"

"Harmonizo meus pensamentos para criar com a visão". "Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível".

sábado, 5 de janeiro de 2019

"Viva a Morte! Abaixo a inteligência!"




"Há momentos em que calar é mentir. Porque o silêncio pode ser tomado como aquiescência."

Miguel de Unamuno, 1936

 03 de janeiro 2019
por Sebastião Pinheiro
postado em facebook


Embriagado pelo compartilhamento de uma média de mil amigos leitores na rede com uma centena de comentários, pus me a divagar como usaria as forças do novo governo nas necessidades prementes do grave problema dos agrotóxicos que causam uma gigantesca epidemia entre os brasileiros. As estatísticas do Instituto Nacional do Câncer - INCA – encabulam especialistas, políticos e leigos.

Os vencedores comemoram sua vitória, sem saber o que conquistaram, nem que ganharam. Os derrotados acostumados a fazer uma coisa para acólitos e outra para a mídia não sabem o que aconteceu, nem sabem por onde começar a avaliar suas arrogâncias e incompetência.


Tenho depoimentos de que antecipei o que ia acontecer, para os que sempre fui tratado por não confiável. Hoje vejo com comiseração os infelizes que se lastimam escondidos da luz. Mas agora que é hora de lutar a luz e afastar a atmosfera da caserna, não é possível o comportamento de vivandeiras e alcoviteiros. É necessário coragem, competência e ousadia.

Vejam um exemplo. No caso do 2,4-D houve um caso similar no ano 2000. Eu estava na Pró Reitoria de Extensão quando chegou um homem muito forte com mãos gigantescas e me saudou: - Busco a Sebastião. Me apresentei e ouvi uma das coisas mais fascinantes da minha vida: "Eu sou caminhoneiro autônomo e viajo por todo o Sul. Você sabe que para descansar os olhos focamos o verde das copas das árvores, pois o preto do asfalto é cansativo e remove o reflexo. Lembrei-me imediatamente que o professor Sarli de Horticultura e Floricultura, um tipo nada simpático, mas ultra competente ensinava que na Califórnia obrigavam os caminhoneiros a comerem cenouras durante as viagens noturnas para melhorar a visão e as estatísticas demonstravam que tiveram diminuição dos acidentes. Voltei a meu visitante que dizia: Os Paraísos (canela, Lillo, cinamomo, árvore de contas) desde setembro até março, são deixadas bem brancas com as folhas tão descoloridos  que dá uma tristeza, disse com lágrimas nos olhos. Eu não pude terminar a minha equação mental sobre a inibição da síntese do ácido shikimico sobre o aldeído e o ácido cinâmico impedindo a formação de aminoácidos aromáticos ensinada por Sivori e outros. Imediatamente retornei ao diálogo e senti uma vergonha maior do que a tristeza dele.

Aquelas aplicações eram clandestinas de Glyphosate (glifosato), sobre sementes proibidas contrabandeadas pela empresa Monsanto desde a Argentina, e o governo que dizia ser contrário jogava para o público e não para mudar as coisas dentro do campo para agricultores e caminhoneiros. Todos pagaram um preço muito caro.


Expliquei a ele que a imprensa estava impedida de publicar qualquer material, nem mesmo podia usar o nome legal de agrotóxicos e que pessoas de baixa qualidade intelectual favoráveis enfrentavam seus antagonistas de igual qualidade sem uma base de conhecimento científica ou boa formação social. A OMC não permitia o antagonismo. Foi uma luta perdida. Ele me explicou que era o presidente de uma associação de profissionais e ali mesmo gravamos um vídeo muito pesado.


Ontem assisti a posse e vi a todos os discursos como um ancião consciente que está com o ingresso vencido. Senti vergonha, não por causa do antagonismo, mas pela falta de qualidade intelectual. Não vi nenhum discurso com luzes ideológicas fortes, todos eles me levarão ao "Viva La Muerte". Falangista (J. M. Astray). Mas o Reitor Miguel Unamuno contestou: "Este é o templo da inteligência e eu sou o sumo sacerdote. Vencer não é convencer. Para convencer você deve persuadir e para persuadir necessitareis de algo que vos lhe falta: razão e direito na luta." Na abertura do ano letivo da Universidade de Salamanca, no dia da corrida de 1936. Que começam a dizer que é falso...



Eu vi algo muito pior quando um "pastor" evangélico disse que o apoio político está condicionado a mudança da embaixada. Pensei em orar por ele que exigiria também dos poderosos que fizera como Moisés ao anunciar as pragas bíblicas tiveram somente o conhecimento das condições da natureza, pelo que eles fariam sem os agrotóxicos. Creio que seria um desperdício do meu tempo. É mais útil discutir a desterritorialização da agricultura, populações tradicionais e comunidades indígenas nativas. É mais importante discutir a questão agrária e o modelo agrícola através da agroecologia. Você pode não saber, mas o maior produtor de algodão orgânico do mundo é a Alemanha, também o café e as frutas tropicais. O USDA (Departamento de Agricultura Yankee) é o de carnes e bananas. Eles sim estão acima de tudo e de todos.


Estou sentindo um cheiro abafado de vulcão no ar. Em 1973, os transmissores da Rádio 9 de Julho da Curia de São Paulo foram lacrados por decreto do Ditador Garrastazu Médici.


 ***
 

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"no artigo 5º, inciso IV da Carta da República: 'é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato'."

Rede Soberania

Rede Soberania
Esta Nação é da Multitude brasileira!

Blogueiros/as uni vós!

.

.
.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...