"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Negócios dos gringos


Juquira Candirú
06 de maio 2018

Sou um eterno empedernido, talvez por isso que sempre começo de antemão pedindo desculpas, pois normalmente disponho de informações "privilegiadas", resultado de minhas investigações por próprio esforço. Uma prova é o papel da Ajuda Internacional do governo dos EEUU, cujo slogan é: "Do povo norte-americano". Bem, mais democrático que isso é impossível, no entanto, é a maior entre os seus pares e também a mais rentável e ideológica.


Ela existe desde a guerra da independência, mas com esse nome desde a inauguração do governo Kennedy, quando foi criada e deixou de ser um apêndice do Departamento de Agricultura (USDA), onde antes os alimentos eram subsidiados para baixar os preços internos, comprados em larga escala e antecipadamente na Bolsa de Chicago e depois adquiridos pelo próprio Departamento de Estado para envio aos quatro cantos do mundo, organizando a produção interna e garantindo os preços externos através do "carry over". O termo mais difícil de aprender há mais de 50 anos atrás foi "carry over", devido a seus múltiplos significados (energia).


Recentemente, onde menos esperava encontrar a USAID foi onde a encontrei. Busquei certificar-me de sua autenticidade, pois na Nicarágua conheci uma "SwissAid" que nada tem a ver com o governo helvético, mas sim que é uma ONG privada, que em determinado momento administrava um orçamento superior a um terço daquele país centroamericano. Lá conheci um norteamericano que havia comprado uma "Cooperativa de Cafeicultores", que era muito elogiada pelos técnicos nacionais, que quando os alertei ficaram indignados comigo, não com o dono da cooperativa.


Vocês bem sabem que não há nenhum espaço físico ou espiritual para improvisações nas coisas dos norteamericanos, logo em um mundo em mudança vertiginosa eles têm a necessidade de antecipar e perceber os espaços e suas mudanças com maior velocidade que as do entorno (ambiente local). Isso impõe uma grande justiça nas políticas públicas do próximo governo com respeito à responsabilidade recebida do anterior e a ser deixada para o posterior. Os déspotas latino-americanos deveriam saber e respeitar seus cidadãos como eles o fazem.


O tomate (jitomate para os mexicanos) é originário dos vales amazônicos entre Bolívia, Equador e Peru, mas seu germoplasma em mais de 65% está privatizado por 3 empresas nos EEUU com uma forte participação da Campbell's Soup e Heinz e o mesmo vale para com o morango (frutilla na Argentina)... Mas que o germoplasma da chonta (dura) ou palmeira, pupunha é quase todo, é proveniente dos EEUU e isso se deve à política do Sistema Nacional de Germoplasma de Plantas USDA-ARS (NPGS) através dos seus recursos genéticos vegetais (PGR); - Linhas e raças nativas e cultivos silvestres e parentes de culturas silvestres (CWR), Rede de Informação de Recursos Genéticos (GRIN). 


Uma pequena amostra das entidades por trás do poder das sementes está nas seguintes siglas: CGC, Comitê de Germoplasma de Colheita; CWR, parentes silvestres da cultura; GBIF, Facilidade Global de Informações sobre Biodiversidade; GEM, realce do germoplasma do milho; GRIN, Rede de Informação sobre Recursos Genéticos; GWAS, estudo de associação genômica ampla (s); NGRAC, Conselho Consultivo Nacional de Recursos de Germoplasma; NGRP, Programa Nacional de Recursos Genéticos; NIFA, Instituto Nacional de Alimentação e Agricultura; NLGRP, Laboratório Nacional de Preservação de Recursos Genéticos; NPGCC, Comitê Nacional de Coordenação de Germoplasma de Plantas; NPGS, Sistema Nacional de Germoplasma Vegetal; PBCC, Comitê Coordenador de Melhoramento de Plantas; PCR, reação em cadeia da polimerase; PGR, recursos genéticos vegetais; RTAC, Comitê Consultivo Técnico Regional; RWA, pulgão de trigo russo; SAES, Estações Experimentais Estaduais Agrícolas; SNP, polimorfismo de nucleotídeo único.


Se vocês ainda não foi deixado estupefato nem em oprimida tensão que o USDA tem um acordo com o Departamento de Energia dos EEUU para trabalhar com os genes e biologia molecular dessas plantas destinadas a produção de energia e a integração desses genes com os micróbios de suas raízes e células.

O triste é que muitas vezes nem os  mais avançados cientistas que estudam nos EEUU conhecem essas estruturas públicas, nem conhecem essas siglas.

Caso algum desavisado disser que em seu país também existem essas estruturas, perdoe meu sarcasmo, mas elas NÃO funcionam como entre os gringos e seus negócios.


Respeitosamente, meu medo está no que eles estão fazendo com a questão ambiental, seja para o Biochar como para a metagenômica e metaproteômica na Terra Preta de Índio da Amazônia. Sim, a USAID serve ao povo dos EEUU de várias maneiras e formas, por favor, olhem os círculos vermelhos na primeira foto.


* Os campesinos do mundo não precisam dos interesses obscuros e gananciosos empresariais e de governos bélicos, pois faremos nossos próprios manejo da biomassa produzida na roça. Picumã é tecnologia indígena para assegurar a qualidade e saúde dos nossos solos, assista ao vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...