhas sem ferrão, ministrada pelo engenheiro agrônomo Osmar Mosca Diz, da Divisão de Extensão Rural da CATI. A seguir, houve um bate-papo com o engenheiro agrônomo e escritor Oliver Blanco, que lembrou os vários momentos pelos quais a agricultura passou, como a revolução verde, e o atual em que parece haver uma maior conscientização da população em relação aos alimentos produzidos de maneira a manter a saúde do solo, a preservar os recursos naturais, a oferecer alimentos mais saudáveis para consumo.

O evento chamado 3.ª Tarde Orgânica já ocorreu em 2015, em Tietê, e, em 2017, em Bofete. Este ano, Leandro Biral, que já havia participado dos outros dois auxiliando na coordenação, resolveu trazer para o município de São Pedro a comemoração. “São Pedro é um município turístico, por onde passam muitas pessoas de diferentes regiões; além disso outras escolhem São Pedro para viver depois da aposentadoria, vêm em busca de uma vida mais saudável e, geralmente, estão ávidos por conhecimento. Então estamos aproveitando essa vocação para levantar alguns temas que precisam ser considerados para uma vida mais saudável”, explicou Biral."
Conferir a Matéria:

São Pedro tem dia dedicado à biodiversidade


  • 23/05/2018
  • Graça D'Auria - Jornalista - Centro de Comunicação Rural (Cecor/CATI) 


  • Biopoder Campesino
  • Saúde no Solo
  • Biopoder Campesino
  • Saúde no Solo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...